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Cartaxo lança o edital Walfredo Rodriguez e estimula talentos do audiovisual de João Pessoa

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O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, na manhã desta sexta-feira (11), por meio da Fundação Cultural (Funjope), mais um edital Walfredo Rodriguez, que vai disponibilizar recursos de R$ 1,2 milhão para produção de longas e curtas-metragens. O edital vai selecionar sete projetos, sendo um longa-metragem no valor de R$ 800 mil, dois curtas-metragens no valor de R$ 100 mil para diretores experientes e quatro curtas-metragens no valor de R$ 50 mil para diretores iniciantes. Através do edital Walfredo Rodriguez já foram produzidos 45 filmes, entre longas, telefilmes, medias e curtas-metragens, com investimentos de R$ 7.975.000.

“O edital Walfredo Rodrigues é mais um estímulo para o fortalecimento de nossa cultura, de nossas produções no segmento do audiovisual, que ao longo dos últimos sete anos vem se destacando em diversas premiações. Temos grandes artistas, profissionais de extrema qualidade que com certeza terão nosso apoio para suas produções que levam João Pessoa e a Paraíba para todo o mundo”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (14) até o dia 30 de outubro, na Funjope, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, ou pelos Correios, endereçada à Funjope (Rua Duque de Caxias, 352 – Centro – CEP 58.010-821, João Pessoa-PB). Já o projeto técnico-artístico também deve ser enviado para o e-mail [email protected] até as 23h59 do dia 30 de outubro.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity ressaltou ainda que o edital Walfredo Rodriguez é, acima de tudo, um investimento em talentos. “Nós sempre acreditamos no talento dos nossos atores, diretores e produtores, enfim, todos os que estão ligados ao audiovisual”, afirmou.

O edital pode ser baixado no Portal da Transparência.

Neste sábado, Democratas realiza convenção e oficializa Raoni Mendes como candidato à Prefeitura de João Pessoa

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O Democratas vai realizar a Convenção Municipal do Partido neste sábado (12). O evento será realizado às 16h, na casa de festas Sonho Doce Recepções, que fica no bairro de Tambiá, na Capital. O evento vai oficializar o nome de Raoni Mendes como candidato a prefeito de João Pessoa. Membros da legenda, senadores, deputados estaduais e federais vão comparecer ao encontro, que será garantido com todas as medidas de segurança em razão da pandemia do novo Coronavírus.

“Amanhã, vamos dar um importante passo em direção ao futuro que planejamos para João Pessoa, e faremos isso juntos. Conto com vocês”, ressaltou Raoni Mendes. Na convenção serão discutidas e definidas as coligações para a chapa majoritária, além da deliberação do número de candidatos a vereador da legenda. Este ano, não haverá coligação para as chapas proporcionais. Será através de lista definida pelo próprio partido.

A disputa eleitoral de 2020 vai acontecer no dia 15 de novembro. Raoni foi apresentado como nome do partido em 28 de janeiro deste ano, em um evento que contou com a participação do presidente estadual da legenda, ex-senador Efraim Morais, e do deputado Efraim Filho, líder do Democratas na Câmara Federal.

Secretaria de Estado da Saúde divulga protocolo do Novo Normal para as eleições 2020; confira

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Foto: Reprodução Internet / G1

Com a chegada do período eleitoral, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) elaborou uma série de recomendações para um pleito seguro, tanto para os eleitores, quanto para os candidatos e trabalhadores das eleições municipais 2020. O documento, publicado nesta sexta-feira (11) no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb, disponibiliza todos os protocolos para campanhas eleitorais, convenções e orientações para o comportamento no dia do pleito para evitar a contaminação dos participantes pelo novo coronavírus.

As diretrizes do Novo Normal Paraíba foram discutidas com representantes da sociedade civil e do setor produtivo, com o objetivo de implantar e avaliar ações e medidas estratégicas de enfrentamento da pandemia decorrente do novo coronavírus. O protocolo prevê ações desde a campanha até o dia da votação, sendo voltado para candidatos, eleitores e trabalhadores das eleições.

Dentre as recomendações que constam no protocolo estão: a não convocação de trabalhadores e colaboradores do grupo de risco, definido pelo Ministério da Saúde, em que figuram pessoas de idade igual ou maior de 65 anos; portadores de cardiopatias, doenças respiratórias graves – ou descompensados – diabéticos, grávidas e puerpéras, além de portadores de doenças cromossômicas.

Para os candidatos a orientação é de que não sejam realizados eventos comícios e a distribuição de materiais impressos, para evitar a dispersão do vírus através destes. Também fica orientada a predominância de propaganda eleitoral via mídia eletrônica e que seja evitado o contato físico (abraço, beijo, aperto de mãos) durante a campanha eleitoral e toda a realização do pleito eleitoral. Também é recomendado que o candidato compareça sozinho ao local de votação, bem como os demais eleitores.

De acordo com o secretário executivo de Gestão de Redes de Unidades Hospitalares, Daniel Beltrammi, as medidas são recomendadas para todos os municípios em todos os níveis de bandeira, aliados aos cuidados já orientados para a população como a etiqueta respiratória, a distância de 1,5 metro entre as pessoas, higienização das mãos, não tocar nos olhos, não compartilhar utensílios e não aglomerar em espaços comuns, como será o caso das sessões eleitorais.

“Será necessário um controle rigoroso durante toda a eleição municipal deste ano e em especial no dia do pleito com a demarcação dos espaços de circulação e um cuidado maior com o apoio aos mesários e trabalhadores envolvidos. Recomendamos que crianças e adolescentes não acompanhem os responsáveis no exercício da cidadania, que cada eleitor leve a sua caneta para assinar a ata de comprovação, uma vez que não será realizada a biometria, para evitar o contato que consequentemente dispersa o vírus”, enfatiza o secretário.

Em relação à higiene dos ambientes, é proposto que deve ser realizada a limpeza de forma intensiva, seguindo os protocolos sanitários, e em seguida realizada a desinfecção com hipoclorito de sódio de 0,1 a 0,5%, por meio de borrifação na altura de 1,80 metro (diluição de 250 ml de água sanitária para 750 ml de água). Deverão ainda ser feitas marcações para evitar proximidade entre as pessoas e permitir a higienização e desinfecção do ambiente, equipamentos e instrumentais.

Desde a adoção do sistema de bandeiras foram efetivadas medidas para a ampliação da capacidade de resposta do sistema de saúde paraibano, com a oferta de mais de mil leitos para os cuidados demandados pela Covid-19 em todo o Estado, e para o aumento da testagem da população. Tais investimentos resultaram em avanços das medidas para desaceleração gradativa da disseminação do vírus, além da manutenção da menor taxa de letalidade da região Nordeste. Todas as medidas relativas às eleições podem ser acessadas no link: documento do novo normal das eleições

Campanha – Não promover eventos com grande número de pessoas (comícios, carreatas, passeatas e confraternizações); orientar o uso correto de máscaras por todos os participantes durante os eventos de campanha; Nos debates limitar a participação de candidatos, equipe técnica e entrevistadores considerando a capacidade do local em 50% (cinquenta por cento da capacidade total do local); Dar preferência a realização de “livemício” e criação de comitês virtuais; Utilizar aplicativos multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones para fins de campanha.

É recomendável a realização de eventos no formato drive in, com curto período de tempo, mantendo uma distância de 1,5 metro entre os carros. Também deve-se limitar a ocupação a quatro pessoas por veículo, ainda que de uma mesma família; O uso de máscara é obrigatório, ainda que dentro do carro.

Convenções partidárias – Devem ser realizadas preferencialmente de forma virtual, conforme regramento positivado do Tribunal Superior Eleitoral; recomenda-se orientar filiados com mais de 60 anos ou outros fatores de risco a evitar o comparecimento a atividades presenciais; respeitar a capacidade máxima de 50% (cinquenta por cento) da capacidade normal do local onde for realizada a convenção; Aferição de temperatura: todos, sem exceção, deverão ter sua temperatura aferida. Aqueles que apresentarem temperatura acima de 37.5°C deverão ser orientados a procurar ajuda médica e terão acesso limitado aos locais; não permitir a entrada de pessoas sem o uso adequado da máscara de proteção; higienização das mãos com álcool 70% antes de entrar e ao sair do ambientes; manter, preferencialmente, os ambientes abertos, arejados e ventilados, de forma natural.

Também é necessário manter distância mínima segura entre pessoas, mudando a disposição de mobiliário ou alternando assentos, demarcando lugares que precisarão ficar vazios, e considerando não somente o distanciamento lateral, mas também o distanciamento entre pessoas em diferentes fileiras. O uso de microfones individuais também é recomendado.

Distritos sanitários recebem Ação de Saúde e Cidadania neste sábado

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A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Rede de Atenção Básica, promove, neste sábado (12), mais uma edição da Ação de Saúde e Cidadania, onde consultas especializadas são ofertadas para os usuários em unidades nos cinco Distritos Sanitários, das 8h às 12h.

Com a estabilização dos casos de Covid-19 e avanço do Plano Estratégico de Flexibilização das atividades, a ação tem o objetivo de dar rapidez aos atendimentos especializados que foram suspensos em decorrência da pandemia do coronavírus.

As Unidades de Saúde da Família (USFs) fizeram um levantamento dos serviços mais solicitados pelos usuários e estabeleceram um cronograma de atendimento médico, de forma que a fila de espera que a quarentena deixou, possa diminuir. Serão consultas com especialistas da área de ginecologia, psiquiatra, cardiologia, endocrinologia (adulto e infantil), reumatologia, mastologia, proctologia, otorrinolaringologia e dermatologia. Os usuários também terão acesso à assistência complementar, como aferição de temperatura, oximetria de pulso e pressão arterial, teste rápido para hepatites virais, HIV e sífilis, coleta de citopatológico de colo de útero, vacinação.

Os atendimentos serão feitos a partir do agendamento prévio que foi feito de usuários, que já estavam inseridos no Sistema de Regulação. Os locais da ação serão as Unidades de Saúde da Família (USF) Jardim Saúde, no bairro Jardim Veneza; Integrando Vidas, no João Paulo II; Unidade José Américo, no bairro José Américo; Viver Bem, no Padre Zé; e Santa Clara, no Castelo Branco.

Serviço:
Ação Saúde e Cidadania
Dia: 12/09
Horário: 08h às 12h
Local: USF Jardim Saúde;
USF Integrando Vidas;
USF José Américo;
Viver Bem;
USF Santa Clara

Juiz da 1ª Vara da Infância e Juventude de JP autoriza doação de órgão de adolescente para a própria mãe

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O juiz Adhailton Lacet Correia Porto, da 1ª Vara da Infância e Juventude Comarca de João Pessoa, concedeu autorização judicial a fim de que uma adolescente possa realizar a doação de sua medula óssea para a própria mãe, que é portadora de Linfoma Subtipo Fungóide (CID 10 – C48.0). A decisão foi proferida nos autos da ação nº 0841828-62.2020.8.15.2001.

Conforme o processo, no SUS-Unacon, de Natal-RN, foi prescrito que a mulher se submetesse a um transplante de medula óssea. Após procedimentos de praxe em exames preliminares, restou clinicamente firmado que a adolescente é a única doadora compatível com a sua genitora, conforme laudo médico. A parte autora alegou que, apesar dos riscos mínimos do procedimento, se faz necessário alvará judicial para o procedimento clínico da coleta de sua medula óssea.

Ao decidir sobre o caso, o juiz Adhailton Lacet destacou o disposto na Lei nº 9.434/97 que trata da remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento. De acordo com o texto da lei, o indivíduo juridicamente incapaz, com compatibilidade imunológica comprovada, poderá fazer doação nos casos de transplante de medula óssea, desde que haja consentimento de ambos os pais ou seus responsáveis legais e autorização judicial e o ato não oferecer risco para a sua saúde. “Após uma análise perfunctória dos autos, vê-se que de fato o laudo médico constante, atesta que a adolescente foi a única doadora encontrada para transplante de medula óssea de sua mãe”, ressaltou o magistrado, acrescentando que, de acordo com o parecer médico, a adolescente apresenta bom estado de saúde e não se espera risco elevado durante o procedimento.

“Observa-se, portanto, que o único empecilho para a realização da coleta de células-tronco para transplante de medula óssea da parte autora é a sua idade. Entretanto, considerando a veracidade de todos os fatos narrados na exordial e que na hipótese não há grandes riscos para a adolescente, entendo que o que foi apresentado nos autos serve suficientemente de suporte para procedência do pedido, conforme a anuência da representante do Ministério Público”, frisou o juiz, ao determinar a expedição de alvará judicial, autorizando a realização do procedimento.

Programa Cidadão retoma ações itinerantes para emissão de documentos em cinco municípios

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O Governo do Estado retoma, na próxima segunda-feira (14), as ações itinerantes do Programa Cidadão. Executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), o programa tem como principal objetivo viabilizar a emissão gratuita de documentos para a população em situação de vulnerabilidade social.

Neste primeiro momento, recebem as ações os municípios de Araruna (14/09), Tacima (15/09), Cacimba de Dentro (16/09), Dona Inês (17/09) e Ingá (18/09). Em todos os locais, a ação ocorrerá das 8h às 16h e serão oferecidos os seguintes serviços:

– Emissão de RG (1º e 2º vias);
– Emissão de CPF (1º E 2º vias);
– Carteira de Trabalho Digital;
– Foto 3×4 (para os documentos);

A coordenação do Programa lembra que para a emissão dos documentos a população deve apresentar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento originais, ou ainda cópia autenticada em cartório.  Em cada município, serão emitidos 250 RG’s, 200 CPF’s, 150 Carteiras de Trabalho digitais.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, destaca que a retomada das ações acontece com muita responsabilidade. “Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas.  Desde a escolha dos servidores, passando pelos protocolos de saúde a serem seguidos na organização dos locais e na logística do dia. Tudo isso para trazer segurança e tranquilidade para todos. Contudo, contamos com a população de cada município para garantir o sucesso das ações”, enfatiza.

Em Itaporanga, João Azevêdo confirma apoio a Paulinho de Zié, que terá Zé Armando na vice

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Prego batido e ponta virada. O governador João Azevedo e o presidente estadual do CIDADANIA, Ronaldo Guerra, bateram o martelo sobre a chapa do partido na disputa pela prefeitura de Itaporanga, nestas eleições. O pré-candidato a prefeito Paulinho de Zié, terá como companheiro de chapa o jovem Zé Armando, como pré-candidato a vice-prefeito, formando assim uma chapa puro-sangue.

A definição aconteceu nesta quinta-feira (10) numa primeira reunião (foto abaixo), pela manhã, com Ronaldo Guerra quando o diretório municipal apresentou a chapa e teve a chancela da executiva estadual. Paulinho de Zié e Zé Armando receberam missão de enfrentar a batalha e projetar Itaporanga para o futuro com propostas que vão ao encontro do anseio da população.

Já no início da noite, durante reunião no Hotel Nord Skyler na Orla do Cabo Branco, em João Pessoa, o governador João Azevedo sacramentou a decisão e declarou apoio aos pré-candidatos Paulinho de Zié e Zé Armando, respectivamente prefeito e vice-prefeito, além da nominata com 17 pré-candidatos ao cargo de vereador que o partido vai apresentar em Itaporanga. A perspectiva é eleger uma bancada de até quatro vereadores.

 

 

No encontro com o governador João Azevedo, Paulinho de Zié foi representado pelo pré-candidato à vice-prefeito Zé Armando, presidente do partido Custódio Júnior e pelo secretário geral e coordenador do grupo Ricardo Pereira. Paulinho de Zié teve que voltar à Itaporanga ainda na parte da tarde devido extensa agenda já previamente acertada para fechamento de adesões e apoios.

A junção de Paulinho de Zié e Zé Armando representa união das duas melhores gestões que Itaporanga já teve em todos os tempos que foi os governos dos ex-prefeitos Will Rodrigues e Dr. José Silvino, duas reservas morais do município. Agora as novas gerações se unem para trabalhar por Itaporanga com portas abertas a população e junto com o Governo do Estado resultar em muitas obras e ações.

Will governou o município por duas vezes [1989-1992 e 2000-2004], teve a filha Wilza vice-prefeita na gestão de 2009-2012 e a neta Thaís também vice-prefeita na gestão passada 2013-2016. E agora o Clã Rodrigues apresenta o neto Zé Armando como pré-candidato a vice-prefeito nestas eleições de 2020.

A convenção do CIDADANIA acontece no próximo dia 16 em conjunto com outras onze legendas, que formará a maior coligação partidária no município. E contará com a presença de lideranças do governo, deputados e mensagem do governador João Azevedo ao povo de Itaporanga.

Levantamento feito pela UFPB confirma que os vereadores de Santa Rita foram os que mais gastaram com diárias; veja

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A Câmara Municipal de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa, foi a casa legislativa da Paraíba que mais gastou com diárias de servidores e vereadores em 2019, segundo um levantamento feito por um grupo de pesquisa do curso de gestão pública da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), divulgado com exclusividade pela Rede Paraíba de Comunicação nesta sexta-feira (10).

O estudo analisou as despesas feitas por cada uma das 223 câmaras municipais da Paraíba para identificar quais foram e como foram os gastos com as diárias em cada uma delas. Para a pesquisa, foram considerados os gastos de 139 câmaras que empenharam valores com diárias no ano passado, uma vez que não foram feitos gastos deste tipo em 84 câmaras municipais da Paraíba.

Segundo a pesquisa, dos mais de R$ 7,6 milhões gastos pela câmara de Santa Rita em 2019, R$ 619,3 mil foram com diárias. A diferença do valor gasto na casa legislativa do município com a segunda câmara que mais gastou, que foi Cabedelo (R$ 152,7 mil), é de mais de R$ 460 mil. A câmara com menos gastos com diárias em 2019 foi a de Olho D’Água, que usou R$ 80, dos R$ 746 mil gastos no ano, com diárias.

Santa Rita também aparece em primeiro lugar em relação ao percentual do total de despesas que foram destinadas a diárias. Na câmara do município, 8,13% das despesas de 2019 foram com diárias. Em segundo lugar aparece a câmara municipal do Conde, que destinou 3,11% dos gastos de 2019 com diárias.

Outro levantamento feito pelos pesquisadores em que a cidade de Santa Rita aparece no topo é em relação ao número de pessoas beneficiadas. No estado, foram 644 vereadores/servidores beneficiados com diárias, sendo que em Santa Rita foram 46, que, ao longo do ano, receberam em média R$ 13,4 mil em diárias.

Na análise do número de diárias concedidas por câmara municipal, a cidade aparece mais uma vez em primeiro lugar. Foram 164 diárias concedidas em Santa Rita em 2019. Em segundo lugar está Aparecida (140 diárias), seguida de Araruna (95), Alagoa Grande (82) e Sapé (78).

Por fim, os pesquisadores também calcularam o valor médio de diárias e a cidade também está em primeiro lugar, com R$ 3,7 mil de valor médio da diária no ano. João pessoa teve R$ 3,1 mil em média por diárias, Cabedelo R$ 2,9 mil, Conde R$ 2,4 mil e Princesa Isabel R$ 2,1 mil.

O único comparativo em que Santa Rita não aparece em primeiro lugar é em relação ao gasto médio por habitante para custear as diárias, onde a casa legislativa da cidade aparece em segundo lugar, atrás do Conde, com gasto de R$ 4,55 por habitante, dois centavos a menos que Santa Rita.

Tanto as câmaras de Santa Rita quanto a do Conde são alvos de investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) acerca de irregularidades com a concessão de diárias. Em novembro do ano passado, 11 vereadores de Santa Rita foram presos suspeitos de desviar dinheiro das diárias que seriam para participar de um suposto evento e que foram utilizados para passeio na cidade de Gramado.

Além destes dados os pesquisadores também destacaram pontos importantes que, segundo o documento, devem ser estudados com mais profundidade. As câmaras municipais de Sumé e São Francisco pagaram diárias para os próprios municípios e algumas casas legislativas tiveram grande concentração na concessão de diárias para poucas pessoas, como é o caso de São José dos Cordeiros que concedeu 20 diárias para dois beneficiários ao longo do ano.

Sobre a pesquisa

O professor Fernando Torres, pesquisador que coordena o grupo, explica que os dados analisados foram colhidos nos sistemas do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A coleta foi feita entre os meses de maio e junho de 2020.

Além de Fernando, também fazem parte do grupo as estudantes Patrícia Regina Alves Pessoa e Rosemary Rodrigues do Nascimento, além do colaborador Kliver Lamarthine Alves Confessor, professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O professor orientador da pesquisa estuda governança no setor público, transparência pública e qualidade do gasto público. Além desta pesquisa, também foram feitos estudos sobre as emendas parlamentares dos deputados estaduais, deputados federais e senadores paraibanos, divulgados pelo G1 na última semana.

Diário Oficial traz lista de progressão de policiais penais da Paraíba; confira

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O Governo da Paraíba divulgou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11) listas de progressão vertical de policiais penais da Paraíba. Esta deve ser a primeira etapa do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), que foi aprovada em maio de 2019 por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), com lei sancionada em junho.

O cronograma foi definido durante reunião com o secretário de administração penitenciária, Sérgio Fonseca, e foi divulgado na quarta-feira (9) nas redes sociais do governador João Azevêdo (Cidadania).

Conforme o cronograma, a segunda das quatro etapas deve ser publicada em outubro, a terceira em novembro e a última etapa em dezembro deste ano. O PCCR deve beneficiar mais de 1,8 mil profissionais.

Lei nº 11.359 de 18 de junho de 2019 está publicada no Diário Oficial do Estado. O PCCR contempla o efetivo superior a 1,8 mil agentes.

Conforme o plano sancionado, a categoria se divide em cinco classes:

  • Classe A: policiais penais com formação do ensino médio completo;
  • Classe B: os policiais penais de curso em nível médio completo, mais curso de aperfeiçoamento na área específica do cargo, com carga horária de 120 horas, ministrado pela Escola de Administração Penitenciária ou por instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC);
  • Classe C: os portadores de diploma ou certificado de nível médio completo, mais cursos de aperfeiçoamento na área específica do cargo ou na área da segurança pública, devendo o somatório dos cursos atingir 240 horas, reconhecidos por órgãos oficiais de qualquer ente da federação ou, por qualquer universidade ou faculdade pública que esteja no território nacional;
  • Classe D: os portadores de diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação;
  • Classe E: os portadores de diploma de curso de pós-graduação lato sensu.

Além disso, o PCCR segue um Nível de Referência compatível com o seu tempo de serviço na administração pública estadual, conforme os seguintes critérios:

  • até 5 anos de efetivo exercício, na Referência I;
  • acima de 5 e até 10 anos de efetivo exercício, na Referência II;
  • acima de 10 e até 15 anos de efetivo exercício, na Referência III;
  • acima de 15 e até 20 anos de efetivo exercício, na Referência IV;
  • acima de 20 e até 25 anos de efetivo exercício, na Referência V;
  • acima de 25 e até 30 anos de efetivo exercício, na Referência VI;
  • acima de 30 anos de efetivo, na Referência VII.

 

G1 Paraíba 

Durante lançamento da identidade visual, Fest Aruanda inova e anuncia parceria internacional com Universidade Lusófona

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A live especial de lançamento da 15ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro trouxe o lançamento da identidade visual do evento, anúncio dos homenageados, muita nostalgia e novidades, entre elas a Janela internacional do festival, parceria com João Lobo, direto de Portugal. Ele será o mediador de parceria com a Universidade Lusófona.
Sob a mediação do jornalista Jamarri Nogueira, a live começou com os VTs do Festival, seguido por uma apresentação da cantora Val Donato. O produtor executivo do Fest Aruanda, Lucio Vilar, destacou que este é o resultado do esforço coletivo e anunciou os homenageados do evento: João Carlos Beltrão, paraibano, diretor de fotografia, personagem central na evolução do audiovisual paraibano nos últimos 15 anos;  Maria do Rosário Caetano, jornalista e crítica de cinema (Revista de Cinema), que acompanha o evento desde 2005 e Zé Maria, gerente de documentação da TV Cultura, de São Paulo, um dos nomes mais importantes no que se refere a preservação de acervos audiovisuais.
Em seguida Amilton Pinheiro, curador do evento afirmou que espera que o evento seja presencial e destacou a importância da diversidade nas produções.
A diretora da Vivass Comunicação que faz a assessoria de imprensa local, destacou a profissionalização da divulgação do festival e que apesar do momento que o país passa, conseguimos realizar as coisas. “Cinema é resistência e jornalismo também”, destaca.
Flávia miranda da F&M Pro Cultura, da assessoria nacional ressaltou o trabalho o trabalho já feito. “Não há quem não participe, que não adore”, disse. Também deram depoimentos Chico Díaz, Bertrand Lira, Fernando Morais e Bauraqui.
Antes de apresentar a identidade visual, a surpresa da noite ficou por conta do anúncio da parceria internacional com a União Europeia e Universidade Lusófona.

Serviço:
15º Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro

Data: de 10 a 17 de dezembro
Inscrições: www.festaruanda.com.br
Local: Cinépolis (Manaíra Shopping)
Podcast: https://open.spotify.com/show/17ptpdngqnnU9I1KqicHPp?si=EbTm2vWDQ3WIRb2ySUtMFA
Instagram: @festaruanda