22.1 C
João Pessoa
Início Site Página 3734

Governo realiza Campanha Outubro Rosa a partir desta quinta-feira

0

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), inicia nesta quinta-feira (1º) a campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama. Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a programação será diferente, voltada exclusivamente para a realização de consultas e exames de forma regulada e com horário de atendimento estendido.

Com o tema “Não se distraia, fique em dia com você”, a Campanha Outubro Rosa representa um movimento mundial de alerta às mulheres para o cuidado com a saúde mamária. Para este ano, o CEDC preparou uma programação voltada para a oferta de vários procedimentos para o diagnóstico precoce do câncer de mama e para o atendimento das demandas reprimidas, considerando que nos meses mais críticos houve uma queda na procura pelo serviço.

A diretora geral do CEDC, Roseane Machado, explica que no mês de outubro a unidade funcionará até as 19h e que os exames serão regulados pela Central de Regulação Estadual. Para esta ação serão ofertadas consultas com mastologistas, realização de mamografias e de procedimentos intervencionistas guiados por ultrassonografia, como a Punção Aspirativa pela Agulha Grossa (PAAG), além das biópsias mamárias.

“Por conta da pandemia, não atenderemos as demandas espontâneas como fazíamos nos anos anteriores. Conversamos com as Gerências Regionais de Saúde, orientamos que os municípios fizessem uma triagem e marcassem os exames dessas mulheres pelo Sisreg, que é o sistema de regulação. A ideia é viabilizar o acesso para todas as pessoas, por isso não precisa de precipitação”, pontua.

O CEDC é a referência estadual para a detecção precoce do câncer de colo de útero e mama. É um serviço especializado em que todas as pacientes têm acesso por meio do encaminhamento do PSF. A unidade oferta desde uma consulta especializada até um procedimento de alta complexidade como a biópsia mamária, a biópsia de colo de útero e as cirurgias de alta frequência para tratar as lesões precursoras do câncer de colo de útero.

Estimativa – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que para cada ano do biênio 2020/2021 sejam diagnosticados 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Na Paraíba, estima-se 1.120 novos casos de câncer de mama para esse mesmo período, sendo 360 com ocorrência em João Pessoa. Já sobre o câncer de colo de útero, estima-se 290 novos casos para o estado e 60 novos casos para a capital.

Dados – Em 2019 foram registrados 308 óbitos por câncer de mama na Paraíba. Já em 2018, foram 256 e em 2017, 212. Já os óbitos por câncer de colo de útero, em 2019 foram registrados 135, em 2018 foram 168 e em 2017, 171.

Sobre o número de mamografias de rastreamento realizadas na Paraíba, os dados são: de janeiro a julho de 2020, 13.995 mamografias; em 2019, 57.911. Os dados do número de exames citológicos realizados no Estado entre a faixa etária de 25 a 64 anos são: janeiro a julho de 2020, 28.329 citológicos; em 2019, 140.626.

TCE-PB rejeita as contas de Sousa, Alhandra e Diamante; confira decisão

0
Começa nesta quarta-feira a 1ª Conferência de Direito e Arte no TCE-PB

Excesso de gastos com limpeza urbana, não cumprimento dos limites constitucionais para investimentos em saúde e educação, e deixar de recolher as devidas contribuições para a previdência social foram irregularidades que levaram à reprovação das contas de 2018 das prefeituras de Alhandra e Diamante de (2018), e de Sousa, em dois exercícios, ou seja, em 2015 na gestão de André Avelino Gadelha Neto, e 2017, tendo como prefeito Fábio Tyrone Braga de Oliveira. Aprovadas foram as contas de Cacimba de Dentro, Fagundes e Sobrado do exercício de 2018.

Sob a presidência do conselheiro Arnóbio Alves Viana, a sessão ordinária do Tribunal de Contas do Estado, por videoconferência, foi realizada na manhã desta quarta-feira (30). Foram apreciados onze processos na pauta de julgamento. O conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho foi o relator das contas de Alhandra, gestão do prefeito Renato Mendes Leite, que não comprovou o excesso de gastos, a ele responsabilizado, no montante de R$ 701.1 mil à empresa GEL Limpeza Urbana, mais R$ 115 mil pagos a pessoas físicas sem comprovação. Ainda cabe recurso.

Foram dois exercícios de prestação de contas da prefeitura de Sousa. Nas contas de 2015 a Corte de Contas constatou excesso de servidores contratados por tempo determinado, sem as devidas justificativas, aplicação em saúde abaixo do índice constitucional e não recolhimento das contribuições previdenciárias. Constatou-se que o município tem uma dívida de R$ 60 milhões com a Companhia de Água – Cagepa, mais R$ 9 milhões devidos à Energisa. No exercício de 2017, já sob a gestão do prefeito Fábio Tyrone, permaneceram várias irregularidades. O TCE fez recomendações e encaminhará peças dos autos ao Ministério Público Estadual e Receita Federal. Os gestores ainda podem recorrer.

O Pleno rejeitou os Embargos de Declaração opostos pelo prefeito de Brejo dos Santos, Lauri Ferreira da Costa, face decisão consubstanciada no Acórdão APL TC 00260/20. O relator do processo, conselheiro André Carlo Torres Pontes descartou omissão, obscuridade ou contradição na decisão atacada, voto que foi acompanhado pelos demais membros da Corte. Quanto ao Recurso de Reconsideração interposto pelo ex-diretor do Instituto de Previdência de Caldas Brandão, José Messias Félix Lima, entendeu o relator, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago, por dar provimento parcial apenas para desconstituir a inabilitação do gestor.

Conduzida pelo presidente Arnóbio Alves Viana, a sessão plenária de nº 2280, contou com a participação dos conselheiros Fernando Rodrigues Catão, André Carlo Torres Pontes e Antônio Gomes Vieira Filho. Também dos conselheiros substitutos Oscar Mamede Santiago Melo, Antônio Cláudio Silva Santos e Renato Sergio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pelo procurador geral Manoel Antônio dos Santos Neto.

Em Cacimba de Dentro, Justiça assegura a candidatura de Drº Edmilson a prefeito da cidade; confira documento

0
Drº Edimilson Gomes

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, por meio de decisão do desembargador Federal Alexandre Luna Freire, disponibilizada neste dia 30 de setembro de 2020, deferiu a liminar postulada nos autos da Medida Cautelar nº 0811627-88.2020.4.05.0000 e suspendeu os efeitos do acórdão proferido na Apelação Criminal nº 0000487-63.2013.4.05.8204, o que garante, portanto, a plena elegibilidade de Dr. Edmilson no pleito eleitoral do corrente ano.

O relator reconheceu que a 1ª Turma já havia afastado a ocorrência do elemento doloso quando do julgamento da ação de improbidade quanto aos mesmos fatos discutidos no Processo Criminal e suspendeu cautelarmente os efeitos do acórdão proferido neste último processo.

Os advogados Johnson Abrantes, Bruno Lopes e Danilo Sarmento, que compõem a defesa do ex-Prefeito, consideraram a decisão que suspendeu os efeitos do acórdão no processo criminal acertada, porquanto a mesma Turma do TRF5 já havia reconhecido a ausência de dolo quando do julgamento dos mesmos fatos na ação de improbidade administrativa. Veja trecho da decisão em que o desembargador reconhece a contradição na relatoria do caso:

Nilvan apresenta proposta para reduzir passagem de transporte público e propõe informatização do trânsito

0

O candidato à Prefeitura de João Pessoa, Nilvan Ferreira (MDB), ressaltou suas propostas para construir uma João Pessoa boa pra todos durante entrevista na rádio Correio 98.3 na tarde desta quarta-feira (30). Durante 30 minutos, Nilvan destacou seus projetos para saúde, educação, economia, mobilidade urbana, segurança e inovação, todas as ideias presentes no plano de gestão ‘João Pessoa: Capital das Pessoas’.

Muito atento ao pós-pandemia e no fortalecimento da economia local, principalmente para os pequenos empresários, Nilvan comentou sobre o Banco da Retomada. “Criaremos o Banco da Retomada, uma política de microcrédito para incentivar a economia. Também teremos o Caça Empreendedores, para buscar nos bairros quem quer dinheiro para investir. Vamos também reduzir impostos para o setor hoteleiro e restaurantes”, afirmou o candidato.

Com relação ao transporte público, tema recorrente durante as caminhadas de Nilvan, ele disse que é preciso uma revolução no setor. “Temos um transporte público de péssima qualidade. Vamos usar tecnologias para melhorar o sistema de ônibus, integrar o sistema de trânsito com o Google para otimizar o fluxo. Além de trabalhar na redução de passagens e melhoria geral do transporte”, disse.

O Hospital do Idoso também foi um projeto destacado durante a entrevista. “Vamos buscar parcerias com o Ministério da Saúde, recursos em todas as esferas. Queremos usar estruturas já existentes para recuperar, reestruturar e habilitar leitos. É preciso dar qualidade de vida para nossos idosos, no fim de minha gestão esse hospital terá sido entregue”, afirmou Nilvan.

“Tudo que hoje está lapidado no meu Plano de Gestão nasceu de um homem que caminhou muito pelas ruas de João Pessoa. Tenho intimidade para olhar no olho e dialogar com o povo. Venha fazer parte desse exército, precisamos fazer uma cidade boa pra todos. O povo quer mudar João Pessoa. E mudar João Pessoa é votar Nilvan, é votar 15. Uma João Pessoa Boa Pra Todos é votar 15 no dia 15. Vote Nilvan e multiplique esse voto no 15”, finalizou o candidato Nilvan.

Após reforma, Policlínica Municipal de Mangabeira atende mais de 10 mil usuários em um mês

0

Um mês após a reforma e ampliação da Policlínica Municipal de Mangabeira, mais de 10 mil usuários já foram beneficiados pelo serviço especializado, que está mais humanizado e com mais conforto e segurança. As consultas e exames são oferecidos não apenas para moradores da Capital, mas também de outras cidades, que procuram o serviço através das pactuações da PPI (Programação Pactuada Integrada).

Com consultas marcadas através do sistema de regulação, nas Unidades de Saúde da Família (USFs), a Policlínica está oferecendo as mais diversas especialidades. Entre elas estão psiquiatria; neurologia adulto e infantil; endocrinologia adulto e infantil; pneumologia; proctologia; gastroenterologista; geriatria e clínico geral. Além disso, atende, por demanda espontânea, por meio de encaminhamento da Unidade de Saúde as áreas de pediatria, fonoaudiologia e fisioterapia.

A diretora geral da Policlínica, Edvânia Costa, afirmou que as melhorias beneficiaram não só os usuários, que têm se mostrado bastante satisfeitos, mas também os profissionais, que podem prestar um melhor serviço. “Os profissionais que oferecemos têm as ferramentas e espaços adequados para uma consulta de qualidade e humanizada para nossos usuários”, disse.

A Policlínica possui 864m² e conta com sala de reunião, sala de vacina, sala de curativo, duas salas de enfermagem, 12 consultórios para especialidades, sala de fisioterapia, sala de ultrassom, sala para pequenas cirurgias, farmácia e área administrativa. A assistência prestada pela Policlínica é complementada com a realização de ultrassonografias no serviço, vacinação e dispensação de medicamentos.

Fabiana Lima, moradora do bairro de mangabeira, foi até a Policlínica para uma consulta com o gastroenterologista e aprovou as novas instalações e a organização: “Mesmo com a consulta marcada, achei que ia estar cheio e ia esperar muito. Mas tinha espaço para ficar afastada das pessoas e me chamaram rapidinho para ser atendida. Eu achei ótimo todo o atendimento”, disse ela.

Policlínicas – Além da Policlínica de Mangabeira, outras 5 unidades estão distribuídas pela cidade e localizadas nos bairros do Cristo Redentor, Jaguaribe, Mandacaru, Tambaú (Policlínica das Praias) e Tambiá (Policlínica da Pessoa Idosa). Todas elas oferecem serviço especializado a população, através de agendamentos feito pela regulação.

Decreto que regulamenta Lei Aldir Blanc na Paraíba publicado no Diário Oficial

0

O Decreto 40.595, que regulamenta a aplicação da Lei Aldir Blanc na Paraíba, foi assinado pelo governador João Azevêdo e publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (30). O decreto estabelece o ambiente jurídico para a execução da Lei 10.017, sancionada em 29 de junho passado, que criou a ajuda emergencial ao setor cultural durante o estado de calamidade instalado em função da pandemia da Covid-19.

O Decreto Estadual reafirma os princípios da lei federal e estabelece pontos importantes como a possibilidade de remanejamento de valores entre os incisos I e III do art. 2º do Decreto Federal nº 10.464. Isso implica que o dinheiro que não for totalmente gasto com a renda direta (o Cadastro Cultural PB pessoa física) poderá ser utilizado no financiamento de editais.

Também em caso de reversão de recursos que foram destinados aos municípios, o Decreto Estadual reforça que “poderão ser adotados instrumentos de seleção pública complementares”, também para uso dessas verbas nos editais estaduais que estão sendo finalizados pela equipe criada na Secretaria de Estado da Cultura (SecultPB).

Na Paraíba – Pela Lei Aldir Blanc, coube à Paraíba o montante de R$ 36.164.540,30 para emprego no setor cultural: R$ 18 milhões a serem pagos aos trabalhadores da cultura em forma de renda direta emergencial, via Cadastro Cultural PB; e R$ 18,1 milhões para gasto com duas chamadas públicas e 10 editais que financiarão propostas artísticas e prêmios.

Mudança – No princípio, a Lei previa o pagamento de três parcelas de R$ 600 diretamente aos trabalhadores dessa cadeia produtiva via Cadastro Cultural. Com a ampliação do auxílio emergencial por parte do Governo Federal em mais três meses, a ação na área cultural também foi beneficiada, aumentando a renda específica do setor para R$ 3 mil no total: as três parcelas de R$ 600 retroativas aos meses de junho, julho e agosto, mais quatro parcelas de R$ 300 referentes a setembro, outubro, novembro e dezembro.

Paraíba retoma atividades para transplantes de córneas

0
Foto: Reprodução internet

A Central de Transplante da Paraíba (CET-PB), que integra a rede estadual de Saúde, retomou nesta quarta-feira (30) as atividades para realização de transplantes de córneas, após autorização do Ministério da Saúde. O serviço estava paralisado em todo o país desde o início da pandemia do coronavírus. Atualmente, 438 pessoas estão na fila de espera por uma córnea no Estado.

“Fizemos as devidas adaptações para seguir as medidas de higiene e segurança contra o novo coronavírus. Nossa equipe está preparada para realizar busca ativa e continuar prestando um serviço de excelência, seguindo todos os protocolos exigidos durante esta pandemia”, informou a enfermeira e coordenadora de ações estratégicas da CET-PB.

Transplante de córnea – A maior parte dos procedimentos de córnea, que duram, em média, uma hora, é feita com anestesia local e de forma ambulatorial, ou seja, o paciente é estabilizado e liberado no mesmo dia.

O procedimento é indicado em patologias associadas à curvatura da córnea, como alguns casos de ceratocone, ceratopatia bolhosa, úlcera de córnea, leucomas corneanos, entre outros. Pode ser recomendado, ainda, em casos de transparência e regularidade perdidas da córnea. Caso as lentes não estejam mais funcionando, o transplante de córnea é indicado para que a membrana doente seja substituída por uma saudável.

Secretarias devem informar medidas adotadas para a volta às aulas presenciais, em Pocinhos e Puxinanã

0

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) requisitou às Secretarias de Educação dos municípios de Pocinhos e Puxinanã que enviem, no prazo de 15 dias, documentos e informações sobre as medidas que estão sendo adotadas para o retorno das aulas presenciais nas redes municipais de ensino, que foram suspensas pelo Decreto Estadual 40.122/2020, desde março, em razão da pandemia da covid-19, como medida preventiva à propagação do novo coronavírus.

Conforme explicou a promotora de Justiça de Pocinhos, Fabiana Mueller, a requisição leva em conta o plano ‘Novo Normal para a Educação da Paraíba’, elaborado pelas autoridades sanitárias do Estado da Paraíba, bem como as resoluções nº 1203, 1404 e 160/205 do Conselho Estadual de Educação e o parecer nº 11/20206, homologado em agosto, que admite a autonomia dos sistemas educacionais em relação às perspectivas do retorno às atividades escolares presenciais e traz recomendações e orientações pedagógicas para o planejamento de volta às aulas.

O plano recomenda a constituição de Comitê Interinstitucional e Intersetorial de Acompanhamento Municipal (composto por órgãos intersetoriais vinculados às secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, Conselho Municipal de Educação (se houver), além de representantes da Secretaria Estadual de Educação, de classe e da sociedade civil) e a criação, em cada unidade de ensino, de um Comitê Escolar de Crise, composto pela gestão escolar e Conselho Escolar, articulado com o profissional designado ligado à Estratégia de Saúde da Família, com o intuito de promover uma melhor gestão do processo de implementação dos protocolos de retomada. “A volta às aulas presenciais exige uma detecção das condições das redes públicas municipais em realizar as adaptações necessárias às determinações contidas nos protocolos traçados, para assegurar segurança sanitária e fazer frente às necessidades operacionais impostas pela pandemia”, argumentou Mueller.

Informações requisitadas

A Promotoria de Justiça requisitou informações e documentos às secretarias de Educação dos dois municípios sobre a constituição do Comitê Interinstitucional e Intersetorial de Acompanhamento Municipal e sobre a criação, em cada escola da rede, de um Comitê de Crise.

Também requisitou o plano orientador para adequação da estrutura de cada uma das escolas, a partir do levantamento da infraestrutura necessária do ponto de vista sanitário e o dimensionamento de gastos com reformas e construções para atender aos protocolos (sobretudo em relação às medidas de higiene e de distanciamento entre os alunos) e com a aquisição de equipamentos de proteção individuais e outros itens.

Também foi requisitado o mapeamento de familiares, profissionais da educação, estudantes e servidores que constituem grupos de risco para a covid-19, com vistas a alocação dos mesmos em atividades remotas durante o retorno das aulas presenciais; o dimensionamento de alternativas de rodízio para estudantes e a elaboração de diretrizes para a realização de contratações temporárias e/ou ajuste de carga horária dos profissionais da educação que respondam às demandas específicas das unidades de ensino.

As secretarias também deverão prestar esclarecimentos sobre a adequação dos planos estratégicos escolares, com táticas capazes de oferecer respostas educativas coerentes e efetivas para assegurar o direito à educação de todos.

Segundo a promotora de Justiça, esses planos devem prever a definição de estratégias para atender as diferentes necessidades dos alunos, inclusive do público-alvo da educação especial, a fim de corrigir as defasagens de aprendizado e garantir o cumprimento do currículo; a realização de avaliações diagnósticas e formativas de cada estudante por meio da observação do desenvolvimento em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades que se procurou desenvolver com as atividades pedagógicas não presenciais e construir um programa de recuperação; a organização programas de revisão de atividades realizadas antes do período de suspensão das aulas, de eventuais atividades pedagógicas realizadas de forma não presencial e a definição de estratégias diferenciadas levando em consideração os grupos de alunos que receberam as atividades não presenciais e obtiveram aprendizado condizente com o conteúdo repassado; aqueles que receberam as atividades não presenciais e não obtiveram aprendizagem condizente com o conteúdo repassado e aqueles que não receberam atividades ao longo do período da suspensão. “Cada um desses grupos, exigirá, potencialmente, tratamentos distintos, sendo relevante que a rede ou instituição de ensino articule medidas para atendimento às demandas de cada agrupamento, priorizando aqueles que sequer tiveram acesso às atividades não presenciais e se encontrem em situação de vulnerabilidade social”, destacou Mueller.

A promotora também requisitou informações sobre flexibilização curricular, a reordenação da trajetória escolar reunindo o que deveria ter sido cumprido no ano letivo de 2020 com o ano subsequente, conforme o parecer nº 11 /2020 do Conselho Nacional de Educação e a possibilidade de antecipar o início do ano letivo de 2021.

Acolhimento

As secretarias deverão informar ainda as estratégias adotadas para o acolhimento e cuidado com os aspectos socioemocionais dos alunos e professores, decorrentes de traumas provocados pela pandemia; sobre o replanejamento do transporte escolar para evitar aglomerações e sobre a reorganização da merenda escolar, mediante o acompanhamento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), em consonância às normas sanitárias e protocolos firmados. Em caso de restrição sanitária ao deslocamento dos pais ou responsáveis para retirada dos itens ou ao recebimento de merenda feita nas escolas, deverá ser viabilizada a distribuição na residência do estudante (ou núcleos próximos à sua residência).

A Promotoria de Justiça requisitou ainda um levantamento das condições de acesso dos alunos às atividades remotas e o mapeamento dos estudantes que não foram contemplados pelas estratégias de ensino não presencial; bem como informações sobre as estratégias de contingência traçadas para conter eventuais surtos da covid-19 advindos da retomada das atividades pedagógicas presenciais.

As secretarias deverão informar também as estratégias de democratização do acesso à internet gratuita, de oferta de equipamentos tecnológicos aos professores e alunos e voltadas à ampliação dos mecanismos que possibilitem as atividades pedagógicas remotas, considerando que a totalidade do público-alvo mais carente e vulnerável, não contemplado com as estratégias de ensino não presencial, ainda permanece sem o acesso à internet ou aos recursos tecnológicos.

Governo divulga lista de agricultores selecionados para o Programa de Aquisição de Alimentos

0
Foto: Marília Garcia Senlle/ISA/Direi

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Executiva de Segurança Alimentar e Economia Solidária (Sesaes), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh), divulgou nesta quarta-feira (30) a lista dos agricultores selecionados para fornecer seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra com doação simultânea (PAA-CDS), ano 2020.

Foram 1515 agricultores selecionados e vinculados ao sistema, em 175 municípios das 14 regiões do estado. E ainda 189 entidades de assistência social vinculadas para fazer com que as 80 variações de alimentos da agricultura familiar cheguem às mais de 50 mil famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O PAA tem o objetivo de promover o acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade necessária às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, assim como valorizar e fortalecer a agricultura familiar, a produção sustentável e a geração de renda. A proposta do PAA-CDS 2020 foi aprovada com limite financeiro de R$ 9.120.000,00 e está fundamentada nos indicadores contidos no Mapa de Insegurança Alimentar e Nutricional do Estado, assim como nos índices de desenvolvimento humano dos munícipios.

A lista dos agricultores selecionados para o PAA pode ser conferida no link https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-desenvolvimento-humano/arquivos/relacao-de-agricultores-vinculados.pdf/view

Assembleia aprova projetos que garantem proteção às mulheres vítimas de violência doméstica

0

Desde o início do isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, o número de pedidas protetivas, expedidas pelo Poder Judiciário, cresceu 13,6%. Por isso, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vem se mobilizando, diariamente, para combater a aceleração da violência doméstica.

Na manhã desta quarta-feira (30), durante mais uma Sessão Ordinária da Casa, realizada de maneira remota, os deputados aprovaram, por unanimidade, mais dois projetos que garantem a proteção das mulheres e crianças, vítimas de violência.

O primeiro é o 1.945, de autoria da deputada Camila Toscano, institui o serviço de denúncia de violência contra a mulher via número do aplicativo WhatsApp, no Estado da Paraíba.  O número de WhatsApp não receberá ligações, apenas mensagens, vídeos e fotos referentes à denúncia, que deve ter prioridade de atendimento durante a pandemia. A identidade da pessoa denunciante será mantida em sigilo.

Para o relator do projeto de lei, o deputado Cabo Gilberto, a iniciativa é imprescindível para as mulheres paraibanas, especialmente durante esta pandemia. “Precisamos proteger as mulheres paraibanas e seus filhos de toda e qualquer violência doméstica. Esse projeto vem, justamente, garantir isso e merece todo o nosso apoio”, relatou.

Já o projeto de lei 1.948, do deputado Nabor Wanderley, tem como finalidade garantir o sigilo, nos cadastros dos órgãos públicos do estado, de todos os dados das mulheres em situação de risco, decorrentes de violência doméstica e intrafamiliar, dos seus filhos e outros membros das suas famílias.

Para a deputada Dra. Paula, os dois projetos reforçam a preocupação da ALPB em garantir a proteção e o bem-estar da mulher paraibana. “A violência doméstica tem, cada dia mais se agravado. Acho que é um momento de fazermos uma reflexão profunda contra a violência doméstica, especialmente, contra as mulheres”, reforçou a deputada.