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Aplicativos João Pessoa na Palma da Mão e Meu SUS Digital facilitam acessos e informações sobre vacinação

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A transformação e valorização digital também chegou à saúde pública de forma prática, segura e totalmente acessível. A Prefeitura de João Pessoa segue investindo em ferramentas tecnológicas que aproximam os serviços de saúde da população. O aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, já se tornou um aliado importante no cuidado com pessoas acamadas/restritas ao leito ou com mobilidade reduzida.

Por meio da plataforma, que está disponível para dispositivos Android e iOS, é possível agendar vacinação domiciliar de forma simples, rápida e segura. O responsável pelo usuário preenche as informações solicitadas na plataforma e, em seguida, uma equipe de profissionais da saúde da Prefeitura de João Pessoa entra em contato para agendar a visita. Para cadastrar é fácil. Basta acessar o menu ‘categorias’, clicar em ‘saúde’, em seguida ‘Vacina’ e selecionar a opção ‘Vacinação Domiciliar – Acamados’.

“A vacinação domiciliar é essencial para garantir que pessoas acamadas, restritas ao leito ou em situação de vulnerabilidade não fiquem desassistidas. Levar a vacina até essas pessoas é uma forma de cuidado, inclusão e respeito”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. “É um compromisso de garantir a assistência cuidado e saúde preventiva e a nossa equipe vai até esse usuário que mais precisa”, garantiu.

Além do agendamento pelo aplicativo, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza as Equipes de Saúde da Família (ESF) e o Serviço de Atenção Domiciliar, por meio do Programa Melhor em Casa, do Ministério da Saúde (MS). Este programa visa a desospitalização de pacientes, oferecendo cuidados em domicílio e reduzindo o tempo de permanência nas unidades hospitalares e de pronto atendimento. Esse trabalho preventivo também é promovido pelas Equipes que atuam na Estratégia Consultório na Rua, que atende a um grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade, com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

Já a ferramenta meu SUS Digital, também está disponível gratuitamente nas versões Web, Android e iOS e integra à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), o sistema garante segurança, integridade e atualização constante das informações, promovendo um cuidado mais eficiente, personalizado e transparente.

Com o Meu SUS Digital, o cidadão tem acesso direto a dados de vacinação, posição na fila de transplantes, entre outros serviços. Uma das funcionalidades da plataforma é a Carteira de Vacinação Digital, que permite ao cidadão consultar e emitir seu histórico de imunizações, incluindo dois certificados importantes, a exemplo do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 e do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).

O Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 pode ser emitido em português, inglês, espanhol e no formato da União Europeia, o que facilita a comprovação do ciclo vacinal em viagens internacionais, conforme as exigências de cada país.

Já o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é essencial para quem vai viajar para regiões onde a vacina contra a febre amarela é obrigatória. Desde janeiro de 2023, o documento pode ser emitido diretamente pelo aplicativo, sem a necessidade de agendamento em unidades da Anvisa.

Os certificados em papel ou PDF emitidos anteriormente continuam válidos. É importante destacar que todos esses registros são gerados a partir de dados enviados por estabelecimentos de saúde com sistemas integrados à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Operação da PM apreende mais de mil comprimidos alucinógenos na zona sul de João Pessoa

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A Polícia Militar apreendeu drogas, balanças de precisão e mais de mil comprimidos alucinógenos em um imóvel, na tarde desta terça-feira (28), em uma operação da Força Tática do 5º Batalhão, na comunidade Torre de Babel, no bairro do Valentina, zona sul de João Pessoa.

O imóvel estaria sendo usado como ponto de armazenamento e comercialização de entorpecentes. Um suspeito de atuar no local conseguiu fugir pulando a janela. Todo material foi levado para a Cidade da Polícia Civil, no Geisel.

A PM deve continuar com ações e operação na localidade.

Censo da população em situação de rua de João Pessoa inicia nova etapa nesta semana

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O Censo da População em Situação de Rua, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), entra agora em uma nova etapa: o preenchimento das fichas pelos profissionais que atuam nas casas de acolhida, no Centro Pop e no Programa Chega Junto.

Após uma semana de intenso trabalho nas ruas, as equipes concluíram o mapeamento de toda a área central da cidade e de mais de 30 bairros da Capital, entre eles, Jaguaribe, Torre, Bancários, Cristo, Geisel, Castelo Branco, Mangabeira I a VIII, Valentina, Paratibe e Portal do Sol.

Segundo a coordenadora da Vigilância Socioassistencial, Katiana Cavalcante, esta fase marca a transição entre o levantamento em campo e a sistematização das informações. “Encerramos na sexta-feira o último dia do Censo nas ruas, com a cobertura da Orla e das vias adjacentes. Agora, o trabalho continua dentro dos serviços de acolhimento, no Programa Chega Junto e no Centro Pop”, destacou.

Katiana Cavalcante explica que o processo tem sido minucioso e exige grande esforço logístico. “Iniciamos as abordagens na segunda-feira e seguimos até tarde da noite. Foram cinco equipes nas ruas e, todos os dias, recebemos na manhã seguinte uma grande quantidade de questionários para organizar. Ainda não houve tabulação de dados — nossa equipe tem se dedicado a revisar e ordenar todas as informações antes dessa etapa”, pontuou.

O trabalho da Vigilância Socioassistencial agora se concentra na análise e sistematização das informações obtidas por meio do questionário, o que permitirá identificar o perfil e as demandas das pessoas em situação de rua de João Pessoa.

Os resultados consolidados do Censo 2025 da população em situação de rua devem ser divulgados no primeiro semestre de 2026.

Inscrições para o Colégio da Polícia Militar começam nesta quarta-feira para mais de 140 vagas

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O Colégio da Polícia Militar começa a receber nesta quarta-feira (29) as inscrições dos interessados em uma das 143 vagas oferecidas para o ano letivo de 2026. O prazo para se inscrever vai até o dia 7 de novembro. As oportunidades são para o 6º ano do Ensino Fundamental II, para o 9º ano do Ensino Fundamental II e para a 1ª Série do Ensino Médio Integrado – com opções de curso de informática para internet e programação de jogos digitais.

São 40% das vagas para ampla concorrência e 60% para filhos e/ou netos de policiais militares da Polícia Militar da Paraíba. A seleção tem vagas destinadas também para pessoas com deficiência (PcD). Os detalhes estão no Diário Oficial do dia 1º de outubro.

Para se inscrever, o responsável deve ir até a secretaria do Colégio da Polícia Militar, das 8h às 16h, na rua Maria Alves da Silva, s/n°, Conjunto Mangabeira VII, em João Pessoa, e levar os seguintes documentos: Declaração original da escola de origem, original e cópia do documento de identidade do responsável legal pelo candidato e original e cópia da certidão de nascimento do (a) candidato (a), RG e CPF. Dia 21 de novembro será divulgada a relação de quem vai concorrer ao sorteio das vagas.

Os inscritos participam de um sorteio público, que acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, no auditório do colégio, com a presença dos pais/responsáveis, representantes da Secretaria de Estado da Educação, do Ministério Público Estadual, de Associações de Classes, da 1ª Gerência Regional da Educação e do Presidente do Conselho Escolar do Colégio da Polícia Militar.

PMJP inaugura sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta na USF Integrada Grotão

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A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugura nesta quarta-feira (29), às 9h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Integrada Grotão, a sala de apoio à mulher trabalhadora que amamenta. Esta será a primeira sala instalada em um serviço da Atenção Primária à Saúde em todo o Nordeste.

O projeto piloto é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Secretaria de Estado (SES-PB) e Ministério da Saúde.

Com o novo serviço, mulheres que trabalham próximo ao bairro do Grotão poderão usar a sala para fazer a retirada do leite materno e armazená-lo de forma correta, garantindo a segurança do alimento. A sala funcionará das 7h às 11h e das 12h às 16h.

“Entendemos que o apoio à amamentação tem um papel fundamental na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, especialmente para mulheres trabalhadoras, incentivando a promoção da saúde materno-infantil, apoiando o retorno da mulher ao trabalho, além de garantir o armazenamento seguro do leite materno”, explica a responsável pelo Departamento da Saúde Materno Infantil, Adolescente e Nutrição da Secretaria Municipal de Saúde, Raysa Rolim.

O projeto piloto tem como objetivo incentivar a mulher trabalhadora a continuar com o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês, mesmo com a necessidade de retornar ao mercado de trabalho após o fim da licença maternidade.

Serviço – A USF Integrada Grotão está localizada na Rua Severino Bento de Morais, n°580, bairro do Grotão.

Semam realiza o replantio de mais de mil árvores nativas em João Pessoa

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A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa autorizou, até esta terça-feira (28), remoções de 168 árvores urbanas viárias, que apresentam algum comprometimento fitosanitário e correm o risco de tombamento. Como medida compensatória plantou mais de mil árvores nativas.

O acompanhamento das árvores urbanas é feito pelos técnicos da Divisão de Arborização e Reflorestamento (Divar) da Semam, que monitoram árvores localizadas em calçadas, praças, canteiros centrais e parques públicos municipais. Todas as autorizações para retirada das árvores são feitas após diagnóstico técnico realizado Divar, com base em critérios ambientais e de segurança.

Do total de árvores removidas, 85% eram de espécies exóticas, entre elas ficus, castanhola, leucena, neem indiano e oliveira, que podem causar danos a estruturas urbanas e interferir no equilíbrio ecológico local. As demais 15% eram espécies nativas, como sibipiruna, ipês, cajueiro e aroeira-da-praia, retiradas apenas em situações de risco comprovado.

Os principais motivos que levaram à autorização das remoções foram infestação por fungos em estágio avançado, raízes danificando tubulações e estruturas residenciais e árvores com desequilíbrio estrutural e risco de tombamento, oferecendo perigo à população.

Novos plantios – Como medida compensatória, dentro do programa João Pessoa + Verde, já foram plantadas 1.168 novas árvores nativas da Mata Atlântica, com altura superior a 2 metros cada. O número segue a Política Pública Ambiental do Verde Urbano da Semam, que determina o plantio de dez novas mudas para cada árvore removida.

Para o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, as medidas reforçam o compromisso da Prefeitura com o manejo sustentável da arborização urbana. “Trabalhamos sempre na perspectiva de preservar o patrimônio ambiental e a retirada de uma árvore é o último recurso – mas quando isso não é possível, fazemos as medidas compensatórias, sempre com foco na ampliação das áreas verdes da cidade”, ressaltou Welison Silveira.

Cabedelo: esposa e sogra do presidente da Câmara aparecem em documento ligado a investigado por tráfico

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A política de Cabedelo voltou a ferver nos últimos dias. Um documento que circula em grupos de WhatsApp mostra uma procuração assinada por Flávio de Lima Monteiro, conhecido como “Fatoka”, apontado pelas autoridades como integrante de uma facção criminosa que atua na Paraíba. No documento, Fatoka nomeia como suas representantes legais Alana Cordeiro e Cynthia Denize Silva Cordeiro – respectivamente esposa e sogra do presidente da Câmara Municipal, Edvaldo Neto.

A revelação acontece às vésperas do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pode resultar na cassação do prefeito André Coutinho (Avante). O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vai analisar o recurso apresentado pela defesa do gestor, que tenta reverter a decisão de primeira instância.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) sustenta que André Coutinho teria sido beneficiado por pessoas ligadas ao crime organizado durante a campanha eleitoral, inclusive empregando indicados de “Fatoka” quando ainda presidia a Câmara Municipal.

A defesa do prefeito nega as acusações e afirma que ele foi eleito com 66% dos votos, determinando, após a posse, a exigência de certidões criminais negativas para todos os servidores. Também destaca que Cynthia Cordeiro, sogra de Edvaldo Neto, foi exonerada do cargo de secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

Caso a cassação de André Coutinho seja mantida, Edvaldo Neto assumirá interinamente o comando da Prefeitura de Cabedelo. A possível ligação de familiares do vereador com um investigado por tráfico, no entanto, já levanta preocupação entre agentes políticos da cidade, que acreditam que o Ministério Público pode abrir novas apurações sobre o caso.

Política da Paraíba

Cícero Lucena autoriza obras em mais 19 ruas para deixar o Planalto da Boa Esperança 100% pavimentado

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O prefeito Cícero Lucena autorizou, nesta terça-feira (28), o início das obras em 19 ruas, com o objetivo de deixar o Planalto da Boa Esperança 100% pavimentado. Durante a solenidade, ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra, o gestor destacou os mais de R$ 22 milhões em investimentos em infraestrutura realizados no bairro e ressaltou o avanço do maior programa de pavimentação da história de João Pessoa.

“É com grande satisfação que observamos o significativo avanço na concretização da meta de pavimentação integral do Município, um compromisso assumido com a população. Os depoimentos de cidadãos e suas famílias evidenciam a expectativa e a longa espera por este momento. Essa rua aqui demanda, por exemplo, um investimento mais substancial, pela inclusão de um sistema de drenagem profunda, a administração municipal está firmemente empenhada em executá-la com o mais elevado padrão de qualidade”, afirmou o prefeito.

As obras incluem pavimentação em paralelepípedo, drenagem, padronização de calçadas, acessibilidade e sinalização, contemplando um total de 19 ruas. Ao todo, serão mais de 4 mil metros de vias pavimentadas, com investimento de R$ 8,2 milhões da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Somando todas as ações no Planalto da Boa Esperança — entre obras concluídas, em andamento e novas ordens de serviço — o investimento total da Prefeitura de João Pessoa chega a R$ 22,9 milhões. Esse montante contempla, além da pavimentação, intervenções em outras áreas importantes, como a construção da piscina do Centro de Treinamento (R$ 1,9 milhão), melhorias na Escolas Municipal Cícero Leite (R$ 1,9 milhão) e Crei (Ninho do Saber) Maria Auxiliadora Di Lorenzo (R$ 1,9 milhão), além da pavimentação asfáltica da Rua Marcos Albino Rafael (R$ 588 mil).

“A execução desses projetos insere-se no contexto da revitalização de 2.500 ruas em todo o Município. Nossa administração já entregou mais de 1.050 vias e possui outras 50 em fase final de conclusão, o que nos permitirá superar a marca de 1.100”, projetou o secretário executivo de Infraestrutura, Luciano Pereira.

Na Rua Núbia Cristiane dos Santos Bastos, onde hoje os moradores convivem com a dificuldade do barro e dos buracos, a confirmação do início das obras foi recebida com alegria e esperança. “Aqui, os motoristas de transporte por aplicativo nem aceitam corrida. A gente mal consegue levar as crianças na escola, uma dificuldade que a gente convive há 20 anos. Agora, com a chegada do calçamento, a rua vai ficar digna para morar”, comemorou a dona de casa Cláudia Nogueira.

Relação das vias, nesta ordem de serviço no Planalto da Boa Esperança:

Rua Funcionária Sebastiana Santina de Araújo Ferreira

Rua Venâncio Ferreira Ramalho

Rua Carmosina Cesar Pinto

Rua Ednaldo Anacleto de Arruda

Rua Eugênio Clementino Leite

Rua Ademar Bezerra Medeiros

Rua Francisco Semeão Leal Pereira

Rua Núbia Cristiane dos Santos Bastos

Rua Rosalva Nepomuceno do Nascimento

Rua Manoel Henriques dos Santos

Rua Evaldo Trajano

Avenida Recife

Avenida Brasília

Avenida Belo Horizonte

Avenida Florianópolis

Avenida Goiânia

Rua Comerciante Álvaro Antero

Rua Santo André

Avenida Fortaleza.

Governo capacita gerentes de Economia Solidária sobre processo de cadastramento e acesso às políticas públicas específicas

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Para capacitar os gerentes dos equipamentos públicos de Economia Solidária do estado, o Governo da Paraíba, por meio da Secretaria Executiva de Economia Solidária (Sesaes), realizou nesta segunda-feira (27), no Centro Público Estadual de Economia Solidária, em João Pessoa, uma formação com os agentes do Programa Paul Singer para instruir e esclarecer quem pode e como se cadastrar um empreendimento solidário no novo sistema do Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários (CadSol) da Lei Paul Singer.

O novo CadSol será válido por 3 anos e foi criado para promover o reconhecimento público dos empreendimentos da Economia Solidária, permitindo a eles o acesso às políticas públicas específicas e às demais políticas voltadas a esse público.

O secretário executivo da Sesaes, Roberto Beltrão, ressaltou a importância da capacitação com as gerências dos equipamentos públicos. “Essa é mais uma atividade que vem fortalecendo o trabalho integrado em prol da economia solidária. O encontro tem como foco o alinhamento das ações voltadas ao cadastramento dos empreendimentos no CadSol – instrumento fundamental para o reconhecimento, visibilidade e acesso às políticas públicas”, explicou.

E complementou: “Com esse processo, garantimos que cada empreendimento seja devidamente identificado, potencializando o acesso a programas, editais e iniciativas que promovem geração de trabalho, renda e desenvolvimento territorial. Economia Solidária se faz com organização, parceria e oportunidade; e esse é mais um passo para fortalecer quem empreende com propósito”.

Para o agente do Programa Paul Singer, Matheus Barboza, que esteve à frente da formação, essas orientações são essenciais para que todos tenham compreensão de como podem proceder com os grupos. “É importante que a gente saiba que muitos agentes públicos não estão preparados, mas a economia solitária, apesar de antiga, é um assunto novo, a Lei é nova. Então, mostrar que o nosso papel como agentes é espalhar o que é o CadSol e como funciona a economia solitária”.

O representante da comissão Estadual do CadSol e também gerente da Casa de Economia Solidária de Pombal, José Pereira Filho, avaliou que “participar dessa capacitação é importante para nós que fazemos parte da Economia Solidária no Estado, onde a gente pode adquirir mais conhecimento sobre o cadastro. A importância de os grupos estarem cadastrados no CadSol, viabiliza para a questão de políticas públicas futuras através do Governo Federal. Hoje, eu venho na busca de aprimorar ainda mais o meu conhecimento sobre o CadSol”.

Já a gerente da Casa de Economia Solidária de Sumé, Elaine Andrade, disse que “levo conhecimento para repassar aos grupos da região, pois é algo que vai dar mais visibilidade, mais apoio para serem certificados e estarem realmente como empreendimentos de Economia Solidária”.

A gerente da Casa de Economia Solidária de Ingá, Nady Jakelle, considerou uma atividade importante para as gerências dos equipamentos públicos. “Uma forma de formalizar os grupos informais, cooperativos e associações que a gente tem dentro da Casa, tornar mais visível não só em âmbito estadual como também nacional. É para eles uma grande oportunidade de estar inserido nesse cadastro para futuros projetos de políticas públicas, que aí vem acrescentar no currículo deles, mas também na trajetória toda, vem se solidificar enquanto empreendimento de Economia Solidária.

Os equipamentos públicos estão nos municípios de Ingá, Soledade, Sumé, Sapé, Pombal, Araruna, Barra de Santa Rosa e o Centro Público Estadual de Economia Solidária – o Eco Paraíba, em João Pessoa.

Sobre o CadSol – O CadSol teve o seu retorno após a promulgação da Lei Paul Singer, em dezembro de 2024, e segue sem prazo para encerrar esse ciclo de cadastro. Acesse o link para se cadastrar: https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-iniciativas-economicas-solidarias

Evento na Espep celebra o Dia do Servidor com palestras e oficinas voltadas ao bem-estar

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O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead) e da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), realizou nesta segunda-feira (27) o evento Conexão Servidor: Capacitação, Inspiração e Cuidado, em celebração ao Dia do Servidor Público. A programação reuniu servidores estaduais de diversas áreas em um encontro marcado por palestras reflexivas, valorização profissional e atividades voltadas ao bem-estar.

A superintendente da Espep, Ivanilda Matias, abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e reforçando o papel da instituição na formação contínua dos servidores. “Estamos aqui ao lado de quem faz a gestão pública acontecer: o servidor e a servidora pública, e este evento foi pensado para vocês”, afirmou.

A palestra magna foi conduzida pelo subprocurador-geral da República e professor da Universidade Federal da Paraíba Luciano Mariz Maia, que destacou o papel estratégico do servidor público para a efetivação das políticas públicas. “Ao olharmos para os próximos anos, saibamos que o futuro do Brasil e da Paraíba será tão sólido quanto for o compromisso ético e técnico do seu serviço público. O exemplo da Paraíba, com seus ganhos em educação, saúde, sustentabilidade e gestão, mostra que é possível unir modernidade e valorização, tecnologia e humanidade, eficiência e sensibilidade”, enfatizou.

Já o secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento do Estado da Paraíba, Gilmar Martins, trouxe à tona a importância do planejamento público no cotidiano da administração. ““Nós, servidores públicos, ainda temos um caminho muito longo a trilhar. Temos muito a oferecer à sociedade, mas, sempre que olho para trás, vejo o quanto já transformamos o serviço público no nosso país e no nosso estado. Os governos vêm e cumprem seu papel, mas são os servidores públicos que permanecem e fazem a transformação”, lembrou o secretário.

O presidente da OAB-PB, Harrison Targino, abordou em seu painel temático a dimensão ética e social da atuação pública. “A luta contra a indiferença caracteriza um compromisso social que, sendo o coração unido com a alma da ética, cumpre as missões que a legalidade impõe e nos traz a alegria de ver, na expressão da população, o respeito que ela tem para com o serviço público.”

O evento, que também contou com a presença do secretário executivo de Parceria Público-Privada, Petrônio Rolim, reforçando o apoio institucional à valorização dos servidores, na parte da tarde foi voltado à saúde física e emocional dos servidores.

A oficina prática de Técnicas de Respiração, Relaxamento e Mindfulness, conduzida pelo professor Paulo Ricardo (Espep), e a de Musicoterapia, ministrada pela professora Josianne Justino (SES-PB), proporcionaram momentos de leveza e integração.

A servidora Meriele Soares, do Detran-PB, participou do evento e destacou a relevância da iniciativa. “Um momento de capacitação muito importante. Espero que tenham outros momentos como estes para agregar e valorizar a nossa atuação como servidora pública. A Espep está de parabéns.”

O Conexão Servidor da Espep reafirma o compromisso do Governo da Paraíba com a valorização do funcionalismo público, promovendo espaços de escuta, formação e cuidado com quem faz a gestão pública acontecer todos os dias.