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Assistência Social: Prefeitura de Pedras de Fogo reativa programa de distribuição de sopa e pão

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A prefeitura de Pedras de Fogo, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, neste sábado (10), o programa Núcleo de Processamento de Alimentos (NUPA), o popular Sopão, para atender a população carente da cidade.

 

A entrega será feita em domicilio. Além de sopa, também serão distribuídos pães para mais de 700 famílias cadastradas no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS)  e no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). “O PAA, tem como objetivo promover o acesso à alimentação de qualidade, através da agricultura familiar”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Fabiano Silva.

 

O programa foi idealizado pelo prefeito Manoel Junior, nas suas primeiras gestões, mas tinha sido desativo pelo ex-prefeito Dedé Romão. “O compromisso de minha gestão é sempre proporcionar o bem, cuidar e respeitar o povo de nossa terra, sobretudo os mais humildes”, disse Dr Junior, como é conhecido o prefeito.

Cícero Lucena inicia preparação de João Pessoa para o futuro, com sustentabilidade e garantias sociais

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O prefeito Cícero Lucena completa 100 dias de gestão neste sábado (10) num processo de reconstituição da cidade de João Pessoa, que enfrenta, assim como todo o mundo, os efeitos da pandemia da Covid-19. Diante dos desafios de administrar uma cidade com mais de 800 mil habitantes, inserida numa região metropolitana que se aproxima de 2 milhões de moradores, diversos projetos foram iniciados e outros destravados, a exemplo do Parque Sociambiental no antigo lixão do Roger, criação do Centro de Inteligência da Capital e Complexo Beira Rio, que inclui, além de um Plano de Desenvolvimento Comunitário, um Parque Linear com toda infraestrutura (iluminação, saneamento, pavimentação) e urbanização. Esse complexo foi, inclusive, apresentado em webinário promovido pelo Ministério Público Federal nesta semana, com a participação de moradores dessas áreas.

O Complexo Beira Rio integra o Projeto João Pessoa Sustentável e envolve a recuperação ambiental do Rio Jaguaribe e a dignidade de vida dos moradores das oito comunidades às margens da Avenida, que é uma das principais artérias da cidade. O Programa João Pessoa Sustentável tem recursos totais de 200 milhões de dólares, sendo metade do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e metade do Município.

No enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de João Pessoa aumentou de 30 para 182 o número de leitos ativos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19. Quanto aos leitos de enfermaria, chegou a 191, além de 26 leitos de Unidade de Decisão Clínica (UDC). Foi ampliada a capacidade de produção de oxigênio medicinal para abastecer a rede hospitalar, e a Prefeitura ainda adquiriu 140 novos respiradores e 50 monitores, além de insumos e medicamentos.

A rede passou a contar com quatro centros de testagem para Covid-19, somados às 30 unidades de saúde da família que também realizam a testagem. De janeiro até março, foram realizados 27.376 testes. Já foram convocados 1.464 profissionais dentro de dois processos seletivos simplificados para atuar nos serviços de referência para Covid-19.
Na campanha de vacinação contra a Covid-19, João Pessoa chegou a ser a segunda Capital no Brasil que mais avança na imunização de idosos. Inclusive, já atingiu 100% da meta de cobertura de seis grupos prioritários que tomaram pelo menos uma dose do imunizante. Até esta sexta-feira (9), foram aplicadas 144.651 doses da vacina, sendo 121.203 referentes à primeira dose e 23.448 correspondem à dose de complemento.

Na área de Saúde da Mulher, foi ampliado o acesso ao exame de mamografias para a faixa etária de 40 a 60 anos, além implantação da estratégia de telemedicina no Instituto Cândida Vargas, melhorando e otimizando o cuidado com os profissionais e pacientes, assim como a utilização da telemedicina em toda a rede hospitalar como forma de fortalecimento do acesso ao serviço.

A Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SEPPM) realizou diversas ações voltadas para a promoção dos direitos femininos. Foram sanadas dificuldades para o funcionamento do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (CRMEB), que atende mulheres vítimas de violência.

No mês de março, foram realizados vários seminários e rodas de conversas virtuais alusivos ao Dia da Mulher. Um plano de ação com metas foi desenvolvido para o primeiro semestre de 2021.

Proteção social – A Prefeitura realizou ações para proteção das pessoas em vulnerabilidade social, promovendo segurança alimentar. Houve a inauguração do novo Restaurante Popular, na Maciel Pinheiro, com maior capacidade de produção, mais perto dos comerciantes, de quem transita pelo Terminal de Integração e de comunidades instaladas no Centro da Capital.

Ao reinaugurar a Cozinha Comunitária do Jardim Veneza, reforçou o plano social para amenizar o impacto da Covid-19, chegando a mais de 51 mil refeições distribuídas pelas cozinhas e por restaurantes populares. Foi feita a entrega de mais de 50 toneladas de alimentos para famílias em vulnerabilidade social e instituições cadastradas, por meio do Banco de Alimentos, e distribuição de mais de 80 mil máscaras de proteção e kits de higiene em equipamentos geridos pela Sedes.

Nos 100 primeiros dias de gestão, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania distribuiu EPIs para todas as unidades, ONGs e instituições de longa permanência para idosos; promoveu vacinação da Covid-19 para funcionários e acolhidos em todas as instituições de longa permanência, Casa de Passagem do Idoso e Residência Inclusiva; realizou reuniões virtuais com as famílias que fazem parte do serviço de família acolhedora e fez visitas frequentes às casas de acolhimento. A Secretaria está realizando a reestruturação do prédio localizado na Praça Rio Branco, Centro, onde funcionará a sede do Bolsa Família e CadÚnico.

Educação prioritária – Na primeira semana de gestão, o prefeito Cícero Lucena já demonstrou uma atenção especial com a Rede Municipal de Ensino, ao visitar unidades de ensino que estavam com as obras paralisadas há anos. Das 100 escolas municipais, 47 delas foram entregues à nova gestão sem condições de receber os estudantes, sendo cinco em situação precária e fechadas.

Durante o período de matrículas nas escolas da rede, foi garantido que não seria negada vaga a qualquer família que procurasse matricular seus filhos. A educação é prioridade no governo e isso resultou no registro de mais de 71 mil matrículas, superando o número de novas matrículas em 2020.

Para que isso fosse possível, as escolas conseguiram se reordenar e abrir novas turmas para que possam atender todos quando as aulas retornarem de forma presencial. Contando com o apoio do Lavid, da UFPB, a Secretaria de Educação colocou no ar um sistema de matrículas híbridas (online e presencial) que reduziu drasticamente o problema antigo de filas enormes de pessoas procurando vagas na frente das unidades.

Todos os professores do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além dos técnicos, participaram, pela primeira vez, de um curso de formação voltado para o trabalho com as tecnologias e o ensino remoto. Houve a participação de 3.380 educadores, de forma remota, que foram instruídos sobre como utilizar a plataforma ‘Google for Education’, usada para o ensino híbrido na rede municipal, suas ferramentas, práticas didático-pedagógicas, no ‘Google ClassRoom’, e o processo de avaliação da aprendizagem, no ‘Google Form’.

A Jornada de Formação de Educadores Municipais (Jofem) voltou a acontecer após 16 anos, de forma online, para mais de quatro mil professores da Rede Municipal de Ensino. O canal da Prefeitura chegou a ganhar 5.540 novos inscritos. A Jofem foi criada durante a primeira gestão do prefeito Cícero Lucena e fez uma verdadeira revolução na educação de João Pessoa com importantes conquistas para alunos e professores.

Ordenamento – A cidade passou a contar com o Sistema de Gestão Integrada de Zeladoria (GIZ) que, de forma online, auxilia a Secretaria de Desenvolvimento Urbano na execução integrada de serviços em parceria com outras pastas. Também intensificou o ordenamento nos mercados e shoppings populares. A garantia de acessibilidade nas dependências desses locais e venda ou aluguel irregular do equipamento público são as principais falhas.

Atuando na fiscalização de áreas públicas, a Sedurb tem coibido a privatização de terrenos públicos e o uso irregular do solo público. Na orla, dezenas de estabelecimentos foram notificados e a gestão promoveu as adequações.

Nos cemitérios públicos, está em desenvolvimento o sistema de informatização do setor, que passou por um plano de contingência para sepultamentos da Covid-19. A implantação deve ocorrer até o final deste mês. O trabalho vai permitir acesso a todas as informações e auxiliar no acompanhamento do plano de contingência elaborado pela pasta.

Planejamento e avanços – A administração municipal dispõe de recursos contratados através de convênio no valor de R$ 443 milhões para obras de infraestrutura urbana. A elaboração de estudos para a execução dos projetos objetiva o crescimento ordenado e sustentável da cidade, incluindo a reestruturação de praticamente todo o sistema viário de transporte público da Capital.

Os recursos dos convênios em vigor, de quase meio bilhão de reais, contemplam a urbanização de comunidades, revitalização do Centro Histórico, requalificação de vias de acesso, construção de equipamentos comunitários, requalificação de diversos trechos da orla e obras de espaços públicos de esportes.

Parte dos estudos e projetos inclui, em articulação permanente com a Semob e Seinfra, a implantação de corredores, terminais de integração e ampliações. Há, ainda, análises para novas interligações de vias e ações pontuais de criação de ciclofaixas, ciclovias, alargamento e novas faixas de rolamento em ruas e avenidas em diversos bairros da cidade. No Centro Histórico, os estudos e projetos destinam-se a reformas ou revitalização de espaços públicos, prédios e equipamentos.

Mobilidade humana – A Semob-JP trabalha com objetivo de dar mais mobilidade ao trânsito da Capital. São projetos, licitações em andamento, tecnologia avançada, modernização de equipamentos, instalação e revitalização da sinalização viária, atividades e ações com intervenções no trânsito e no transporte, além do crescente acesso dos usuários por meio do site: serviços.semobjp.pb.gov.br.

No transporte público, criou linhas, incluiu 30 ônibus extras na frota de viagens extras no sistema e em parceria com a Sindicato das Empresas (Sintur-JP) e instalou telões informativos nas plataformas. O Aplicativo ‘JampaBus’ atualmente registra 155 mil acessos por dia. Com 52 mil usuários ativos, só em janeiro deste ano foram 3.967.234 acessos. Já o app ‘Monitora Jampa’ atingiu em fevereiro um pico de 3.015 acessos e 3.073 downloads.

Além da sinalização vertical e horizontal das vias, o órgão também substituiu 48 medidores de velocidade, com tecnologia mais moderna. Foi realizada a modernização de 68 câmeras de monitoramento e novos equipamento foram implantados.

Infraestrutura – As obras e serviços que garantem mais qualidade de vida para a população foram prioridades nesses primeiros 100 dias da gestão, contemplando todas as regiões da cidade. Nesse período, a Secretaria de Infraestrutura atendeu 5,3 mil demandas com serviços da recuperação de pavimentação e manutenção de iluminação pública. Foram 63 bairros beneficiados com os serviços.

Onde ainda não foi possível realizar a pavimentação, foram executados serviços de terraplenagem em 33 ruas de 18 bairros. Também foram realizados serviços de limpeza, desobstrução, recuperação e construção de captação e rede de drenagem em 350 pontos da cidade. Os trabalhos executados incluem recuperação da malha viária, manutenção, limpeza e expansão da rede de drenagem, terraplenagem e melhorias no parque de iluminação pública. Junto com a Semam, realizou vistoria e detecção de pontos de ligação clandestina de esgoto nas galerias pluviais.

Limpeza urbana – No período de janeiro a março de 2021, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletou aproximadamente 98 mil toneladas de resíduos sólidos, que foram encaminhados ao Aterro Sanitário de João Pessoa, beneficiando mais de 60 bairros da Capital. A maior parte deste montante, um pouco mais de 61 mil toneladas, é relativo à coleta domiciliar, 33.732 toneladas de entulho e quase 3 mil toneladas de poda.

Uma das ações administrativas mais relevantes foi a análise de todos os contratos da Autarquia, que resultou na rescisão do contrato licitatório com as empresas Beta Ambiental Ltda, Limpmax Construções e Serviços Eireli e Limpebras Engenharia Ambiental Ltda, no dia 22 de março, para corrigir falhas na execução dos contratos. Está em elaboração um contrato emergencial para dar continuidade aos serviços de limpeza urbana, enquanto tramita o processo licitatório definitivo. A coleta e destinação adequadas desses resíduos são feitas com base no planejamento integrado anual de limpeza urbana, feito pela equipe operacional da Emlur.

Meio ambiente – Destaca-se uma série de ações com foco na preservação e recuperação do patrimônio ambiental. Uma das primeiras ações promovidas na orla foi a Operação Praia Limpa, em janeiro, quando foram fechados nove pontos de ligações clandestinas de esgotos, numa parceria com Seinfra e Cagepa.

Os técnicos da Semam estão revitalizando uma área verde onde vai funcionar o novo Viveiro Florestal de Plantas Nativas. A nova área fica perto do antigo Viveiro, no Valentina Figueiredo, em área cedida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura. No novo espaço, os técnicos da Semam darão continuidade à produção de mudas de árvores nativas, que serão utilizadas no plantio urbano, na recuperação de áreas degradadas e distribuídas com a população que procura o Viveiro.

Habitação – Desde o início do ano, foram entregues 192 apartamentos do Residencial Vista do Verde I, no Bairro das Indústrias. A Secretaria de Habitação também fez a regularização fundiária de unidades habitacionais, cujas escrituras serão entregues em breve. A gestão também tem realizado atividades socioeducacionais para o fortalecimento de vínculos e incentiva a profissionalização dos moradores, com cursos de capacitação, para a geração de emprego e renda.

Será concluída a segunda etapa o Residencial Vista do Verde II com mais 192 apartamentos; e mais 890 unidades no complexo habitacional Vista Alegre, em Colinas do Sul, que deverão ser entregues em maio e dezembro, respectivamente. A comunidade vai contar com Unidade de Polícia Pacificadora e escola para 900 alunos. A acomodação das famílias que têm pessoas com problema de mobilidade ou algum tipo de deficiência é atendida em todos os empreendimentos com 3% das unidades.

Prevenção de desastres – Com o objetivo de prevenir os riscos à população quanto a desastres na chegada do período chuvoso, desde o início do ano, a Defesa Civil atua no monitoramento e limpeza dos rios urbanos. Nesses primeiros três meses de 2021, realizou 37 intervenções diretas com famílias em situação de extrema vulnerabilidade e risco social, com encaminhamentos às políticas de habitação e de assistência social. Além disso, a Defesa Civil dialoga constantemente com as comunidades que estão dentro da zona eminente de risco, para esclarecimento dos direitos e deveres a que lhe assistem.

Gestão fiscal – Criada na atual gestão, a Secretaria da Fazenda se estruturou com base nas secretarias executivas da Receita e das Finanças, unificando trabalhos e otimizando o fluxo de serviços relacionados às duas unidades executivas. Neste período de 100 dias, a Secretaria desenvolveu um sistema para geração de guias de ITBI online e prorrogou os vencimentos de ISS dos prestadores de serviços das áreas de cuidados pessoais, turismo e lazer.

A Secretaria Executiva de Finanças realizou a implantação do Sistema de Gestão Fundiária (Sigef) e o Sistema de Controle das Contas Bancárias. As medidas buscam o aprimoramento e a boa aplicação dos recursos públicos, contando também com a elaboração do plano de qualidade da informação fiscal e contábil e o desenvolvimento de Sistema de Regularidade de Adimplência. Ainda está em fase de implantação o Sistema Inteligente de Dados, o processo de Conformidade Contábil, Fiscal e Documental.

Transparência – A Secretaria Executiva Municipal da Transparência Pública (Setramp) presta um serviço de informação ao cidadão, por meio do Portal da Transparência. Apenas nos três primeiros meses de gestão, o portal apresentou um crescimento de 33.41% no número de acessos. Uma média de 21.260 visitas por mês em 2020, que passou para 28.364 em 2021. Considerando a necessidade de veicular informações relacionadas à vacinação contra a Covid-19 para população, foi disponibilizada no Portal uma nova aba denominada ‘Vacinação COVID-19’.

Também foi responsável pela implementação de um novo sistema de acesso aos dados orçamentários e implantação do canal de atendimento do Serviço de Informação do Cidadão (SIC) via WhatsApp. Além do atendimento do SIC, a Controladoria promoveu também a implantação de canais de atendimento por meio do Whatsapp da Ouvidoria-Geral e Ouvidoria setorial da Saúde.

Desenvolvimento e trabalho – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Setrab) desenvolveu planejamento estratégico participativo (2021-2024), cujo empenho conjunto já tem rendido resultados positivos na organização. Com o apoio de empresas parceiras, a Setrab captou mais de 1 mil vagas de trabalho pelo Sine-JP. Além das oportunidades, os usuários são atendidos com maior comodidade ao buscarem o serviço: as filas de espera foram zeradas; o atendimento foi agilizado e o ambiente é totalmente climatizado.

Os servidores do Sine-JP participaram de cursos de qualificação e aperfeiçoamento de atendimento ao público. Inclusive, todos estão aptos a dar andamento aos processos de habilitação ao seguro desemprego. Através de soluções tecnológicas obtidas com apoio de empresas e entidades parceiras, otimizou a prestação de contas do Banco Cidadão, avançando no combate à corrupção no programa; e concebeu o Observatório Econômico de João Pessoa, que funcionará como uma central de dados, geoprocessamento e análise da economia municipal.

Abrindo portas – A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) lançou o “Banco de Oportunidades”, que consiste na organização dos dados sobre os alunos dos cursos de formação oferecidos pela Secretaria para facilitar o acesso de mão de obra qualificada para as empresas de tecnologia.

Os cursos disponibilizados pela Secitec representam capacitação em ciência, tecnologia e inovação. Este ano, foi iniciado e concluído o ciclo (12º) de cursos, sendo 15 cursos na área de ciência e tecnologia, com 3.000 vagas. A Secretaria manteve encontros com instituições de ensino e pesquisa tecnológicas. Um projeto de robótica básica está sendo desenvolvido, e estão sendo separadas peças do recondicionamento para criação de kits para o ensino da robótica básica. Outro projeto visa a possibilidade de os jovens em medidas socioeducativas poderem fazer cursos disponibilizados pela Secretaria, servindo para a reintegração da educação, contribuindo com a política de ressocialização a partir da ação comunicativa.

Integração e apoio – Na área cultural, o prefeito Cícero Lucena sancionou em janeiro a lei que cria o Sistema Municipal de Cultura (SMC), integrado ao Sistema Nacional de Cultura, sendo o principal articulador, no Município, das políticas públicas do setor. Após a criação do SMC, a Funjope ‘abraçou’ o Centro Cultural Mangabeira, o Pavilhão do Chá e o Teatro Ednaldo do Egypto.

A pandemia não permitiu a realização do Carnaval real, mas a Fundação realizou exposições temáticas no Hotel Globo, Centro Cultural Casa da Pólvora, Paço Municipal e Casarão 34. Os projetos contemplados pela Lei Aldir Blanc em 2020 receberam R$ 797,7 mil, e a Funjope luta para que tenham mais prazo para prestação de contas.

Primeiro edital de Literatura lançado em oito anos, o Prêmio Literário Políbio Alves possui um diferencial: homenageia o artista em vida. O valor total da premiação é de R$ 50 mil. Também contemplará, através do Programa de Apoio Emergencial à Cultura, artistas e trabalhadores da cultura que tiveram suas atividades interrompidas em razão da pandemia. A ajuda, no valor de R$ 600, será paga em duas parcelas de R$ 300, e deve beneficiar 1.300 pessoas.

Recuperação – A Secretaria da Juventude Esporte e Recreação (Sejer) iniciou a revitalização dos três Centros de Treinamento: Ivan Tomaz e Wilsão, além do estádio da Graça. Na Graça, já ocorre a troca do gramado e em breve a população vai usufruir novamente do lugar. A área esportiva do Instituto dos Cegos será estruturada para beneficiar os frequentadores.

No ginásio Hermes Taurino, em Mangabeira, foi feita a revitalização da pista de corrida e recuperada a academia de ginástica para a terceira idade. A Federação Paraibana de Ginástica ganhou um espaço no local para desenvolver a modalidade após quase 10 anos sendo sediada em Campina Grande.

A Secretaria também iniciou projeto de jiu-jitsu para pessoas com deficiência e começou o desenvolvimento do projeto para centro de treinamento de artes marciais. A ideia é que aulas de karatê, taekwondo, judô, jiu-jitsu, muay thai e boxe sejam oferecidas no CT Ivan Tomaz.

Organização – A área de Turismo foi uma das mais atingidas pela pandemia e, colocada pela gestão municipal como prioritária, não apenas para atrair e agradar os visitantes, mas, sobretudo, para trazer benefícios para os moradores da cidade. Nesse sentido, os primeiros passos foram arrumar a casa e buscar parcerias com outros órgãos municipais e ouvir frente a frente as demandas das entidades do trade turístico.

O Centro de Apoio ao Turismo de Tambaú foi reaberto e reativado o CAT Móvel, que passou a circular pelos principais pontos turísticos da cidade para ampliar a divulgação. Houve a criação do Grupo de Trabalho do Turismo Náutico e Naufrágios. Um dos primeiros projetos em desenvolvimento é a criação de um aplicativo para que os turistas possam navegar pela cidade, obtendo todas as informações sobre os locais onde ele se encontra.

Preservação – A Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania realizou reparos na estrutura predial e todas as bases da Guarda foram reformadas. O modelo operacional da Guarda passou por mudanças, foi incluída uma nova jornada de trabalho 24×72 horas, promovendo patrulhamento preventivo, 24h, em toda a cidade, trazendo uma melhor sensação de segurança para a sociedade. Foi iniciado um processo de manutenção do Ônibus de Monitoramento da Semusb.

A Ronda Maria da Penha foi retomada, em parceria com a Secretaria das Mulheres. Foi criada a Operação João Pessoa Segura, realizando rondas e patrulhamento preventivo em locais da cidade onde existiam aglomerações, realizando a conscientização das pessoas com relação ao cumprimento dos protocolos sanitários adotados durante a Pandemia. A operação contou com o apoio de outras secretarias e da Polícia Militar da Paraíba. Também está sendo retomado o Projeto Chega Junto, que atua mudando vidas de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social e fazem uso problemático de drogas.

Atualizações – O Instituto de Previdência Municipal teve um esforço com foco no equilíbrio financeiro e redução do débito atual nesses primeiros meses do ano. O êxito passa pela validação dos dados pessoais e funcionais dos servidores efetivos do município, que o IPM deu início através de ferramenta desenvolvida por sua Divisão de Tecnologia da Informação. Nos primeiros três meses do ano, foram concedidos 63 benefícios entre aposentadorias e pensões por morte.

A validação dos dados coletados pelo recenseamento previdenciário é importante para a melhoria da base cadastral dos segurados do RPPS municipal, proporcionando um cálculo atuarial mais eficiente e eficaz. Com a base de dados atualizada e consistente, a gestão terá ganhos incalculáveis na simulação da aposentadoria, concessão do benefício, folha de pagamento, arrecadação das contribuições, redução do déficit previdenciário, dentre outros. Também promoveu a nomeação dos novos membros dos Conselhos Previdenciário e Fiscal.

Publicado decreto que regulamenta Programa de Habilitação Social e inclui motoboys, na Paraíba

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Delivery de comida

O governo do estado publicou neste sábado (10) no Diário Oficial, o decreto que regulamenta o Programa de Habilitação Social e inclui motociclistas que exercem atividade remunerada e dependem da motocicleta para trabalhar. O programa facilitaria a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A para entregadores de delivery. (veja o decreto completo abaixo)

O anúncio foi feito na semana passada pelo governador, João Azevêdo. O programa inscreve motoboys a partir do dia 15 de abril e oferece cinco mil vagas. Clique aqui para se inscrever.

O programa social de formação, qualificação e habilitação profissional de condutores de veículos automotores, cuja finalidade é possibilitar, gratuitamente, às pessoas de baixo poder aquisitivo, a obtenção de Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira CNH nas categorias A ou B, contemplando adição de categoria A ou B, bem como mudanças para C, D ou E e renovação da CNH.

Serão destinadas 50% das vagas para os candidatos à obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação, 40% para os candidatos na hipótese de adição na categoria A ou B e na hipótese de mudança para as categorias C, D ou E, e 10% para renovação de CNH.

As vagas destinadas aos candidatos que se inscreverem para a primeira habilitação serão subdivididas em 70% para a categoria A (motos), 10% ACC (Ciclomotores) e 20% para a categoria B (carros).

Considerando o quantitativo de vagas destinadas para adição da categoria A (motos), 70% das vagas serão destinadas para candidatos que exerçam atividade remunerada dependente do uso da moto.

Clique aqui para ver o decreto completo

Secom/Redação

Paraíba amplia vacinação dos profissionais de Segurança durante fim de semana e garante 12% de imunizados

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A vacinação dos profissionais das forças de Segurança continuará acontecendo durante todo o fim de semana na Paraíba. Com a chegada de novas doses da vacina contra o coronavírus, o Governo do Estado garante a imunização de 12% do efetivo que atua na linha de frente, com 1600 doses disponibilizadas.  Novas doses devem chegar nas próximas semanas, ampliando o processo até que todos os servidores estejam imunizados, de acordo com os Informes Técnicos do Ministério da Saúde.

Com o início da vacinação, algumas entidades representativas das forças de Segurança no Estado manifestaram insatisfação pela metodologia adotada para aplicação das doses, mas nesta sexta-feira (9) outras 800 doses do imunizante foram distribuídas, somando-se às 800 disponibilizadas no dia anterior, quando foi iniciada a vacinação dos profissionais de Segurança.

A vacinação dos policiais e bombeiros acontece em quatro polos, sempre em unidades do Corpo de Bombeiros Militar: em João Pessoa, na sede do Comando Geral; em Campina Grande, na sede do 2º Comando Regional; em Patos, na sede do 3º Comando Regional; e em Sousa na sede do 6º Batalhão. Estão sendo imunizados os profissionais com idade igual ou menor que 59 anos, atendidos em sistema de drive-thru, e que estão sendo convocados por seus respectivos órgãos.

Neste primeiro momento, serão imunizados os trabalhadores envolvidos no atendimento e transporte de pacientes, em resgates e atendimento pré-hospitalar, nas ações diretas de vacinação contra a Covid-19 e na vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria. Os demais trabalhadores da Segurança Pública que não se enquadrarem nestas atividades deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação.

Secretaria de Saúde lembra que agendamento é indispensável para a vacina contra a Covid-19 em João Pessoa

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Com o objetivo de evitar aglomerações nos postos de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa segue avançando na imunização contra a Covid-19, neste sábado (10), com nova distribuição de público. Para ter acesso à vacina, as pessoas serão atendidas prioritariamente através do agendamento realizado pelo aplicativo Vacina João Pessoa ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br/. “O agendamento é indispensável para organizar a fila da vacinação, que tem a garantia das doses para atender ao público-alvo da campanha neste final de semana. Contamos com a colaboração de todos para agilizarmos o processo”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde do Municipio, Alline Grisi.
O público a ser imunizado continua sendo profissionais de saúde 57+ e as pessoas com comorbidades de mesma faixa etária. As comorbidades atendidas serão do tipo diabetes mellitus, hipertensão, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 (IMC >40).
No grupo especial – acima de 18 anos – serão atendidas aquelas pessoas que já fizeram transplante (exceto córnea), seja paciente de hemodiálise ou possua anemia falciforme. A vacina vai estar disponível em 23 ginásios de escolas de 8h às 12h e nos quatro no modelo drive thru de 9h às 15h.
A aplicação da primeira dose do imunizante será distribuída em 23 ginásios e no Santuário Mãe Rainha. Já a aplicação da segunda dose será realizada apenas por agendamento através do aplicativo “Vacina João Pessoa”, para o público em geral na Igreja Universal do Reino de Deus (Expedicionários) e no Espaço Cultural; e os profissionais de Saúde no posto do Mangabeira Shopping.

Documentação – No momento da imunização, os atendidos terão de deixar um documento que comprove a condição de prioridade: laudo médico, exames ou receitas de medicação. A documentação que comprovará a comorbidade do paciente ou o exercício profissional ficará retida para posterior averiguação por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público. Quem for tomar a primeira dose da vacina deve levar documento oficial com foto, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Para aqueles que vão tomar a segunda dose da vacina é necessário, apenas, apresentar documento oficial com foto e o cartão de vacina Covid.

Transporte gratuito – As pessoas que precisam se deslocar de um bairro a outro para se vacinar podem utilizar o serviço gratuito do aplicativo Uber, parceria da empresa com o Governo do Estado. O código que deverá ser inserido é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.

POSTOS DE VACINAÇÃO
💉 Primeira dose
Santuário Mãe Rainha – 9h às 15h
Ginásios – 8h às 12h
Distrito Sanitário I
Escola Municipal Lynaldo Cavalcanti (Bairro das Indústrias)
Escola Municipal Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias)
ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)
Escola Municipal Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)

Distrito Sanitário II
Escola Municipal Francisco Pereira (Cristo Redentor)
Escola Municipal Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)
Escola Municipal Fernando Milanez (Colinas do Sul)
Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro (Funcionários II)

Distrito Sanitário III
Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
Escola Municipal Radegundes Feitosa (José Américo de Almeida)
Escola Municipal Quilombola Antônia do Socorro Silva Machado (Paratibe)
Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva (Cidade Verde II)
Escola Municipal Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

Distrito Sanitário IV
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
Escola Municipal Luiz Augusto Crispim (Bairro dos Ipês)
Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)
Escola Municipal Violeta Formiga ( Mandacaru)

Distrito Sanitário V
Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)
Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)
Escola Municipal Chico Xavier (Jardim Oceania)
Centro da Pessoa Idosa (Altiplano)

💉 Profissionais de Saúde
Mangabeira Shopping (9h às 15h)

💉 Segunda dose
Igreja Universal do Reino de Deus (9h às 15h)
Espaço Cultural José Lins do Rego (9h às 15h)

Paraíba tem a menor taxa de ocupação de leitos de UTI adulto para Covid-19 desde fevereiro

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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta sexta-feira (9), 1.272 casos de Covid-19. Entre os confirmados hoje, 81 (6,4%) são casos de pacientes hospitalizados e 1.191 (93,6%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 269.451 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 772.903 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foram confirmados 34 novos óbitos desde a última atualização, sendo 31 nas últimas 24h.Os óbitos ocorreram entre os dias 19 de março e 09 de abril de 2021, sendo 02 deles em residência, 06 deles em hospitais privados e os demais em hospitais públicos. Com isso, o estado totaliza 6.118 mortes. O boletim registra ainda um total de 190.188 pacientes recuperados da doença.

Concentração de casos

Cinco municípios concentram 620 novos casos, o que corresponde a 48,7% dos casos registrados nesta quinta. São eles: João Pessoa, com 411 novos casos, totalizando 73.032; Campina Grande, com 88 novos casos, totalizando 24.838; Pombal com 52 casos, totalizando 3207; Santa Rita, com 35 novos casos, totalizando 6.607 e Guarabira, com 34 novos casos, totalizando 6.612.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-sus VE, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 09/04/2021, sujeitos a alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta sexta, 215 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. Os 34 óbitos confirmados neste boletim ocorreram entre residentes dos municípios de Água Branca (1), Assunção (1); Bayeux (1), Campina Grande (1), Cuitegi (1), Duas Estradas (1), Guarabira (1), Itabaiana (1); João Pessoa (19), Pedras de Fogo (1), Poço José de Moura (1),Queimadas (1), Santana dos Garrotes (1), São Mamede (1), Sousa (1) e Mogeiro (1).
As vítimas são 18 homens e 16 mulheres, com idades entre 34 e 94 anos. Hipertensão foi a comorbidade mais frequentes e 07 não tinham comorbidades.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico) em todo o estado é de 73%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 78%. Em Campina Grande estão ocupados 71% dos leitos de UTI adulto e no sertão 79% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 90 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 810 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI a aplicação de 612.433 doses. Até o momento, 483.225 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 129.208 com a segunda dose da vacina. Um total de 918.218 doses já foram distribuídas.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Prefeitura de João Pessoa convoca 243 profissionais aprovados da Saúde; veja lista

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A Prefeitura de João Pessoa convocou, nesta sexta-feira (09), mais 243 profissionais da saúde aprovados em dois processos seletivos, realizados nos anos de 2020 e 2021, no sentido de reforçar o atendimento nos serviços de referência para Covid-19 da rede pública municipal.

Entre os aprovados estão biomédicos (3), enfermeiros (34), técnicos em enfermagem (150), farmacêuticos (3), nutricionistas (3), técnicos em laboratório de análises clínicas (10), técnicos em radiologia (3), agentes administrativos (4), auxiliares de farmácia (8), auxiliares de copa e cozinha (3), auxiliares de lavanderia (8), auxiliares de serviços gerais (10) e maqueiros (4).

A lista com os nomes dos profissionais convocados pode ser conferida e acessada por meio de dois links, sendo este primeiro  https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/editais/visualizar-arquivo?id=659 para técnicos em enfermagem, em processo seletivo realizado em 2021. Neste segundo link https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/editais/visualizar-arquivo?id=658 pode ser conferida a lista dos aprovados para as demais profissões, por meio de processo seletivo realizado no ano passado.

Até o momento, 3.918 profissionais que participaram dos processos seletivos já foram convocados.

Apresentação – Os profissionais convocados devem comparecer à sede da Secretaria de Saúde de João Pessoa, neste sábado (10) e domingo (11), para se apresentarem à Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES), das 8h às 16h. É obrigatório, no ato da apresentação, portar cópia e original da documentação exigida nos respectivos editais.

Para mais informações, os profissionais devem ligar para os números 3214-7949 ou 3214-7970. A Secretaria de Saúde fica localizada na Avenida Júlia Freire, s/n, no bairro da Torre.

Secom-JP

Polícia Civil apreende cerca de 300 quilos de maconha em Campina Grande

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Cerca de 30 quilos de maconha foram apreendidos na tarde desta sexta-feira (9) em Campina Grande. Cinco pessoas foram a presas.

A apreensão, comandada pela Polícia Civil,   aconteceu nos bairros das Malvinas e Santa Cruz.

Além da maconha foram apreendidos cinco balanças, uma prensa grande, rojões, um liquidificador industrial e uma camionete Nissan.

Mais informações a qualquer Momento.

Associações médicas lançam protocolo para triagem de pacientes de UTI

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A Associação Médica Brasileira lançou hoje (9), junto com outras entidades que representam profissionais de diversas especialidades, um protocolo de recomendações para triagem de pacientes em cenário de crise em unidades de terapia intensiva (UTIs). São critérios para que os médicos possam definir da melhor forma possível como usar os recursos cada fez mais escassos na pandemia de covid-19 para tratar pacientes em estado crítico.

O presidente da AMB, César Fernandes, disse que o principal objetivo é sempre “reduzir o maior número de mortes possível”. O documento enfatiza que foi feita uma sistematização para estabelecer critérios éticos, técnicos e transparentes para os profissionais poderem decidir como usar os recursos em um cenário que faltam leitos em UTI.

Critérios

Uma das responsáveis por elaborar os protocolos, a médica intensivista Lara Kretzer, explicou que entre os critérios para decidir entre os pacientes que vão receber o tratamento intensivo está a possibilidade de recuperação. Ou seja, aquele paciente que tiver mais chances de sobreviver à doença e aos métodos de tratamento terá prioridade. É levado em consideração também a gravidade dos quadros de saúde e doenças em estágio avançado que possam reduzir as possibilidades de sobrevivência. A idade não faz parte dos critérios de decisão.

Os pacientes que não tiverem prioridade em casos onde há falta de recursos, segundo os protocolos, devem continuar a receber os tratamentos disponíveis, inclusive aqueles que tragam conforto caso a morte seja inevitável.

As decisões devem, de acordo com as recomendações, serem anotadas nos prontuários de forma transparente.

O documento foi elaborado não só a partir das bases científicas sobre o tema, como também apresenta o embasamento legal disponível sobre o assunto.

O presidente da AMB destacou que as recomendações não são de adoção obrigatória, mas pretendem ajudar e salvaguardar os médicos que precisarem tomar essas decisões. “Vai haver um acolhimento quase universal dos serviços de terapia intensiva”, disse Fernandes.

As recomendações vem em um período visto como crítico pelas entidades. “Atingimos um patamar em que o atendimento à população não é adequado, digno e não chega a todos, como a gente vê nessas filas”, ressaltou a presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira, Suzana Lobo.

Também assinam as recomendações a Associação Brasileira de Medicina de Emergência; a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e a Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

Agência Brasil

Em live, Manoel Junior fará balanço dos primeiros 100 dias de gestão na prefeitura de Pedras de Fogo

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O prefeito de Pedras de Fogo, Manoel Junior (Solidariedade), realizará uma live, neste sábado (10), para fazer um balanço das ações nos primeiros 100 dias de sua gestão. A transmissão será realizada no canal oficial da prefeitura no Facebook, a partir das 15h00.

Entre as principais ações destacam-se a criação do Fundo Municipal de Habitação, que destina recursos dos royalties do petróleo para a construção de moradias para população carente da cidade; retomada do transporte escolar para estudantes universitários e do ensino médio na zonal rural; pavimentação asfáltica e calçamento de ruas; corte de terras para pequenos produtores rurais; distribuição de sementes; Criação da Controladoria Geral do Município; entre outras.

A Prefeitura também realizou inúmeras ações para combater à Covid-19 e minimizar os efeitos da pandemia na cidade, sobretudo na população mais carente.

Dr Junior, como é conhecido o prefeito, afirma que recebeu a Prefeitura com inúmeras dívidas, frota sucateada, entre outros problemas, mas ressalta que com um choque de gestão está conseguindo colocar a máquina pública em ordem em pouco mais de três meses de gestão.

Confira abaixo algumas ações realizadas pela atual gestão:  

 AÇÕES DOS CEM DIAS DE GESTÃO  

 

1 Cadastramento e recadastramento dos servidores ativos do município

2 Lançamento do calendário anual de pagamentos dos servidores

3 Transporte universitário gratuito para as instituições de ensino Superior de João Pessoa

4 Realização de entregas dos alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar e nutricional com o objetivo de promover o acesso a alimentação através da agricultura familiar (P.A.A)

5 Criação do Fundo Municipal de Habitação, através de um projeto de lei que determina que ao menos 30% dos royaltes sejam aplicados para essa ação

6 Reativação do Ensino Médio na Escola Edgar Guedes, localizada no sítio Una de São José

7 Compra de materiais para reforçar as ações preventivas de combate à Covid-19 nas escolas da nossa cidade, investindo em termômetros digitais, álcool gel 70%, torneiras e lavatórios de mãos, tapetes com desinfetantes bactericidas, borrifadores e dispensers dosadores para álcool em gel

8 Ações de manutenção e laminação das estradas vicinais, o programa de manutenção das estradas, acontece de forma continua nas principais conexões entre as áreas rurais e os centros urbanos

9 Inicio do corte de terra da zona rural, mais de 700 horas de máquina para realizar o serviço

10 Distribuição de 2 toneladas de sementes (feijão e milho) para representantes das associações rurais

11 Entrega de atividades remotas para nossos alunos durante o período de pandemia

12 Inauguração e ativação de dois centros de atendimento e combate à Covid-19 na cidade

13 Revitalização da frota de ônibus escolares, serviços de funilaria e pinturas, serviços de tapeçaria dos bancos, aquisições de baterias e pneus novos

14 Entrega dos novos kits de fardamentos dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), Agentes de Combate a Endemias (ACEs) e vigilância sanitária

15 Compra, manutenções e instalações de novas bombas d’água para localidades rurais

16 Transparência – Secretários participam de audiências públicas e apresenta relatórios com gastos e ações, tendo em vista a omissão da gestão passada que nunca prestou contas aos vereadores e a população em geral

17 Entrega de 6 toneladas de peixes e 6.000 cocos, para a população carente na Semana Santa

18 Criação da Controladoria Geral do Município de Pedras de Fogo

19 – Calçamento da Rua Antônio Lins Borba (Rua do Sopão) – 600 metros de pavimentação

20 – Instalação da coordenadoria das políticas públicas para as mulheres

21 – Descentralização para atender a vacinação contra Covid-19

22 – Pagamentos de R$ 2.205.875,30 dos débitos pendentes deixados pela administração anterior