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Dia da Terra: Prefeitura de João Pessoa promove preservação e recuperação do patrimônio ambiental

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Foto: Divisão de Fiscalização Semam/Divulgação

O território da Capital do Estado da Paraíba se insere no contexto das Bacias Costeiras do Atlântico Nordeste Oriental. João Pessoa está situada no bioma Mata Atlântica, que se compõe de formações florestais, campos naturais, restingas, manguezais e ecossistemas associados. Neste 22 de abril, quando se comemora o Dia da Terra, a Prefeitura de João Pessoa potencializa a política ambiental para a cidade, com diversas ações de preservação e recuperação, sempre com foco no cuidado com as pessoas, compreendendo que uma cidade ambientalmente saudável oferece mais qualidade de vida para seus cidadãos.

Diversas ações vem sendo implementadas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), em parceria com as demais secretarias da Prefeitura e órgãos ambientais, que têm como foco uma cidade mais verde, com águas saudáveis, praias limpas, com áreas de lazer para todos, entre outros aspectos que envolvem as questões ambientais.

Viveiro Florestal – Numa parceria com o Sesc Gravatá, que cedeu o terreno, esta semana a cidade recebeu um novo Viveiro Florestal, onde jardineiros e viveiristas estão trabalhando com foco na produção de mudas de árvores nativas para o replantio nas áreas públicas, como praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas públicas, entre outros espaços. O Viveiro conta ainda com um espaço para educação ambiental, onde serão recebidos estudantes e pesquisadores, que poderão acompanhar todo o processo de produção de mudas de árvores nativas.

Operação Praia Limpa – Desde janeiro que os técnicos da Semam e Secretaria de Infraestrutura trabalham, em parceria com o Governo do Estado, na fiscalização e coibição do lançamento de possíveis esgotos clandestinos nas galerias pluviais. A orla de João Pessoa tem hoje entre sete e oito galerias que são vistoriadas e acompanhadas pelos técnicos da Semam e Seinfra, que aplicam as regulamentações do Decreto Municipal 5333/2005, que determina que o lançamento de esgoto clandestino, nas galerias pluviais ou rios, pode gerar multas que variam entre 320 e 8.823 Ufir (Unidade Fiscal de Referência, que atualmente vale R$38,99).

Serviço – O Disque Denúncia da Semam funciona de domingo a domingo, das 8h às 0h, pelo telefone 3218 9208. O serviço funciona como uma ponte entre o cidadão e a Prefeitura, que recebe denúncias de crimes ambientais como desmatamento, lançamento de águas servidas (águas de pias e lavanderias) na rua, poluição sonora, poluição atmosférica, entre outros. É um dos canais de comunicação mais importantes para a manutenção e fiscalização de nossas áreas verdes.

Relatório Nascentes – Os técnicos da Semam, da Divisão de Estudos e Pesquisas, elaboraram o “Relatório Técnico – Mapeamento e Monitoramento das Nascentes e Corpos Hídricos de João Pessoa”, documento que contém informações que estão contribuindo para nortear a política ambiental da cidade, com dados sobre os rios que cortam o território de João Pessoa. O Relatório pode ser acessado por qualquer pessoa interessada no site da PMJP, no link  https://cutt.ly/qhSjygS

O secretário de Meio Ambiente, Wélison Silveira, destacou ainda outras ações, como os cuidados com os parques e áreas verdes, o trabalho de acolhimento e tratamento de animais vítimas do tráfico e de maus-tratos pelas equipes do Parque Arruda Câmara, além do acompanhamento dos processos de licenciamento ambiental. “A Semam tem uma atuação transversal, que perpassa os mais diversos setores. Estamos trabalhando para que a questão ambiental esteja presente em todas as secretarias, para que todos tenham um olhar e uma consciência mais ampla sobre o que significa viver numa cidade ambientalmente saudável”, concluiu.

BC aprova obrigatoriedade de bancos ofertarem Pix por agendamento

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A partir de 1º de setembro, as instituições financeiras serão obrigadas a oferecer o serviço do Pix Agendado, que é a possibilidade de o usuário pagador marcar o procedimento para uma data futura com o uso da chave Pix ou dados bancários de quem vai receber o dinheiro. A Diretoria Colegiada do Banco Central (BC) aprovou a nova alteração no Regulamento do Pix, anexo à Resolução nº 1, de 2020.

Desde o lançamento do Pix, o serviço de transferência instantânea do BC, em 16 de novembro de 2020, essa é uma funcionalidade facultativa. De acordo com o BC, o prazo de 1º de setembro é razoável para que todas as instituições façam os ajustes necessários no sistema e interfaces (aplicativos e internet banking). Tal medida visa ampliar ainda mais a comodidade dos pagadores, garantindo que todos os usuários, independentemente da instituição em que tenham conta, possam agendar um Pix, explicou o BC, em comunicado.

As instituições bancárias também ganharam mais prazo para se adequar ao Pix Cobrança, que será lançado em 14 de maio. A ferramenta permitirá cobranças com vencimento em datas futuras por meio da geração de um QR Code (versão avançada do código de barras).

A regra estabelece que as instituições participantes do Pix que não conseguirem proporcionar a experiência completa de pagamento (leitura do QR Code e pagamento em data futura) no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do código, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente. De acordo com o BC, será um período transitório, que dará às instituições tempo adicional para finalizar as alterações nos sistemas.

A partir de 1º de julho, então, todos os participantes precisarão ser capazes de fazer a leitura do QR Code e também possibilitar o pagamento deste para data futura.

O BC destacou que, desde o lançamento do Pix é possível fazer a leitura de QR Code para pagamentos imediatos. “Já a oferta do Pix Cobrança (geração das cobranças com Pix e demais funcionalidades associadas a gestão das cobranças) é facultativa aos participantes, sendo obrigatória apenas a oferta de serviço de geração de QR Code estático aos usuários recebedores pessoa natural”, explicou o BC.

A implementação do Pix Cobrança já foi adiada em outras ocasiões.

Auxílio emergencial

O BC também definiu que, a partir de 30 de abril, recursos recebidos do auxílio emergencial 2021 poderão ser movimentados por Pix. A única exceção será para os casos de transferência para conta de mesma titularidade. Segundo a instituição, tal excepcionalidade é necessária para a proteção dos usuários, uma vez que esses recursos não podem ser objeto de descontos ou de compensações que impliquem a redução do valor do auxílio.

Sistema de pagamentos instantâneos do BC, o Pix permite a transferência de recursos entre contas bancárias 24 horas por dia. As transações são executadas em até 10 segundos, sem custo para pessoas físicas. Para usar o Pix, o correntista deve ir ao aplicativo da instituição financeira e cadastrar as chaves eletrônicas, que podem seguir o número do celular, o e-mail, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), para pessoas físicas ou o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), para empresas.

O usuário também pode gerar uma chave aleatória, com um código de até 32 dígitos ou mesmo usar os dados da conta. Cada chave eletrônica está associada a uma conta bancária. Pessoas físicas podem ter até cinco chaves por conta. Para pessoas jurídicas, o limite sobe para 20.

Câmara da Capital aprova protocolo eletrônico na rede municipal de saúde

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Câmara Municipal de João Pessoa “abraça” o Abril Verde

Na votação desta quinta-feira (22), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) derrubou um Veto do então prefeito Luciano Cartaxo efetivando o protocolo eletrônico na rede municipal de saúde da capital paraibana. Os parlamentares ainda aprovaram uma Medida Provisória (MP) e mantiveram 12 outros Vetos do Executivo Municipal.

O Veto 310/2021 foi rejeitado e efetivou o PL 1.168/2019, de iniciativa ex-vereador e atual vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania), que dispõe sobre o fornecimento do número de protocolo ao paciente quando da solicitação de consultas, exames, intervenções cirúrgicas e quaisquer outros procedimentos na rede municipal de saúde e/ou conveniadas e outros prestadores que recebam recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O líder do governo na Câmara, vereador Bruno Farias (Cidadania), ressaltou que essa era uma reivindicação antiga do vice-prefeito, Leo Bezerra, que agora vai ter a oportunidade de efetivar sua prerrogativa em favor da população. O líder destacou que o prefeito Cícero Lucena já está trabalhando para que toda a rede municipal de saúde esteja interligada eletronicamente. Já a vereadora Eliza Virgínia (Progressistas) enfatizou a importância da matéria aprovada. “É de suma importância para nossa população esse prontuário eletrônico porque vai possibilitar que os pacientes e suas famílias estejam sempre informados sobre a situação de cada um que estiver no sistema. Haverá uma certa tranquilidade ao se saber como está o processo de consulta e atendimento de cada paciente”, comentou.

MP aprovada

 

Já a MP 03/2021 adequa a legislação municipal à federal majorando a alíquota de contribuição para o Instituto de Previdência Municipal (IPM) dos aposentados e pensionistas de 11% para 14%. O vereador Bruno Farias esclareceu que houve essa majoração para os servidores efetivos no ano passado e que por força de lei federal automaticamente foi repassado aos inativos. Ainda de acordo com ele, o aumento da alíquota já está efetivado. “Ocorre que, embora o aumento possa ser automático, como foi, o Ministério da Previdência exigiu que seja oficializado por força de lei, sob pena de não se emitir o Certificado de Regularidade Previdenciária para João Pessoa. Isso acarretaria diversos problemas para o município como a dificuldade de efetivar convênios e contratos com o Governo Federal e repasses de recursos”.

Os vereadores Marcos Henriques (PT), Junio Leandro (PDT) votaram contra, alegando a necessidade de conhecer melhor a matéria. Já o vereador Tarcísio Jardim se absteve, sem justificativa.

PRF na Paraíba prende três homens com veículo de locadora nunca devolvido e cigarros contrabandeados de origem estrangeira

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A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba prendeu, na noite da última quarta-feira (21), três homens, recuperou um automóvel de empresa de aluguel de veículos, nunca devolvido, e apreendeu 2.500 maços de cigarros contrabandeados de origem paraguaia. A ação ocorreu no município de Sobrado.

Os policiais realizavam fiscalização na BR 230, próximo à Unidade Operacional de Café do Vento, quando abordaram o veículo Fiat Argo. O automóvel, pertencente a uma empresa de locação de veículos, foi locado, nunca devolvido e possuía registro de ocorrência por apropriação indébita. O condutor, um homem de 32 anos, informou aos policiais que iria trocar o automóvel por maços de cigarro de origem estrangeira mais a quantia de R$ 12,2 mil. A negociação ocorreria em um local ainda na BR 230.

Ao chegar no local indicado, a equipe policial encontrou dois homens, de 24 e 22 anos, em um VW Golf estacionado. Ao realizar a fiscalização, foram encontrados o total de 2.500 maços de cigarros contrabandeados de origem paraguaia no veículo, o que equivale ao valor de R$ 12,5 mil. Os policiais também encontraram a quantia de R$ 12,2 mil, que faria parte da negociação.

Os três homens foram presos, conduzidos à Polícia Civil e deverão responder por crime de apropriação indébita e contrabando.

Vereador Coronel Sobreira apresenta voto de aplauso ao policial militar que salvou idosa de incêndio em João Pessoa

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Vereador Coronel Sobreira

O Vereador Coronel Sobreira (MDB) homenageou o soldado da Polícia Militar Brunno Weslley Marcelino do Nascimento, na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (22), concedendo ao militar um voto de aplauso pela atitude de ter salvo uma idosa que estava dentro de uma casa com fogo se alastrando pela cozinha, no último fim de semana, em Mangabeira VII.

“Nosso mandato é um espaço aberto para reconhecer os feitos dos profissionais da segurança pública em prol da sociedade. Hoje, por exemplo, apresentei aos colegas Vereadores, através de voto de aplauso que foi devidamente aprovado, a história do companheiro soldado Marcelino, que é da Força Tática da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar. De folga, mesmo com o risco da própria vida, ele salvou a vida de uma idosa que estava com a casa em chamas, após ser informado por populares sobre o incêndio. Isso demonstra o grau de compromisso dos nossos policiais com a população e precisa ser destacado e honrado”, ressaltou o Vereador.

O soldado homenageado pelo coronel ingressou na corporação há menos de 5 anos e hoje atua no litoral sul da Paraíba. No último sábado (17), soldado Marcelino foi avisado por vizinhos que uma idosa estava pedindo socorro em uma casa que estava pegando fogo. O PM foi lá, resgatou a idosa e ainda conteve o fogo até o Corpo de Bombeiros Militar chegar.

Neste começo de mandato, o Vereador Coronel Sobreira já apresentou vários votos de aplauso a profissionais da segurança pública, que atuam em diversas áreas.

Na Capital, pesquisa encontra o menor preço da gasolina a R$ 5,159; veja tabela

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Pesquisa comparativa de preços para combustíveis realizada pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor no dia 21 de abril encontrou o menor preço da gasolina em João Pessoa a R$ 5,159 (Extra – Bairro dos Estados), um centavo mais barato que o registrado na pesquisa anterior (último dia 15) quando estava em R$ 5,169. O maior preço se manteve em relação ao último levantamento do Procon-JP: R$ 5,499 (Big – Tambaú).

A gasolina tem a menor média de variação para pagamento à vista, 6,6%, e, em relação à pesquisa anterior, registrou aumento de preços em cinco postos, reduziu em 16 e se manteve em 89 estabelecimentos. O levantamento foi realizado em 110 postos que estão em atividade na Capital, mostrando, ainda, que a maior variação para pagamento em dinheiro continua com o Gás Natural Veicular (GNV), 19,9%, a mesma da pesquisa da semana passada.

 

 

Álcool – O álcool também reduziu um centavo em relação ao último dia 15, com o Procon-JP encontrando o produto a R$ 4,159 (Extra – Bairro dos Estados), quando na semana passada estava em R$ 4,169. Já o maior preço apresentou alta de 10 centavos em relação ao dia 15 de abril, saindo de R$ 4,599 para R$ 4,699 (Quadramares – Manaíra). A pesquisa constatou, também, que o etanol aumentou em 5 estabelecimentos, reduziu em 17 e se manteve em 84 se comparado com a semana passada.

O secretário Rougger Guerra garante que o Procon-JP vai continuar com as pesquisas de preços semanais, uma das formas de monitorar o mercado de combustíveis. “Uma das nossas maiores preocupações em relação aos preços nas bombas é que não sejam extrapolados os índices previstos nos reajustes que vêm ocorrendo nos últimos meses editados pela Petrobras. Se encontrarmos quaisquer vestígios de irregularidades, vamos investigar e tomar as medidas cabíveis sob à luz da legislação consumerista”.

 Diesel S10 – O diesel S10 caiu o menor preço em cerca de um centavo quando comparado com o levantamento anterior do Procon-JP, saindo de R$ 4,08 para R$ 4,079 (Expressão – Centro e Triunfo – Torre), com o maior se mantendo o mesmo do último dia 15: R$ 4,580 (Ale Grid – Bairro das Indústrias). O produto registrou aumento em 07 locais, reduziu em oito e se manteve em 83.

GNV – O menor preço do Gás Natural Veicular (GNV) se mantém desde o início do ano em R$ 3,269 (Frei Damião e São Luiz IX – Ipês, Metrópole – Tambiá, e São Luis – Expedicionários). O maior continua o mesmo desde o início de abril: R$ 3,919 (Posto Z – Jardim Cidade Universitária). Dos 11 postos que comercializavam o GNV no dia da pesquisa, apenas um reduziu o preço em comparação com a pesquisa do último dia 15.

Para acessar a pesquisa completa acesse o portal da prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e o site do Procon-JP www.proconjp.pb.gov.br

Por unanimidade: TCE revoga decisão que determinava suspensão de rescisões contratuais na Emlur

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A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Paraíba revogou, por unanimidade, nesta quinta-feira (22), medida cautelar publicada na última segunda-feira (19), que determinou à Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) a suspensão imediata das rescisões dos contratos firmados com as empresas Beta Ambiental, Limpebras e Limpmax.

Conforme a Assessoria Jurídica da Emlur, a medida cautelar do conselheiro do TCE, Antônio Gomes, foi emitida para que não houvesse a descontinuidade dos serviços de limpeza urbana, o que, de fato, não aconteceu. A Emlur executou um plano emergencial e realizou os serviços com o trabalho de agentes da própria Autarquia. Além disso, finalizou um processo de contratação emergencial de duas empresas para realização temporária da coleta de resíduos. Portanto, houve perda do objeto.

Os conselheiros consideraram, na decisão, o fato de a Justiça Estadual não acolher os pedidos individuais de cada uma das três empresas sobre a rescisão contratual, reconhecendo a regularidade do ato administrativo da Emlur. A decisão do TCE foi proferida pelos conselheiros Nominando Diniz (presidente da Câmara), Antônio Gomes (relator) e Antônio Cláudio Silva (substituto). A decisão ainda vai ser publicada pelo TCE para que possa produzir efeitos.

O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que recebe a decisão do TCE com respeito e tranquilidade, considerando que o ato administrativo de rescisão contratual por inexecução considerou o devido processo legal. “Havíamos enviado toda a documentação necessária para que o TCE pudesse ter conhecimento da situação de maneira adequada para tomar sua decisão”, comenta ele.

Contratação emergencial – A Emlur finalizou um processo de contratação emergencial, na última sexta-feira (16), com as empresas SP Soluções Ambientais S.A. e Líbano Serviços de Limpeza Urbana, Construção Civil LTDA, conforme o que prevê a Lei de Licitações. Os veículos e equipamentos apresentados pelas empresas estão sendo vistoriados para que os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos sejam executados pelas contratadas.

Os contratos celebrados com as empresas terão vigência de até 180 dias, a contar da data da emissão da ordem de serviço. Com a finalização da licitação na modalidade concorrência pública 001/2021, as contratações emergenciais perdem a vigência antes dos 180 dias.

Com as novas contratações, a Emlur vai obter uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões, no período de seis meses, na comparação com o que pagaria no mesmo período às contratadas anteriores. As empresas Beta Ambiental, Limpebras e Limpmax tiveram os contratos rescindidos por não atenderem aos termos pactuados, no que se refere à entrega dos veículos e equipamentos utilizados na realização dos serviços de limpeza urbana.

Em nota, PMJP afirma estar aberta ao diálogo, mas condenada “manifestação por interesses diversos”

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Nota

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) lamenta profundamente as cenas registradas na manhã desta quinta-feira (22) no Centro Administrativo Municipal (CAM). Sob a justificativa de obrigar uma audiência de supostos representantes da construção civil com o Executivo, um grupo de manifestantes promoveu a invasão do local com violência e tentou encerrar aos socos e pontapés uma entrevista coletiva.

A Prefeitura da Capital reitera que está aberta ao diálogo com todas as entidades ou representações sindicais, tendo inclusive recebido o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) na semana passada e o fará quantas vezes forem necessárias, desde que o respeito às normas de boa convivência ocorra.

Lamentavelmente, observamos, mais uma vez, que pessoas com interesses diversos se infiltraram na manifestação para provocar tumulto.

A Prefeitura registra ainda seu repúdio diante de atitudes ofensivas aos servidores públicos, que em seu estrito dever de cumprir o ordenamento social e evitar as aglomerações que ensejam riscos à contaminação pela Covid-19 tentaram conter a multidão.

Apelamos para o bom senso da categoria, lembrando que não será através de ofensas ou ameaças a servidores públicos que teremos avanço no diálogo.

Reiteramos nosso compromisso de cuidar das pessoas, preservando a vida e os direitos mais elementares, desde que sejam buscadas com respeito às normas legais e ao ordenamento jurídico nacional.

COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO (CPI): O QUE É? – Explica Raissa Helena

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CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da pandemia tem sido cogitada com o propósito de entender as deficiências enfrentadas durante esse período. A intenção é de que após o feriado de Tiradentes (21), a reunião para a formação da CPI e eleição dos respectivos presidentes ocorra, nesta quarta-feira, 22/04/2021.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), provável, vice-presidente da CPI, afirmou que “encontrar o caminho que nos leve à verdade sobre quem são os responsáveis pelo genocídio no Brasil causado pela pandemia do coronavírus”. Tal busca pela verdade se faz essencial, pois se trata de tema que envolve a saúde pública e os recursos disponibilizados para sua manutenção, envolvendo, ainda, o fundamento do nosso país que é a dignidade humana. O senador pretende abordar 18 temas, dentre eles, investigar a produção e a ditribuição de cloroaquina e defesa do tratamento precoce contra a COVID-19, crise de oxigênio em Manaus e no país, o atraso na compra das vacinas e na falta de medicamentos do kit intubação.

Entretanto, o que seria a Comissão Parlamentar de Inquérito? É uma investigação parlamentar, realizada pela Câmara dos Deputados ou Senado Federal, com previsão constitucional em seu art. 58, § 3º. É requisito para a instauração da CPI, o requerimento dos parlamentares por um terço de seus membro, a fim de purar fato determinado e dentro de um prazo. Caso seja identificados delitos/ infrações penais, deverá o inquérito parlamentar ser encaminado ao Ministério Público para promover a devida ação, no intuito de responsabilizar penal/ civilmente os infratores.

Devido à corrupção e outros delitos de natureza semelhante, é essencial a investigação parlamentar, uma vez que com base na teoria de freios e contrapesos (check and balance), um poder regula o outro, o parlamento está cumprindo o seu dever definido pela constituição de 1988 ao instaurar a CPI.

Fica para a reflexão dos leitores, duas frases de Martin Luther King Jr., “ Sempre é hora de fazer o que é certo”. “Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam.”

 

Raissa Helena Lima de França – Advogada, Pós-graduanda em Direito Público, Colunista do Pauta-PB, membro da comisão de Justiça Restaurativa da OAB-PB.

Escola Cidadã Integral Socioeducativa inicia ano letivo

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A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) deu as boas vindas, nessa quarta-feira (21), a todos que fazem a Escola Cidadã Integral Socioeducativa Almirante Saldanha, na ocasião do início das atividades pedagógicas nas unidades de João Pessoa.

A novidade deste ano letivo, segundo Rafael Honorato, coordenador do eixo Educação da Fundac e diretor técnico interino, é a retomada, através de web conferência, do processo de ensino e aprendizagem dentro do Sistema Socioeducativo do Estado.

“Pensamos em uma metodologia que fomentasse e desse uma maior possibilidade de interação entre aluno e professor, principalmente por considerarmos o déficit de escolaridade que esses adolescentes e jovens têm. Nesse caso, a proximidade com o professor é extremamente necessária para que eles possam evoluir nesse processo de aprendizagem através das metodologias que aguçam o cognitivo para o conhecimento”, fundamentou o coordenador.

“Diante do contexto de pandemia, a proposta para 2021 é de iniciar as atividades pedagógicas de forma online [videoconferência], em tempo real onde os professores e alunos interagem ao mesmo tempo, em um espaço virtual. A iniciativa pedagógica se deve  uma necessidade dos socioeducandos de terem esse contato com a escola, e com um apoio pedagógico”, explicou Tatiana Pinangé, diretora da Escola Almirante Saldanha.

“É com grande alegria e uma satisfação gigantesca que retomamos as atividades da Escola de Socioeducação na Unidade CEJ, após longos períodos sem atividades devido à pandemia do coronavírus. Hoje, iniciamos a tão sonhada aula remota, com toda equipe de professores. Um grande progresso conjunto com a Fundac e Secretaria de Educação”, lembrou Wendow Lacerda, diretor do CEJ.

Durante a abertura do ano letivo no Centro Educacional do Jovem – CEJ, a presidente da Fundac, Waleska Ramalho, conversou com a direção, agentes socioeducativos e coordenação da Escola e reafirmou o compromisso compartilhado em fazer da Educação, nas Unidades de Internação, a grande referência no Nordeste e no nosso país.

“Que todos sejam muito bem vindos e que a ação pioneira de fazermos a escola funcionar em tempo real, nessa relação de interação entre aluno e professor, além de formato desafiador no período de pandemia, reafirme o compromisso de fazer a escola se materializar cada vez mais, e ter um papel fundamental no cumprimento da medida socioeducativa”, disse Waleska.

Para Tatiana Pinangé, a proposta pedagógica está sendo um avanço muito grande para a Fundac, assim como para as demais Escolas Cidadãs Integrais que seguem o mesmo modelo remoto de ensino. “Durante os dois primeiros dias, estaremos acolhendo os alunos e a nossa expectativa é que consigamos levar a proposta adiante, melhorando cada vez mais. Um desafio para as Unidades Socioeducativas, para os agentes, professores e para mim como gestora da Escola”, comentou.

Na ocasião, a presidente da Fundac agradeceu a todos os professores,  pessoal da direção da Escola e as coordenações pedagógicas pelo papel de protagonista nesse processo de fazer a escola cada vez mais presente na rotina das Unidades e da Comunidade Socioeducativa. “Estamos juntos e vamos fazer cada vez mais e melhor”, ressaltou Waleska.

De acordo com Rafael Honorato, a diretoria técnica, através do eixo Educação e da presidência da Fundac realizou a acolhida de todos os alunos, agentes e equipe da Escola em cada unidade socioeducativa, dando as boas-vindas e alertando a todos que ainda estamos em um processo de pandemia e que todos os cuidados e protocolos criados como: os procedimentos operacionais padrões e o plano de retomada das atividades, precisam ser seguidos à risca.

“Acreditamos que demos o primeiro passo e que agora nós precisamos continuar evoluindo, aguçando e aproximando o diálogo tanto com a Escola, quanto com a Secretaria da Educação para que possamos melhorar e potencializar, as metodologias que estamos dando início”, concluiu o coordenador do eixo Educação da Fundac.