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Oportunidade: PMJP reabre vagas para microcrédito do ‘Eu Posso’ a partir de quinta

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A Prefeitura de João Pessoa vai oferecer uma nova oportunidade aos pequenos empreendedores da Capital que desejem concorrer ao microcrédito social do ‘Eu Posso’. Nesta quinta-feira (28), serão reabertas 400 inscrições para, a partir delas, selecionar 200 pessoas. As vagas ofertadas ficaram ociosas diante de cadastros de candidatos que foram indeferidos por não atenderem aos critérios do edital. O procedimento novamente será realizado de forma exclusiva pelo site euposso.joaopessoa.pb.gov.br, a partir das 10h.

As inscrições do Eu Posso – que é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest) – foram abertas no último dia 14. Em menos de uma hora, as 500 vagas disponibilizadas se esgotaram. Os inscritos tiveram até o sábado (23) para anexar os documentos solicitados.

“Como registramos um alto número de indeferimentos, decidimos reabrir o edital para promover essa nova oportunidade, tanto para quem não tinha conseguido efetuar a inscrição, como para quem se inscreveu, mas não anexou tudo que era necessário”, explicou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. No site do programa é possível conferir a relação de candidatos aptos e indeferidos, bem como todas as informações do edital.

Critérios – Podem se inscrever no Eu Posso empreendedores formais e informais, maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e domiciliados no município de João Pessoa; e pessoa jurídica (MEI e ME, desde que tenha um faturamento anual de até R$90 mil), sediada no município de João Pessoa, com no mínimo seis meses de formalização e cadastro ativo junto à Receita Federal. O microcrédito a ser concedido tem o teto de R$3 mil para pessoa física e R$5 mil para pessoa jurídica.

Quem possuir qualquer vínculo empregatício com a Prefeitura Municipal de João Pessoa, salvo aposentados e pensionistas; ou tiver parentesco de primeiro grau com agentes públicos vinculados à gestão municipal, não pode participar da seleção.

Documentação – Para se inscrever como pessoa física, o interessado precisa anexar documento de identidade em que conste o número do CPF (RG, CNH ou Carteira Profissional); comprovante de residência em nome do empreendedor, dos pais ou cônjuge (que pode ser de água, energia, telefone, fatura de cartão de crédito de até 90 dias ou contrato de aluguel com firma reconhecida do locador e locatário); e certidão negativa municipal (em caso de pendência documental, que seja feito o anexo do comprovante do pagamento junto com a certidão emitida).

Já para se inscrever como pessoa jurídica, é necessário anexar documentos dos sócios pessoa física (no caso de ME) ou do titular (no caso de MEI), conforme a documentação exigida para pessoa física; cartão CNPJ ou certificado de MEI e ME; certidão atualizada da Junta Comercial (ME); comprovante do endereço comercial; certidões negativas municipal, estadual e federal; comprovante de faturamento de até R$90 mil; certificado de regularidade do FGTS; certidão negativa de débitos trabalhistas; e faturamento do ano de 2020 (ME), com assinatura de contador e carimbo com CRC.

Quem garantir o cadastro neste novo edital deverá anexar a documentação exigida até as 17h do dia 5 de novembro. Concluído esse prazo, os candidatos que não cumprirem os requisitos terão a inscrição indeferida automaticamente. Quaisquer ajustes na documentação devem ser realizados dentro deste mesmo período.

Etapas – A coordenadora do Eu Posso, Priscilla Mendonça, destacou que a apresentação completa da documentação ainda não garante a aprovação do microcrédito ao empreendedor. “Na verdade, essa é apenas a etapa inicial do programa. Após esse passo, os candidatos aptos precisarão concluir cursos obrigatórios de capacitação e anexar os certificados até o dia 12 de novembro, às 17h”, explicou.

As etapas seguintes compreendem ao plano de negócios, análise de crédito, entrega do certificado do programa (CEM) e, por fim, a concessão do crédito. O empreendedor contemplado segue sendo acompanhado por uma equipe de consultores no pós-crédito.

Eu posso aprender: PMJP inscreve para cursos de capacitação profissional até quinta

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A Prefeitura de João Pessoa segue inscrevendo para cursos de capacitação profissional. As qualificações estão sendo oferecidas gratuitamente por meio do programa ‘Eu Posso Aprender’, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As vagas são limitadas e estão abertas até esta quinta-feira (28). As inscrições acontecem na sede do Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), localizada na Villa Sanhauá, das 9h às 12h.

As inscrições tiveram início nesta terça-feira (26). A procura começou desde cedo. Valker Pereira tomou conhecimento da oportunidade através do noticiário na TV. Ele, que busca o primeiro emprego, inscreveu-se para o curso de Assistente Administrativo. “Quero agregar conhecimento ao meu currículo para me inserir no mercado de trabalho, com a capacitação adequada. Por isso, vim aqui”, disse.

Viviane de Oliveira, que possui experiência como auxiliar de administração, garantiu uma vaga no curso de Costura de Malha em Máquina Industrial. “Vi que é uma área em que posso ter mais oportunidade. Então, preciso de conhecimento e experiência”, contou.

Já Rosinete da Silva Santos é pós-graduada em neuro-psicopedagogia, e procurou o serviço para se inscrever na qualificação em Informática para Rotinas de Trabalho. “Tenho muito a aprender e sei que esse conhecimento me terá muita serventia, pois sem saber informática hoje em dia, não somos nada”, destacou.

Também estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Excel Avançado e Pães Natalinos. Os candidatos precisam apresentar CPF, RG, comprovantes de residência e de escolaridade, e declaração de baixa renda, que pode ser preenchida no momento da inscrição. Ao todo, foram disponibilizadas 192 vagas.

Protagonismo – De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Vaulene Rodrigues, esse é um importante caminho para quem está tentando entrar ou se reposicionar no mercado. “Através do programa ‘Eu Posso Aprender’, temos o propósito de qualificar essas pessoas para que elas estejam preparadas para concorrer em seleções de emprego ou, até mesmo, protagonizar seus próprios negócios”, explicou.

Serviço – A sede do Sine-JP está localizada na Avenida João Suassuna, 49, na Villa Sanhauá, próximo à Praça Antenor Navarro, no Centro Histórico

João Pessoa segue campanha de vacinação contra Covid-19 nesta quarta-feira; confira locais

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A Prefeitura de João Pessoa segue, nesta quarta-feira (27), com sua campanha de imunização contra Covid-19. A partir de agora, todos os públicos precisam fazer o agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br. O agendamento está disponível a partir desta terça-feira (26), às 19h.

A imunização acontece para adolescentes a partir de 12 anos (sem e com comorbidade, deficiência permanente ou gestantes e puérperas) da mesma faixa etária, com a aplicação da D1. A segunda dose é destinada para pessoas que receberam a D1 da Coronavac (Butantan) há mais de 28 dias, e Astrazeneca (Fiocruz) e Pfizer há 90 dias. Já a D3 é aplicada em quem tem mais de 60 anos, imunossuprimidos e trabalhadores de saúde. Cada público terá seu local de vacinação diferenciado.

Dúvidas – Quem tiver alguma dúvida pode entrar em contato por mensagem com os números de whatsapp: (83) 98600-4815, 98689-2017, 98699-2917 (qualquer dia da semana, das 8h às 17h) ou enviar e-mail para [email protected].

Documentação exigida – Para receber a primeira dose da vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. Já para a D2 e D3 é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos.

No caso da terceira dose para os trabalhadores da saúde, eles devem apresentar um documento de identificação original com foto e documentação comprobatória de vínculo em estabelecimento de saúde de João Pessoa, que pode ser: carteira de trabalho, contracheque ou declaração do estabelecimento de saúde. Os profissionais também deverão apresentar a carteira do respectivo conselho. Vale destacar que a cópia da documentação comprobatória deverá ficar retida no ponto de vacinação para fins de controle dos órgãos fiscalizadores.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que para os imunossuprimidos é necessário a apresentação de laudo médico que ficará retido no local a fins de comprovação.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira os postos de vacinação desta quarta-feira (27):

PRIMEIRA DOSE (com agendamento)
– 12 a 17 anos sem comorbidade
– 12 a 17 anos com comorbidade
– 12 a 17 anos com deficiência permanente
– 12 a 17 anos gestantes e puérperas

GINÁSIOS – 8h às 12h
Escola Professor Oscar de Castro (Cruz das Armas)
Escola Cantalice Leite Magalhães (Bairro das Indústrias)

PRIMEIRA DOSE (com agendamento)
18 anos ou mais

GINÁSIOS – 8h às 12h
Escola Durmeval Trigueiro (Rangel)
Escola Leonel Brizola (Tambauzinho)

SEGUNDA DOSE (com agendamento)
Astrazeneca

GINÁSIOS – 8h às 12h
Escola Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
Escola Olívio Ribeiro Campos (Bancários)

DRIVE-THRU – 8h às 15h
UFPB, acesso pelo HU (Castelo Branco)

SEGUNDA DOSE (com agendamento)
Butantan

GINÁSIO – 8h às 12h
IFPB (Jaguaribe)

SEGUNDA DOSE (com agendamento)
Pfizer

GINÁSIO – 8h às 12h
Fiep (Trincheiras)

DRIVE-THRU – 8h às 15h
Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

TERCEIRA DOSE (com agendamento)
– Idosos 60+ (após 180 dias da 2ª dose ou dose única)
– Imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose ou dose única)
– Trabalhadores de saúde (após 180 dias da 2ª dose ou dose única)

GINÁSIOS – 8h às 12h
Escola Raimundo Nonato Batista (Colinas do Sul)
Escola Dom Helder Câmara (Valentina)
Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
Escola Seráfico da Nóbrega (Manaíra)

DRIVE-THRU – 8h às 15h
Mangabeira Shopping (também para pedestres)

Projeto de Veneziano que obriga empresas de telemarketing à oferecer serviços de saúde é aprovado

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Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realiza reunião semipresencial com 8 itens. Entre eles, o PLC 49/2018, que permite utilização de recursos do fundo de segurança pública para fiscalização do trânsito.À bancada, em pronunciamento, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Sociais – CAS do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (26) o Projeto de Lei (PL 1400/2019), do Vice-presidente da Casa, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), que obriga empresas de teleatendimento ou telemarketing a oferecer serviços de ginástica laboral e atendimento psicológico a seus empregados.

A matéria foi aprovada na forma do Substitutivo da Senadora Leila Barros (Cidadania-DF), em caráter terminativo, ou seja, segue para a Secretaria Geral da Mesa para aguardar prazo de 5 dias para apresentação de recurso. Se não houver, a matéria segue direto para apreciação na Câmara dos Deputados, sem passar pelo plenário do Senado.

Pelo projeto de Veneziano, as empresas de teleatendimento ou telemarketing com 50 funcionários ou mais deverão manter, durante todo o seu horário de funcionamento, um ou mais profissionais disponíveis para realização e tutoria de ginástica laboral, que deverá ser oferecida a todos os empregados que trabalhem no atendimento de clientes.

O texto diz ainda que a participação na ginástica laboral não é obrigatória, e a recusa do trabalhador em praticá-la não poderá ser utilizada para efeito de qualquer punição. “A ginástica laboral será realizada durante o horário de trabalho, não podendo ser nos períodos de descanso previstos na legislação ou em acordo coletivo”, diz Veneziano.

A matéria prevê ainda que nas empresas com menos de 50 funcionários, deverá ser feito treinamento de ginástica laboral para os funcionários na admissão e a cada três meses, e sua prática deverá ser estimulada. As empresas também deverão oferecer serviço de atendimento psicológico, sem custo, a seus funcionários.

Ambiente Estressante – Veneziano lembra que a profissão de operador de teleatendimento ou telemarketing representa uma das maiores categorias profissionais do Brasil, com mais de um milhão de trabalhadores. “São profissionais que atuam em um ambiente de estresse significativo, com a necessidade de cumprimento de metas, muitas vezes agressivas, e cobrança constante dos supervisores, o que pode levar ao surgimento de doenças. Além disso, a relação do operador com os clientes nem sempre é amigável, o que também contribui para o sofrimento mental destes trabalhadores”.

Outro problema verificado, segundo Veneziano, são os postos de trabalho pouco ergonômicos. “Os operadores e operadoras atuam em estações com teclado, monitor e mouse durante praticamente toda a jornada, em posições inadequadas e exercendo funções  repetitivas, o que frequentemente leva a lesões osteomusculares”.

O Projeto pretende atuar nesses dois problemas, propondo que o empregador atue na prevenção, evitando o surgimento de problemas mais sérios, e consequentemente reduzindo o absenteísmo e o sofrimento. A ginástica laboral é reconhecida como estratégia de prevenção e tratamento de doenças ortopédicas relacionadas ao trabalho.

“O trabalho como operadora ou operador de telemarketing é estressante por sua natureza, por isso merece um tratamento diferenciado da legislação. É possível criar, com as medidas propostas, um ambiente menos insalubre para estes profissionais, tão importantes para o consumidor”, reafirma o senador paraibano.

Com 21% dos leitos para covid-19 ocupados, Paraíba registra sete internamentos nas últimas 24 horas

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Foto: Arquivo: Gilberto Firmino

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) registrou, nesta terça (26), 50 casos de covid-19. Entre os confirmados hoje, 28 (56%) são moderados ou graves e 22 (44%) são leves. Agora, a Paraíba totaliza 445.012 casos confirmados da doença, que estão distribuídos por todos os 223 municípios. Até o momento, 1.195.570 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados.

Também foi confirmado 01 novo óbito desde a última atualização, ocorrido no dia 24 de outubro, em hospital público. Com isso, o estado totaliza 9.399 mortes. O boletim registra ainda um total de 337.941 pacientes recuperados da doença.

* Dados oficiais preliminares (fonte: e-SUS Notifica, Sivep Gripe e SIM) extraídos às 10h do dia 26/10/2021, sujeitos à alteração por parte dos municípios.

Óbitos

Até esta terça, 222 cidades paraibanas registraram óbitos por Covid-19. O óbito confirmado neste boletim ocorreu em um homem, de 79 anos, residente no município de Cajazeiras (1) e portador de cardiopatia.

Ocupação de leitos Covid-19

A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 21%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 27%. Em Campina Grande, estão ocupados 15% dos leitos de UTI adulto e no sertão 30% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, 07 pacientes foram internados nas últimas 24h. Ao todo, 123 pacientes estão internados nas unidades de referência.

Cobertura Vacinal

Foi registrado no sistema de informação SI-PNI, a aplicação de 4.846.622 doses. Até o momento, 2.917.799 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 1.828.569 completaram os esquemas vacinais, onde 1.764.938 tomaram as duas doses e 63.631 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 5.259 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 94.995 doses de reforço na população com idade a partir de 60 anos. A Paraíba já distribuiu um total de 5.562.946 doses de vacina aos municípios.

Os dados epidemiológicos com informações sobre todos os municípios e ocupação de leitos estão disponíveis em: www.paraiba.pb.gov.br/coronavirus

Edital aberto para seleção do Colégio da Polícia Militar; confira

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Estão abertas até o dia 3 de dezembro as inscrições para o processo seletivo com 140 vagas oferecidas para novos alunos no Colégio da Polícia Militar “Estudante Rebeca Cristina Alves Simões” (CPM). As vagas para o ano letivo de 2022 são destinadas aos estudantes que vão cursar a 1ª Série do Ensino Médio Integrado – que tem cursos técnicos profissionalizantes – e 6º ano do Ensino Fundamental II.

As inscrições podem ser feitas pelos pais ou responsáveis legais dos estudantes, exclusivamente no site da Polícia Militar da Paraíba (www.pm.pb.gov.br), na aba de concursos públicos. Os detalhes sobre o processo de seleção estão no edital, que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (26).

Distribuição de vagas – São 64 vagas para a 1ª Série do Ensino Médio Integrado e outras 66 para o 6º ano. Conforme convênio celebrado entre a Secretaria de Estado da Educação e a Polícia Militar, as vagas obedecem a proporção de 60% destinadas aos filhos e netos de policiais militares e 40% para ampla concorrência. O edital prevê vagas disponibilizadas para pessoas com deficiência: são seis para a 1ª série e quatro para o 6º ano.

Quando o número de inscritos for maior do que o número de vagas oferecidas, a seleção será feita por meio de sorteio público, marcado para as 9h dos dias 13 e 14 de dezembro, no auditório do Centro de Educação da Polícia Militar. O sorteio é aberto aos pais e responsáveis dos inscritos, mas só poderão participar até 100 pessoas no auditório, para evitar aglomeração.

A seleção é acompanhada por representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, Assembleia Legislativa, Secretaria de Estado da Educação, Ministério Público Estadual, Procuradoria-Geral do Estado, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil e associações de classes dos policiais militares do Estado da Paraíba

Saldo positivo: Paraíba gera mais de 4,8 mil novas vagas de emprego em setembro

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Imagem: Reprodução internet

A Paraíba teve um saldo de 4.810 empregos em setembro deste ano, conforme revelou um levantamento divulgado nesta terça-feira (26) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. Foram 15.249 admissões e 10.439 desligamentos.

Este é, até o momento, o segundo melhor número de novos empregos do ano. Em janeiro, o saldo foi de -170 postos, em fevereiro, foi -130, em março houve o acréscimo de 2.082 postos, abril foram 626 novos postos e em maio o saldo chegou em 2.988. No mês de junho, o saldo foi de 3.265 empregos, em julho de 3.129 e em agosto foram 9.485 novas vagas.

Ao longo deste ano, o saldo estadual também é positivo, com 24.556 novos empregos formais. Já nos últimos 12 meses, o resultado é de 36.624 novos postos de trabalho.

Com relação aos setores, o que mais registrou empregos foi o do comércio, com 512 vagas. Em segundo lugar, o setor de serviços, com 349.

Entre os municípios, o maior saldo positivo em setembro, de 2.141 vagas, foi registrado em João Pessoa. Campina Grande registrou 1.224 novas vagas, sendo a segunda cidade com melhor saldo.

ALPB aprova Regime de Previdência Complementar na Paraíba

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A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na sessão desta terça-feira (26),  o projeto de Lei (PL) 3.282/2021, de autoria do Executivo, que institui o Regime de Previdência Complementar (CRP) no Estado e fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata a Constituição Federal.

 

De acordo com o PL, “a instituição do CRP integra o conjunto medidas necessárias para diminuir o déficit financeiro que ao longo do tempo tem assolado o Sistema Previdenciário Nacional, trazendo prejuízo às finanças públicas e inviabilizando o investimento público nas mais diversas áreas”.

 

O deputado Wilson Filho, líder do governo na ALPB, explicou que o CRP é uma imposição a todos os estados efetuada pela aprovação da Emenda Constitucional 103/2019, proposta pelo Governo Federal, que estabeleceu o prazo de até o dia 13 de novembro para que todos os estados viessem a instituir esse Regime.

 

“O trâmite Legislativo foi respeitado e o projeto foi aprovado pela maioria dos parlamentares, respeitando os servidores atuais, que não terão nenhum tipo de prejuízo, respeitando o serviço público e todos aqueles que se interessam por gestão pública e pela defesa dos funcionários. Assim como não haverá prejuízo aos atuais servidores, os novos, com salários acima do teto do INSS, terão o prazo de 180 dias para optarem pelo Regime Complementar ou não”, afirmou o deputado

 

Estarão automaticamente inscritos no respectivo plano de previdência complementar os servidores de cargos efetivos da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo, do Legislativo, do Judiciário, da Defensoria Pública, do Ministério Público, do Tribunal de Contas com remuneração superior ao limite máximo estabelecido para os benefícios do Regime Geral de Previdência Social, que venham a ingressar no serviço público a partir do início da vigência do regime de previdência complementar.

 

Ainda de acordo com o texto da matéria, a lei que institui o Regime de Previdência Complementar no Estado da Paraíba passará a valer a partir do momento de sua publicação.

Versão final do relatório da CPI tem 81 pedidos de indiciamentos

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Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), incluiu nesta terça-feira (26) o senador Luís Carlos Hienze (PP-RS) na lista de sugestão de indiciamentos feita pelo colegiado. A decisão atendeu a um pedido de outro senador, o oposicionista Alessandro Vieira (Cidadania-SE), que acusou o colega de comissão de disseminação de notícias falsas.

“Essa CPI teve a coragem de pedir o indiciamento do presidente da República e do líder do governo. Não pode fechar os olhos com relação ao comportamento do seu colega parlamentar”, argumentou Alessandro sob protestos de governistas.

“Uma medida radical como essa passa um claro recibo de revanchismo, de perseguição. Quem tem moral aqui para falar, se no dia que vieram médicos fazer o contraponto se retiraram, não compareceram. Isso é uma covardia”, criticou o senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

A solicitação foi feita durante a apresentação do voto alternativo de Heinze ao parecer de Renan Calheiros. Ao longo dos trabalhos da comissão, por várias vezes, o senador gaúcho defendeu drogas comprovadamente sem eficácia contra o coronavírus. No documento lido hoje, entre outros pontos, Heinze manifestou apoio ao Conselho Federal de Medicina (CFM) pela defesa da autonomia médica durante a pandemia e afirmou que seu relatório inclui centenas de estudos sobre o uso de substâncias no tratamento da covid-19 feitas por “cientistas, não charlatões”. “São pesquisas que o Ministério Público e a Procuradoria-Geral da República vão se debruçar. Não são factoides, não são narrativas”, argumentou.

Novos indiciamentos

Durante a apresentação dos novos pontos acatados após a leitura da primeira versão do texto, na semana passada, além de Heize, Renan incluiu mais 12 nomes. A relação, que foi fechada com 81 pedidos de indiciamento, tem entre os nomes o do presidente Jair Bolsonaro.

Entre as polêmicas discutidas exaustivamente e acatadas pelo relator apenas minutos antes do início da reunião de hoje está a inclusão do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e do ex-secretário de Saúde Marcellus Campêlo, pela crise da falta de oxigênio em Manaus no início deste ano.

Colega de partido de Renan, o líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM), que protocolou na CPI um adendo ao relatório com essas sugestões, chegou a ameaçar votar contra o texto caso esses nomes não constassem na lista. Com a questão pacificada, Braga desistiu do adendo. O governador amazonense é acusado pelos crimes de prevaricação; responsabilidade; contra a humanidade e de improbidade administrativa. No caso do ex-secretário de Saúde, os crimes imputados a ele pelo emedebista são de falso testemunho, crime contra a humanidade e prevaricação.

Pelo Twitter, Wilson Lima reagiu. “Seu interesse [de Eduardo Braga] visa exclusivamente às eleições de 2022 e a razão da vida dele é tentar sabotar o meu governo, que vem fazendo mais em dois anos do que ele em 8. Deixa o trabalho falar, senador, e pare de picuinha”, postou Lima.

Ainda na lista apresentada hoje estão Heitor Freire de Abreu, ex-coordenador do Centro de Coordenação de Operações do Ministério da Saúde; – Marcelo Bento Pires, assessor do Ministério da Saúde; Alex Lial Marinho, ex-coordenador de Logística do Ministério da Saúde; Thiago Fernandes da Costa, assessor técnico do Ministério da Saúde; Hélcio Bruno de Almeida, presidente do Instituto Força Brasil; Regina Célia Oliveira, fiscal de contratos do Ministério da Saúde; Amilton Gomes de Paula, reverendo presidente da Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários (Senah); José Alves Filho, sócio da Vitamedic Indústria Farmacêutica Ltda.; Hélio Angotti Netto, secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, do Ministério da Saúde, e Antônio Jordão, presidente da Associação Médicos pela Vida.

Conforme já havia sido apresentado, a lista traz ainda seis ministros ou ex-ministros do atual governo: Eduardo Pazuello, Marcelo Queiroga, Onyx Lorenzoni, Ernesto Araújo, Wagner Rosário e Walter Braga Netto.

O relator também recomenda o indiciamento de três filhos do presidente: o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), o deputado  Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ). Entre os deputados federais, aparecem Bia Kicis (PSL-SP), Carla Zambelli (PSL-SP), Carlos Jordy (PSL-RJ), Osmar Terra (MDB-RS) e o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Há ainda integrantes do suposto gabinete paralelo, como a oncologista Nise Yamaguchi, e pessoas suspeitas de disseminar fake news. Entre elas, os empresários Luciano Hang e Carlos Wizard.

Renan Calheiros também incluiu um novo capítulo sobre política externa do governo federal em pandemias, aprofundou os capítulos sobre a crise do Amazonas e sobre a população negra e sugeriu medidas para aumentar a transparência.

No rol de propostas legislativas destacadas no parecer foi acrescentada a que regulamenta o crime de genocídio na legislação brasileira, além de dispor sobre a cooperação com o Tribunal Penal Internacional, de Haia.

Entre os acréscimos feitos na última semana no relatório final está o registro da live do presidente Jair Bolsonaro do último dia 21, retirada do ar pelo Instagram, Facebook e YouTube, em que ele relaciona a vacinação à aids e a proposta de banimento dele das redes sociais. A ação será proposta pela Advocacia do Senado.

Para Renan Calheiros, a atuação da CPI deixou um legado antes mesmo de seu fim. O relator citou a abertura de investigações, sobre casos apontados pelo colegiado, no Ministério Público, no Tribunal de Contas da União (TCU), na Controladoria-Geral da União (CGU) e na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), entre outros órgãos.

Agência Brasil

Em Brasília: Governador reivindica liberação das obras do Ramal Piancó com ministro do TCU

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O governador João Azevêdo se reuniu, nesta terça-feira (26), em Brasília, com o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, ocasião em que discutiu o andamento do processo licitatório referente às obras do Ramal Piancó. O gestor apresentou a importância do investimento superior a R$ 182 milhões para a segurança hídrica da região que beneficiará mais de um milhão de pessoas em 37 municípios paraibanos.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual agradeceu a sensibilidade do ministro à demanda da Paraíba e demonstrou otimismo com a execução do empreendimento. “Nós tivemos a oportunidade de tratar sobre a segurança hídrica do nosso estado e acerca do ramal Piancó que teve a licitação iniciado no Dnocs suspensa no TCU por falta de alguns estudos que precisavam ser feitos. O ministro foi extremamente atencioso e se comprometeu a fazer os encaminhamentos para que o mais rapidamente possível se possa retomar esse processo e a obra seja iniciada”, comentou.

As obras do Ramal Piancó  estão sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) e têm o objetivo de reforçar a adução de água bruta para suprir as necessidades de água para consumo humano e impulsionar a atividade agropecuária nos municípios da bacia do Alto Piancó que enfrentam grandes impactos nos períodos de seca extrema e prolongada.

O empreendimento consiste na captação de água no trecho II do eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), no Ceará. A vazão captada seguirá, através de um conjunto de adutoras com aproximadamente 19 Km de extensão, até o Rio Piancó e, dele, até o açude Condado, no munícipio de Conceição de onde a água seguirá até o sistema de barragens Coremas-Mãe D’Água.

A liberação das obras foi uma das demandas apresentadas pelos prefeitos de municípios do Vale do Piancó ao governador João Azevêdo durante reunião realizada no dia 13 de outubro, em João Pessoa.

Os secretários de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; e o executivo da Representação Institucional, Adauto Fernandes acompanharam a audiência.