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Zona Azul Digital JP: saiba como vai funcionar o estacionamento rotativo na Capital

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A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), implantou, nesta terça-feira (12), o novo sistema rotativo de estacionamento informatizado, o Zona Azul Digital JP. O uso das vagas públicas tem o compromisso de contribuir com a fluidez urbana, a democratização do espaço público e a mobilidade sustentável.

O sistema entrou em funcionamento já nesta terça-feira e terá um período educativo de 15 dias, no qual não haverá aplicação de penalidades, apenas orientações, para que os motoristas se adaptem à nova tecnologia e ao funcionamento da Zona Azul Digital.

O superintendente de Mobilidade Urbana da Capital, Marcílio do HBE, ressaltou que o novo modelo vai muito além da cobrança de estacionamento. “Nosso objetivo é democratizar o uso das vagas, reduzir o tempo de busca por estacionamento e melhorar a circulação de veículos. Com a tecnologia embarcada, teremos mais eficiência na fiscalização e mais comodidade para os usuários”, explicou.

 

 

Hoffmann Barbosa, representante do consórcio responsável pela Zona Azul Digital JP, enfatizou a modernidade e eficiência do novo sistema. “Estamos entregando à população de João Pessoa o que há de mais moderno em gestão de estacionamento rotativo no Brasil. É uma operação pensada para ser simples, prática e segura, ajudando o motorista a ganhar tempo e contribuindo para um trânsito mais organizado”, disse.

Vagas disponíveis – Nesta primeira etapa, foram disponibilizadas 1.385 vagas, sendo 961 para carros, 305 para motos, 54 exclusivas para pessoas idosas, 49 para pessoas com deficiência (PCDs), 11 para operações de carga e descarga, 3 para veículos de turismo e 2 para transporte de valores. As vagas estão distribuídas nas principais ruas do Centro e da OrlaPara conferir a lista completa de ruas, acesse o Diário Oficial através do link: https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2025/08/2025_Diario_830_SUPLEMENTO.pdf.

Como pagar – O sistema conta com 19 parquímetros eletrônicos, que aceitam moedas, cartões de débito e crédito, PIX e cartão pré-pago do próprio sistema. A operação funciona pelo modelo pay by plate (pagar pela placa e vaga), não sendo necessário deixar tíquete no painel do veículo. O motorista digita a placa e a vaga diretamente no equipamento, que possui monitor gráfico colorido e interface intuitiva.

Além dos parquímetros, o usuário poderá emitir e renovar seu tíquete de forma prática pelo aplicativo RekPay, disponível gratuitamente para Android e iOS. A plataforma permite estender o tempo de uso (até o limite de 2 horas no Centro), pagar tarifas de pós-utilização, localizar vagas disponíveis e até traçar rotas por aplicativos como Waze e Google Maps.

Fiscalização – A fiscalização será feita por videomonitoramento, por meio de veículos elétricos equipados com câmeras, que percorrerão as vias coletando dados em tempo real, garantindo uma operação mais ágil e precisa.

Monitoramento – O perímetro do estacionamento rotativo contará com monitores, devidamente fardados, para orientar e auxiliar os usuários e acompanhar o uso das vagas.

Funcionamento e tarifas – O estacionamento rotativo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. O valor para carros é de R$ 1,50 (30 min) até R$ 6,00 (120 min) e, para motos, de R$ 0,75 (30 min) até R$ 3,00 (120 min). Após o limite de permanência ou ausência de tíquete, aplica-se a Tarifa de Pós-Utilização: R$ 30,00 (carros) e R$ 15,00 (motos).

O usuário terá até 10 minutos após estacionar para emitir o tíquete. Caso ultrapasse esse prazo sem regularizar, estará sujeito à notificação e, posteriormente, às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.

Tarifa de Pós-Utilização – Caso o usuário estacione sem o pagamento prévio do tíquete de estacionamento, ainda terá uma segunda oportunidade, fazendo uso da Tarifa de Pós-Utilização (TPU). A TPU será impressa e deixada no para-brisas dos veículos encontrados sem pagamento, indicando que o usuário tem até 10 minutos para adquirir um tíquete e regularizar o seu estacionamento. Adquirindo um tíquete de qualquer valor, automaticamente a TPU será anulada.

O que pode fazer:

  • Renovar o tíquete de estacionamento sempre que ainda restar tempo de permanência na vaga;
  • Utilizar o tíquete comprado em outra vaga de estacionamento pelo tempo adquirido restante;
  • Mudar de vaga e emitir um novo tíquete no mesmo setor para continuar estacionado após o tempo máximo de permanência ser excedido.

 

O que não pode fazer:

  • Estacionar sem emitir o tíquete ou com o tíquete vencido;
  • Permanecer na mesma vaga após o tempo máximo de permanência;
  • Estacionar em vagas destinadas a outro tipo de veículo (Ex: estacionar carro em vagas de moto e vice-versa);
  • Estacionar em vagas reservadas para idosos e PCDs sem o uso do cartão de identificação.

Canais de atendimento – Além dos parquímetros e aplicativo, o serviço pode ser acessado no Centro de Apoio aos Usuários (Av. Eurípedes Tavares, 289 – Centro), pelo WhatsApp 0800-644-1690, no site zonaazuldigitaljp.com.br e, em breve, em pontos de venda credenciados.

Nesta quarta: Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo oferta mais de 600 vagas de emprego

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Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo vai disponibilizar mais de 600 vagas de emprego, nesta quarta-feira (13), na Escola Municipal Tharcilla Barbosa da Franca, no bairro do Grotão. O feirão é promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). atendimento ao público será das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Bruno Farias, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital, lembra que o feirão itinerante traz novas oportunidades de trabalho para diversos perfis de profissionais, para aqueles que estão em busca de colocação no mercado e também para empreendedores que buscam se desenvolver. “No feirão itinerante, a Sedest une duas grandes oportunidades: vagas de emprego e cursos estratégicos para turbinar sua carreira. Além de concorrer a uma colocação no mercado, pode participar de formações que atendem desde quem está em busca de trabalho até profissionais ativos e empreendedores que querem crescer”, destaca.

Durante o feirão, os participantes também têm a oportunidade de fazer cursos e capacitações que podem fazer o diferencial para ingressar no mercado de trabalho. Nesta edição os cursos serão nas áreas de ‘Operador de Caixa’; ‘Atendente de Farmácia’; ‘Segurança do Trabalho’; ‘Empreendedorismo’; ‘Inteligência Emocional’; ‘Manutenção em Celular’; ‘Gastronomia e Vendas em Cosméticos’.

O ideal é chegar cedo para garantir a ficha de atendimento e ter em mãos sua documentação pessoal, como RG, CPF, Carteira de Trabalho, currículo atualizado e comprovante de residência. Em seguida, os candidatos passam por uma triagem e são encaminhados para as entrevistas de emprego. As possíveis contratações são de responsabilidade das próprias empresas. Os candidatos que não tiverem o cadastro no Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) podem fazer a inscrição no local.

Além das vagas de trabalho, a Sedest oferece aos candidatos capacitações do programa ‘Eu Posso Aprender’. O certificado é emitido no local. Também é possível realizar a pré-inscrição para o programa de microcrédito social ‘Eu Posso’, realizado pela Sedest mensalmente.

Sala do Empreendedor – É um serviço disponibilizado pela Sedest que também tem um perfil itinerante funcionando junto com o Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo. Nele, os consultores ficam à disposição dos empreendedores ou daqueles que desejam empreender para buscar esclarecer dúvidas sobre assuntos diversos como a formalização de empresas, alteração de dados de Microempreendedor Individual (MEI), impressão de recolhimento DAS, emissão de notas, entre outras informações.

Cícero Lucena recebe certificado de maior empreendedor da Paraíba

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O prefeito Cícero Lucena foi homenageado com o certificado de maior empreendedor da Paraíba do ano de 2025, em premiação promovida pela Revista Painel Empresarial, que destacou os 20 maiores contribuintes para o desenvolvimento econômico do Estado. A solenidade aconteceu na tarde desta terça-feira (12), em um restaurante da Orla da Capital, e também contou com a presença do governador João Azevêdo e de outros 18 empresários homenageados.

Cícero Lucena recebeu a honraria na categoria Gestor Público, prêmio que ele atribuiu ao “momento especial que João Pessoa vive, num cenário onde a gestão pública e a iniciativa privada criaram um ambiente proporcional”, afirmou o prefeito.

“O fortalecimento dessas parcerias é essencial, pois contribui para a geração de empregos, melhor distribuição de renda e a constante atualização e inovação, permitindo que João Pessoa continue a se destacar no cenário nacional e internacional. Diante disso, expresso meus sinceros agradecimentos, motivado a seguir trabalhando para transformar nossa cidade em um lugar solidário, inclusivo e participativo”, complementou Cícero Lucena.

O governador João Azevêdo ressaltou a “segurança jurídica e a estabilidade econômica” como pilares fundamentais para atrair investimentos de grande porte no Estado. “O que observamos em projetos em andamento, a exemplo do Polo Turístico Cabo Branco, onde o Governo do Estado investiu mais de R$ 100 milhões, é um impulso para investimentos da iniciativa privada que já superam R$ 12,5 bilhões”, observou.

O diretor-geral da Revista Painel Empresarial e responsável pela premiação, Emanuel Ramalho Montenegro, destacou que o evento também celebrou os 440 anos de João Pessoa. Ele elogiou a gestão pública na Capital e no Estado, ressaltando o bom momento que a cidade vive.

“Honramos os 20 maiores empreendedores do Estado. Destacamos também o governador e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, pela sua administração. Adicionalmente, homenageamos 18 empresários e empresárias que se distinguem e contribuem para o crescimento da Paraíba, gerando empregos e novas oportunidades. O Estado tem alcançado notável progresso e, nos últimos quatro anos, o Governo do Estado e a Prefeitura têm demonstrado uma gestão eficiente”, elogiou.

“Lei Felca”: ALPB aprova projeto de combate à adultização de crianças

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Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (12), por unanimidade, o Projeto de Lei 4.764/2025, de autoria do deputado Sargento Neto, que dispõe sobre o combate à adultização de crianças. De acordo com o deputo, o projeto, denominado de Lei Fela, tem o objetivo prevenir e coibir práticas, condutas e conteúdos que promovam ou incentivem a adultização precoce de crianças, assegurando a preservação de sua infância, desenvolvimento saudável e proteção integral.

A Casa Epitácio Pessoa é a primeira do país a aprovar matéria de enfrentamento à exposição sexualizada de crianças e adolescentes na internet. O nome proposto à lei faz referência ao youtuber Felipe Bressanim Pereira, mais conhecido como Felca, de 27 anos, natural de Londrina, no Paraná. Na última quarta-feira (6), o influenciador digital utilizou suas redes sociais e seu canal no Youtube para denunciar o que chamou de “adultização” de menores. Em vídeo de quase 50 minutos, Felca aborda a exposição sexualizada de crianças e adolescentes nas redes sociais.

A matéria especifica como adultização de crianças toda e qualquer forma de exposição, estímulo, imposição ou incentivo, direto ou indireto, para que pessoas com idade inferior a 12 (doze) anos assumam comportamentos, aparências, linguagens, responsabilidades ou papéis sociais próprios da vida adulta, a exemplo do uso de vestimentas, acessórios, maquiagens ou adereços sexualizados; a participação em conteúdos com conotação erótica, sexual ou violenta; além do estímulo ao relacionamento afetivo-sexual fora do contexto saudável e adequado ao desenvolvimento infantil.

Em seu projeto, o deputado Sargento Neto também defende que a veiculação de campanhas publicitárias, eventos, programas televisivos, conteúdos digitais e demais produções culturais no Estado da Paraíba deverá respeitar a proteção integral da criança, sendo vedada a exploração de sua imagem em contextos que configurem adultização, sob pena de aplicação das sanções cabíveis previstas na legislação vigente, especialmente no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei Federal nº 8.069/1990).

“Quero agradecer ao apoio de todos os deputados, parabenizando-os pela postura de cada um. Hoje, esta Assembleia sai na frente das demais porque, no Brasil, é o primeiro projeto aprovado com este teor”, declarou o deputado.

HOMENAGEM

Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei 4.674/2025, que denomina “Ponte do Futuro – Governador José Targino Maranhão” a estrutura em construção que vai interligar João Pessoa e Santa Rita. Com 2,17 quilômetros de extensão sobre o Rio Paraíba, a ponte ligará a Praia do Jacaré, em Cabedelo, à comunidade Ribeira, em Santa Rita, e é considerada uma das obras mais importantes para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Na justificativa do projeto, enviado pelo Poder Executivo, o governador João Azevêdo destacou que a homenagem é um reconhecimento ao legado político de Maranhão, falecido em 2021, aos 87 anos. “O mais importante é homenageá-lo com um gesto simbólico de gratidão e de reconhecimento pelo legado político que ele deixou para os paraibanos”, afirmou o governador no texto, ressaltando a trajetória do ex-governador, que exerceu quatro mandatos como deputado estadual, três como deputado federal, além de ter sido vice-governador e governador da Paraíba em três ocasiões.

Ação conjunta apreende medicamentos irregulares em Guarabira

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A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa/PB) apreendeu vários medicamentos com prazo de validade vencido, além de antibióticos e antimicrobianos (sujeitos ao controle espacial) que estavam sendo comercializados por farmácias localizadas no Centro da cidade de Guarabira sem retenção de receita médica e sem a escrituração obrigatória no sistema informatizado, o que inviabiliza o devido monitoramento dos estoques.

As apreensões ocorreram durante inspeção solicitada pela Ouvidoria Geral do Estado e realizada em conjunto com a Promotoria de Justiça do Consumidor (MP-Procon), o Fisco Estadual e o Conselho Regional de Farmácia (CRF), com apoio da Polícia Militar da Paraíba. O objetivo da ação foi averiguar denúncias de irregularidades em farmácias localizadas no Centro do município de Guarabira.

Além dos antibióticos e antimicrobianos comercializados em desacordo com a legislação vigente, foi constatada também a prática irregular da venda de medicamentos fracionados; a escrituração de estoques de medicamentos em desacordo com os estoques físicos existentes; o armazenamento de medicamentos controlados em locais impróprios, já que, nos termos da Portaria 344/1998, do Ministério da Saúde, tais produtos devem se acondicionados em armários com chave; a utilização de geladeira para guarda de medicamentos sem registro diário de temperatura, dentre outras irregularidades.

Somando-se à apreensão dos medicamentos irregulares, os estabelecimentos foram autuados e notificados a se regularizar, sob pena de interdição e demais sanções sanitárias, sem prejuízo das penalidades relacionadas às áreas de competência do MP-Procon, Fisco Estadual e CRF. Também foi suspensa a comercialização de antibióticos e antimicrobianos até que sejam apresentadas as devidas Notas Fiscais, as receitas dos medicamentos apreendidos e a escrituração dos antibióticos no sistema informatizado.

Mutirão de paternidade com exame gratuito de DNA será neste sábado

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No próximo sábado (16), a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) realiza o mutirão “Meu pai tem nome” em cinco cidades do estado. Em João Pessoa, todas as vagas para o exame gratuito de DNA e reconhecimento voluntário de paternidade já foram preenchidas por meio de cadastro antecipado. Já em Campina Grande, Patos, Cabedelo e Guarabira, o atendimento também acontecerá por demanda espontânea — sem necessidade de inscrição prévia — bastando comparecer ao local com a documentação exigida.
O atendimento vai acontecer das 8h às 12h, nos Núcleos de Atendimento da Defensoria das respectivas cidades. Para fazer o reconhecimento da paternidade ou a coleta de sangue para o exame de DNA, é necessário a apresentação dos documentos originais (RG e CPF e comprovante de endereço) da mãe e do suposto pai, além da certidão de nascimento da criança (original).
O mutirão é idealizado pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e realizado, na Paraíba, pela Defensoria Pública estadual, em parceria com o Hemocentro, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Na capital, além do exame de DNA, haverá emissão gratuita da primeira via da Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelo Programa Cidadão e atualização do CadÚnico.
QUEM PODE PARTICIPAR –  Podem buscar o serviço: mães que desejam o reconhecimento paterno para o filho(a); pais que queiram reconhecer voluntariamente a paternidade; e filhos, maiores de 18 anos, que desejem ser reconhecidos. Nos casos em que o suposto pai já tenha falecido, familiares paternos podem realizar o exame, apresentando a certidão de óbito e, preferencialmente, contando com a presença de ao menos três parentes para a coleta.
EMISSÃO DA CIN – Para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), é necessário apresentar, no caso de crianças, a Certidão de Nascimento e o CPF, além de um documento com foto e o comprovante de endereço do responsável legal. Para adultos, é exigida a Certidão de Nascimento ou de Casamento (original ou autenticada), o comprovante de residência e o CPF. Recomenda-se levar também o RG anterior, se houver, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), caso deseje incluir esses dados na CIN. O serviço é realizado em parceria com o Programa Cidadão, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh).
CAD ÚNICO – Em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, também será possível atualizar o Cadastro Único. Para isso, os adultos devem apresentar RG ou CIN, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, comprovante de residência, Certidão de Casamento e o código da USF (Unidade de Saúde da Família). Para crianças e adolescentes, é necessário apresentar a certidão de nascimento, declaração escolar, RG ou CIN e, caso possuam, o CPF.
SERVIÇO:
📅 Data: 16 de agosto (sábado)
🕗 Horário: 8h às 12h
📍 Locais:
João Pessoa: Rua Monsenhor Walfredo Leal, 487 – Jaguaribe (somente para quem se cadastrou previamente)
Campina Grande: Av. Barão do Rio Branco, 188 – Centro (demanda espontânea)
Patos: Rua Fenelon Bonavides, 285 – Brasília (demanda espontânea)
Cabedelo: Rua Pastor José Alves de Oliveira, 897 – BR 230 (demanda espontânea)
Guarabira: Rua Napoleão Laureano, 39 – Centro (demanda espontânea)

Guguinha Moov Jampa anuncia CPI para investigar cartel de combustíveis

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O vereador Guguinha Moov Jampa (PSD) anunciou, na manhã desta terça-feira (12), que protocolou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os aumentos de combustíveis, sem justificativas, ocorridos nos últimos dias. O parlamentar afirmou que 20 vereadores já assinaram a solicitação. O anúncio foi feito durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

 

“Venho anunciar um pedido de instalação de uma CPI para investigar a possibilidade da formação de um cartel de combustíveis na nossa cidade. Já temos a assinatura de 20 vereadores, que também pretendem saber qual a razão do aumento de 40 centavos por litro de gasolina, sem que a Petrobrás tenha anunciado qualquer aumento. A população está revoltada e chega a dizer que o Procon não faz nada. Eu sei que o Procon autua os postos de gasolina, mas os donos dos postos fazem o que querem”, alertou.

 

De acordo com o parlamentar, embora os proprietários dos postos sejam multados, preferem pagar  as multas, pois o lucro com os aumentos praticados compensam. “Esta Casa tem a obrigação de fazer algo. A maioria absoluta já assinou para podermos investigar o que acontece em nossa cidade”, alegou.

 

Em apartes, diversos vereadores corroboraram com as ideias apresentadas por Guguinha e dispensaram apoio à CPI. O vereador Odon Bezerra (PSB), que já chefiou o Procon Municipal, ressaltou que, embora a instituição multe os donos de postos, juridicamente existe um problema do livre mercado e da lei da oferta e procura, que precisa ser levado em conta. “No entanto, o nosso Código de Defesa do Consumidor preconiza que os aumentos precisam de justificação. Não há conhecimento de que a Petrobrás anunciou algum aumento”, explicou.

 

O vereador Carlão (PL) ressaltou que, embora não se deva infligir a livre iniciativa, a formação de cartel é crime. “Vamos apurar o que está acontecendo e somar todas as forças para resolver esta situação”, asseverou.

 

Os vereadores Milanez Neto (MDB), Luís da Padaria (Agir) e Marcos Henriques (PT) destacaram que a situação precisa ser elucidada e que a população pode contar com a CPI para garantir seus direitos.

Cícero Lucena apresenta pacote de obras e a implantação da Zona Azul

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Dentro da programação pelos 440 anos de João Pessoa, o prefeito Cícero Lucena anunciou, nesta terça-feira (12), um pacote de ações voltado à revitalização, ocupação e desenvolvimento do Centro Histórico da Capital. Durante solenidade no novo prédio do Conventinho, o gestor autorizou a construção de novas moradias para 420 pessoas que residem em áreas de risco do Porto do Capim, a instalação da nova iluminação em LED de todo o perímetro central, assim como o recapeamento asfáltico de 43 vias, além do novo plano de mobilidade urbana e a implantação do sistema rotativo de estacionamento informatizado.

“A implantação da Zona Azul está sendo realizada com os mais modernos recursos disponíveis no Brasil. Os totens permitem recarga, e o pagamento poderá ser efetuado em dinheiro, Pix, cartão de crédito ou por meio de aplicativo. Em breve, o aplicativo indicará a localização de vagas disponíveis em tempo real, embora a ocupação possa variar durante o deslocamento”, detalhou o prefeito sobre o novo sistema de estacionamento, que inicialmente está em fase educativa e informativa para implementação.

Cícero Lucena, que esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra e auxiliares da gestão municipal, lembrou que este ano criou, por meio de decreto uma secretaria específica para cuidar do Centro Histórico – denominada Inovacentro. O prefeito projetou na autorização para outros dois residenciais – o do antigo prédio das Nações Unidas e do Ipase, além requalificação da Avenida Duque, da criação do Polo Audiovisual na antiga fábrica da Matarazzo, requalificação das margens do Porto do Capim, entre outras ações colocadas em prática por diversas secretarias da Prefeitura.

 

Habitação – O residencial Rio Sanhauá é uma solução habitacional para 108 famílias, cerca de 420 pessoas da Comunidade Porto do Capim, que vivem em áreas de risco próximas ao rio. A Prefeitura também vai atender a comunidade com o projeto Compra Assistida, que possibilita a aquisição de imóveis em locais seguros, e com o Reforma do Lar, voltado à requalificação de moradias já existentes.

“Ainda hoje de tarde será inaugurado um posto territorial no próprio Porto do Capim. Este posto funcionará como centro de atendimento e triagem para as famílias locais. Nos próximos 15 dias, será formalizada a documentação referente aos edifícios do Ipase, denominados Antônio Júnior e Nações Unidas”, projetou a secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha.

Infraestrutura – Nesta ordem de serviço, são 27 quilômetros de nova malha viária para o perímetro do Centro Histórico da Capital, contemplando 43 ruas. As obras já começam de forma imediata, de acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, que também detalhou o novo programa de LED, com sistema de telegestão, que possibilita o acionamento de lâmpadas de forma remota por meio de um centro de monitoramento.

“O projeto de LED, que abrange toda a cidade, está beneficiando o Centro de João Pessoa, que é o segundo bairro a receber os serviços, visando a iluminação completa do Centro Histórico, incluindo iluminação especial para as praças. Em relação à pavimentação, já vamos iniciar a remoção do asfalto antigo e a instalação do novo asfalto, com a fresagem prevista para a próxima semana”, projetou o secretário.

O novo projeto de Mobilidade e desenvolvimento urbano integrado e sustentável está inserido no grande projeto em parceria com o Governo do Estado para toda a cidade, com cinco novos terminais de integração, sendo o do Varadouro responsável pela interligação com todas as regiões, ligando os corredores Epitácio Pessoa, Pedro II, Cruz das Armas e Dois de Fevereiro. Nesse projeto, o usuário do transporte coletivo vai pagar um único bilhete.

Também conta com um plano de circulação de veículos, com os corredores principais destinados ao transporte público, um perímetro no entorno do Centro para caminhões, outro para microônibus elétricos e os carros automotivos podendo percorrer a área central. Esse planejamento visa distribuir melhor o fluxo e evitar que veículos de grande porte entrem dentro do Centro propriamente dito.

Zona Azul JP – Sistema informatizado, com uso de aplicativo para recarga e monitoramento do uso do espaço no Centro. Também conta com outras linhas de atendimento, a exemplo de 30 monitores nas ruas para emissão de bilhetes, além de 19 parquímetros. A tarifa será de R$ 3 por hora para carros e R$ 1,50 por hora para motos.

A concessionária responsável pela operação informou que está gerando 40 empregos diretos nos pontos de venda que estão sendo cadastrados em estabelecimentos comerciais próximos aos parquímetros, estrategicamente localizados. Desta forma, o usuário terá sempre a opção de utilizar o parquímetro ou um ponto de venda.

TCE-PB alerta e orienta os gestores municipais sobre as mudanças trazidas pela Reforma Tributária

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O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) alerta e orienta os gestores municipais sobre as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional nº 132/2023 e pela Lei Complementar nº 214/2025, além da possível aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 108/2024, atualmente em tramitação no Senado Federal.

As alterações que impactam diretamente a organização dos tributos no país, com destaque para a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a instituição do Comitê Gestor do IBS (CG-IBS) e a extinção do Imposto Sobre Serviços (ISS). Essas mudanças terão reflexos significativos nas finanças municipais, exigindo atenção e adequação por parte das administrações.

Entre os pontos de maior relevância, o TCE-PB destaca:

  1. A) Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) –A partir de janeiro de 2026, todos os municípios deverão adotar o padrão nacional para emissão de notas fiscais eletrônicas de serviços. Essa adequação poderá ocorrer de duas formas: utilizando diretamente o sistema nacional de NFS-e; ou integrando sistemas próprios ao sistema nacional, por meio do compartilhamento de dados. O descumprimento da exigência poderá levar à suspensão temporária das transferências voluntárias da União.
  2. B) Receita Média de Referência para distribuição do IBS– O PLP nº 108/2024 prevê que, durante o período de transição (2029 a 2077), a média de arrecadação municipal será o parâmetro para o repasse do IBS. Esse cálculo considerará a arrecadação do ISS e a cota-parte municipal do ICMS entre 2019 e 2026, incluindo valores provenientes do Simples Nacional, bem como juros, multas e dívidas ativas. Por isso, é fundamental que os municípios revisem e mantenham atualizados os registros de arrecadação do ISS, evitando perdas futuras de receita.
  3. C) Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB)-A nova legislação estabelece que todos os imóveis urbanos e rurais deverão estar inscritos no Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), integrado ao Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais (Sinter). O CIB deverá constar em todos os documentos municipais relativos a obras de construção civil. Os prazos para adequação são: Capitais e Distrito Federal: até 1º de janeiro de 2026;  Demais municípios: até 1º de janeiro de 2027.

O presidente do TCE-PB, conselheiro Fábio Nogueira, reforça e orienta, por meio de nota encaminhada pelo Portal do Gestor, que os prefeitos municipais devem acompanhar de forma contínua a implementação do novo sistema tributário, investindo na atualização de seus sistemas, capacitando as equipes técnicas e analisando cuidadosamente os impactos financeiros dessa transição, de modo a garantir segurança jurídica e estabilidade fiscal no novo modelo.

Pesquisa DataRanking / Fonte83: Cícero tem 33,83%; Efraim, 16,06% e Pedro 15,09% na disputa pelo Governo da Paraíba

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Pesquisa realizada pelo Instituto DataRanking, em parceria com o Portal Fonte83 e divulgada nesta terça-feira (12), mostra que, no cenário estimulado para a eleição ao Governo da Paraíba em 2026, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), aparece com 33,83% das intenções de voto.

Em seguida, o senador Efraim Filho (União Brasil) tem 16,06% e o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSD) registra 15,09%. O vice-governador Lucas Ribeiro (PP) aparece com 8,95%; o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos) soma 7,09%.

Ainda de acordo com os dados, 11,65% afirmaram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados. Outros 7,33% não souberam ou não responderam.

Disputa ao Governo do Estado (Dados detalhados):

– Cícero Lucena (PP) – 33,83%

– Efraim Filho (União Brasil) – 16,06%

–  Pedro Cunha Lima (PSD) – 15,09%

–  Lucas Ribeiro (PP) – 8,95%

–  Adriano Galdino (Republicanos)– 7,09%

–  Nenhum – 11,65%

–  Não sabe / Não respondeu – 7,33%

Imagem: Reprodução


Abrangência da pesquisa

O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 10 de agosto, em municípios de todas as regiões do estado, com 1.065 entrevistas presenciais. A margem de erro é de três pontos percentuais (3%), para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%, conforme os padrões técnicos exigidos para pesquisas eleitorais.

O estudo é de natureza quantitativa, com aplicação de questionários estruturados e padronizados junto a uma amostra representativa da população.

Com sede em Brasília, o Instituto DataRanking é reconhecido por sua precisão em análises eleitorais. Nas eleições municipais de 2024, registrou 86,3% de acerto em projeções realizadas em 25 municípios de cinco estados brasileiros. A equipe é formada por profissionais com experiência em institutos como o IBOPE e o Datafolha.