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Governo cancela audiências do ODE em Mamanguape e Ingá por causa das chuvas

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O Governo do Estado decidiu cancelar a realização das audiências do Orçamento Democrático Estadual, que seriam realizadas nesta quinta (15) e sexta-feira (16) nos municípios de Mamanguape e Ingá, respectivamente, tendo em vista as fortes chuvas que caem na região do Litoral paraibano desde a noite dessa quarta-feira (14).

Novas datas para realização das plenárias do Orçamento Democrático Estadual das 14ª e 12ª regiões serão marcadas e divulgadas para a população.

O Orçamento Democrático Estadual é responsável pela promoção da cidadania participativa na Paraíba e tem o objetivo de fomentar o empoderamento popular nas tomadas de decisões governamentais e dos gastos públicos. As audiências públicas representam o momento em que a população é convidada a dialogar diretamente com o governo e eleger as prioridades de investimentos para todas as regiões do Estado.

João Pessoa tem mais de 80 mm de chuvas em 24 horas, mas sem registro de ocorrências graves

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João Pessoa registrou mais de 80 milímetros (mm) de chuvas nas últimas 24 horas (até as 10h30 desta quinta-feira). O maior índice pluviométrico foi no bairro do Cuiá, com 79,2 mm, seguido de Manaíra, com 77,4 mm e Altiplano, com 25,2 mm. Mas não houve registro de ocorrências graves.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, nesta quinta-feira (15), o Aviso Meteorológico com previsão de chuvas intensas para Capital e as equipes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) seguem de prontidão para atender as possíveis demandas da população.

A previsão do Inmet é de que João Pessoa pode receber chuvas entre 30 e 60 mm/h, podendo chegar a 50 ou 100 mm/dia, com risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. O aviso é válido até às 23h59 da sexta-feira (16).

O prefeito Cícero Lucena, através das redes sociais, reforçou que a Prefeitura está trabalhando, de prontidão, e que a população entre em contato em caso de ocorrência. “Nas últimas horas, em João Pessoa choveu 80 milímetros. Graças a Deus, com as ações preventivas, a cidade está funcionando, com a cautela que todos nós devemos ter no trânsito. E a Defesa Civil, com a Infraestrutura e demais órgãos sociais da Prefeitura estão em alerta para qualquer ocorrência. Se você verificar algum problema entre em contato através dos nossos números para que a gente possa chegar junto e prestar os serviços que são de obrigação da Prefeitura. Graças a Deus, João Pessoa funcionando mesmo debaixo de chuva”, reforçou.

O gestor também comparou a situação com a capital vizinha. “Em Recife, onde o volume de água é semelhante, o prefeito precisou decretar feriado nos serviços não essenciais, justamente para lidar com esse dia de tanta chuva, que começou ontem. Aqui em João Pessoa, graças a Deus, não estamos enfrentando transtornos maiores. A Defesa Civil acabou de informar que não há pontos críticos de alagamento até o momento”, revelou.

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, alertou para a necessidade da adoção de medidas de segurança em casos de chuvas fortes. “As pessoas devem evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, não abrigar-se sob árvores, evitar atravessar vias com acúmulo de água e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer sinal de anormalidade, acionando a Defesa Civil imediatamente”, reforçou.

Infraestrutura – De acordo com o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, seis equipes estão designadas para atender ocorrências emergenciais, além da manutenção rotineira que já é realizada diariamente.

“Quando a Defesa Civil emite alerta, ninguém do nosso grupo de WhatsApp dorme. Estamos com seis equipes nas ruas, preparados para o inverno — que é típico nesse período. Estamos atentos, ouvindo tudo por meio do nosso sistema de rádio, acompanhando as demandas da população para agir com rapidez”, afirmou.

Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados e, em caso de necessidade, deve ser acionada pelo número 98831-6885 (WhatsApp), pelo telefone 199, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.

Cícero Lucena autoriza construção de praça no Castelo Branco para promover convivência, cultura e bem-estar

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A Prefeitura de João Pessoa segue avançando para a valorização dos espaços urbanos e a promoção da qualidade de vida da população. Nesta quinta-feira (15), o prefeito Cícero Lucena assinou a ordem de serviço para a construção de uma nova praça próximo à rotatória da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro Castelo Branco (conhecido como ‘área do contorno’). As obras já foram iniciadas.

A iniciativa busca aproveitar o grande potencial de comércio e circulação de pessoas na região, criando um espaço acolhedor, voltado para o lazer, a convivência e atividades culturais. Durante solenidade, Cícero Lucena reforçou que a praça também representa compromisso com o planejamento urbano sustentável e com a humanização.

“Este é um espaço tradicional para todos que tiveram a oportunidade de estudar ou estudam na Universidade Federal da Paraíba, conhecido pelos equipamentos de lazer, pelas atividades culturais, bares e restaurantes presentes na região. Agora, estamos humanizando esse ambiente para que se torne um verdadeiro espaço de convivência, tanto para os moradores quanto para quem frequenta a área”, iniciou o prefeito, que detalhou as intervenções que serão realizadas no local.

“Contará com academia ao ar livre, espaço pet, área de lazer e de convivência. É uma ação simples, mas que nos deixa felizes por contribuir diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população. Esse é o compromisso da atual gestão da Prefeitura Municipal de João Pessoa”, finalizou o gestor da Capital.

Ação contínua – Essa iniciativa faz parte do programa de praças da Prefeitura, com 16 equipamentos já entregues e outros 15 em andamento, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). “Estamos sempre em parceria com a Secretaria de Planejamento, que está desenvolvendo novos projetos, com foco em recuperar pequenos espaços abandonados para devolvê-los à população como ambientes de integração e qualidade de vida”, disse o secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão.

Confira todas as intervenções, com investimento de R$ 409 mil e prazo de execução de 90 dias:

Execução de calçada de passeio;

Execução de estacionamento;

Execução de bancos e mesas para jogos;

Instalação de bicicletário;

Academia da terceira idade (ATIs);

Instalação de abrigo de ônibus;

Iluminação pública em LED;

Plantio de grama;

Acessibilidade.

Seinfra reforça ações na rede de galerias para minimizar efeitos da chuva

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Com o objetivo de minimizar os efeitos da chuva em pontos específicos com registros de alagamentos na Capital, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) está reforçando as ações na rede de drenagem com várias equipes circulando pelos bairros de João Pessoa nesta quinta-feira (15).

Com o auxílio de caminhões de alta pressão e sucção, as equipes vão realizar limpeza e desobstrução de galerias, além de limpeza de bocas de lobo nos bairros de Varadouro, Torre, Cristo, Valentina, Manaíra, Bessa, Cabo Branco, Tambaú e Geisel.

Os serviços de manutenção na rede de iluminação pública estão sendo realizado nos bairros do Valentina, Gramame, Tambaú, São José, Roger, Torre, Padre Zé, Manaíra, Bessa e Mandacaru.

Caso necessite de algum desses serviços em seu bairro, a população pode solicitar os serviços de manutenção da Seinfra, como tapa-buraco, galerias, iluminação e terraplanagem por meio do aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

Pastor Sérgio e Samara Queiroz realizam palestra para casais no 1º Encontro Life 2025

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A Cidade Viva realiza a primeira edição do Encontro Life 2025, nesta sexta-feira (16), às 19h30, no auditório Centro de Convenções Cidade Viva, no bairro Aeroclube, com entrada gratuita.

O Encontro Life é um projeto do ministério de casais da Cidade Viva, a Rede S2, que tem como foco a realização de palestras com temáticas voltadas para casais e noivos.

“UM CASAMENTO CENTRADO EM DEUS” – A primeira palestra do Encontro Life do ano terá como convidados especiais o casal Sérgio e Samara Queiroz. Eles abordarão os propósitos de “Um Casamento Centrado em Deus” e vão compartilhar experiências, reflexões e ensinamentos voltados para edificação dos lares.

CASAL TEM LIVRO PARA FAMÍLIA – Casados há quase 30 anos, o pastor Sérgio e Samara Queiroz trabalham com famílias há 20 anos. Eles lançaram, em 2023, a primeira obra conjunta intitulada “Como ter famílias unidas e felizes”, que é uma espécie de guia básico para o fortalecimento das famílias, unindo ciência do comportamento e sabedoria milenar. Com a obra, eles realizaram inúmeras palestras no País com o propósito de contribuir para o fortalecimento da família.

PROPÓSITOS DO ENCONTRO LIFE – Com duas edições no ano, o Encontro Life é uma oportunidade para casais se reconectarem com Deus e entre si, em um ambiente acolhedor e inspirador. O Encontro aborda tópicos relevantes e atuais à luz da Palavra de Deus, com o objetivo de ajudar casais a manterem seus relacionamentos firmes e alinhados com os propósitos de Deus.

SOBRE A REDE S2 – A Rede S2, ministério de casais da Cidade Viva, que promove o Encontro Life, tem ainda as conexões para os casais nos mais distintos dias e horários da semana, aconselhamento e o encontro de casais “Dois em Um”. Liderado pelo casal Hygo Costa e Gabriella Duarte, a Rede S2 visa promover comunhão, relacionamentos autênticos, pastoreio mútuo e crescimento espiritual. Mais informações no perfil do Instagram da @rede.s2

SERVIÇO

TEMA DO LIFE – “Um Casamento Centrado em Deus”

DATA: 16 de maio (sexta-feira)

HORÁRIO: 19h30

LOCAL: Centro de Convenções Cidade Viva – Aeroclube

ENTRADA: GRATUITA

INSS: 473,9 mil segurados já contestaram descontos indevidos

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Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram nesta quarta-feira (14) a abrir requerimentos de devolução de valores descontados indevidamente nos últimos anos, por meio dos canais oficiais da autarquia.

O pedido deve ser feito pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou pelo telefone 135.

Em balanço apresentado no fim do dia, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, informou já terem sido abertos, neste primeiro dia de funcionamento do sistema, um total de 480.660 procedimentos de reconhecimento ou não dos descontos, somando plataforma online e atendimento telefônico.

Desse total, 473.940 pessoas (98,6%) informaram não reconhecer a cobrança de mensalidade por entidade associativa. Outros 6.720 (1,4%) reconheceram os vínculos. Esses dados foram apurados até as 16h.

São 41 entidades associativas contestadas em todos esses lançamentos, abrangendo todas que têm ou tinham algum credenciamento com o órgão para fazer o desconto.

“Estamos encaminhando para 41 entidades para que, em 15 dias úteis, elas informem o vínculo, documentação que comprove o vínculo ou realizem o pagamento [do desconto não autorizado]. Esse pagamento não vai para a conta do segurado, vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo no pagamento em folha, na conta em que ele recebe o benefício”, explicou Waller, em coletiva de imprensa.

Cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora é possível saber o nome da entidade à qual o aposentado ou pensionista que teve desconto está vinculado, por meio do serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo.

“A gente precisa reforçar: a forma de entrada desse pedido é pelo aplicativo Meu INSS, central 135 ou pelo site da Previdência, no Meu INSS. Não há nenhuma outra forma de contato. A central de atendimento 135 não liga para ninguém, não entra em contato com ninguém. É você, tendo interesse, liga para o INSS. Não informe nada a ninguém, não assine nada a ninguém, não abra link algum, não dê qualquer tipo de informação”, reforçou o presidente do INSS.

Sem prazo
Waller Júnior também enfatizou que os segurados do INSS não precisam ter pressa em abrir o requerimento, pois não há prazo para a contestação dos valores.

“Todos serão ressarcidos no menor tempo possível. Não precisa correr, gente não vai fechar o sistema de um hora para outra”, garantiu.

As associações que tiverem seus descontos contestados por um segurado terão de apresentar a documentação individualizada, no prazo de 15 dias úteis, também em uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev.

“Foi colocado à disposição das entidades um sistema que permite que elas façam exatamente esse procedimento. Já é possível para as entidades cumprirem com sua obrigação de apresentarem autorização comprobatória”, explicou Rodrigo Assumpção, presidente da Dataprev.

Para quem abriu procedimento pelo Meu INSS, após esse prazo, a documentação apresentada pela entidade poderá ser conferida, e o segurado vai poder verificar se a assinatura e os documentos conferem com seus dados.

Na mesma plataforma, o segurado pode recusar a veracidade da documentação. A entidade associativa também vai ter a opção de pagar o valor descontado, por meio de Guia de Recolhimento à União (GRU) paga ao Tesouro Nacional.

Quem vai pagar
“A ideia inicial é que quem custeie essa indenização seja o fraudador, aquele que gerou dano a essa pessoa. Depois de verificado quantas pessoas, qual valor a ser pago, aí a gente vai verificar de onde vai sair o dinheiro e como vai sair o dinheiro. Mas, primeiro a gente precisa levantar um tanto, qual o valor”, disse o presidente do INSS.

Até o momento, o órgão conta com R$ 1 bilhão apreendido em contas de entidades já no dia da deflagração da operação contra as fraudes, no fim do mês passado.

Outros R$ 2,5 bilhões e bloqueios também já foram solicitados pela Advocacia Geral da União (AGU).

A Dataprev, empresa que fornece o serviço de tecnologia da informação para os sistemas da Previdência, não quis adiantar o valor total contestado por esses mais de 473 mil segurados que já abriram processo na plataforma, já que os prazos de apuração sobre a legalidade dos descontos ainda estão em andamento.

Atendimento presencial
Segundo o INSS, dos mais de 480 mil requerimentos já abertos, 450.426 (93,7%) utilizaram o canal Meu INSS (aplicativo ou site). Pela Central 135, houve 30.234 ligações. Pela média dos atendimentos diários, a autarquia registrou um aumento de 13% nos atendimentos neste primeiro dia de período para pedido de devolução dos descontos.

Dos quase 100 milhões de segurados, 89,5 milhões já utilizam regularmente a plataforma Meu INSS, via aplicativo ou página na internet. Já a média mensal de atendimento pela Central 135 é de 6,9 milhões de ligações, e o atendimento presencial chega a 2,1 milhões de pessoas, mas, nesses casos, se referem a segurados que precisam realizar algum tipo de perícia.

No momento, o presidente do INSS avalia que não é necessário expandir o atendimento de forma presencial utilizando agências de parceiros como Caixa Econômica Federal ou os Correios, que possuem maior capilaridade que o INSS, que está presente em cerca de 800 dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

“O INSS vem monitorando esses canais de atendimento e verificando se será necessário abrir outros canais. Esse pedido [de devolução de desconto] não tem prazo para terminar. A gente vai monitorando essa situação para verificar se é necessário encontrar parceiros, se vai precisar atender nas agências ou outras formas de busca”, afirmou Gilberto Waller Júnior.

O gestor, no entanto, não descartou a possibilidade de fazer busca ativa a partir de um balanço futuro, caso segmentos específicos desses 9 milhões de segurados não tenham conseguido acessar os canais principais de atendimento para avaliar os descontos.

Agência Brasil

Caixa libera abono salarial para nascidos em maio e junho

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Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada nascidos em maio e junho que ganham até dois salários mínimos podem sacar, a partir desta quinta-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). A quantia está disponível no Portal Gov.br.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Neste ano, R$ 30,7 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2025 será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, cerca de 22 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal; e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento. O saque iniciará nas datas de liberação dos lotes e acabarão em 29 de dezembro de 2025. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho.

Arte abono salarial PIS/Pasep
Arte/Agência Brasil
Quem tem direito
Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há, pelo menos, cinco anos, e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2023. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 126,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.518.

O abono salarial não se confunde com as cotas do antigo Fundo PIS/Pasep, que estão sendo sacadas por meio de outra plataforma, lançada em março deste ano. O antigo fundo abriga cotas de cerca de 10,5 milhões de trabalhadores formais antes da Constituição de 1988. O abono salarial beneficia trabalhadores com carteira assinada após a Constituição de 1988 com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Pagamento
Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre via crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode efetuar a transferência via TED para conta de sua titularidade via terminais de autoatendimento e portal ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Quem não é correntista da Caixa ou do Banco do Brasil e tem direito ao benefício também pode sacar o valor por meio do Portal Gov.br, no serviço “Receber o abono salarial”, mas é necessário ter conta prata ou ouro.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu a recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

Caravana do Cuidar leva serviços gratuitos aos moradores do Castelo Branco nesta sexta-feira

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A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), realiza mais uma edição da Caravana do Cuidar, nesta sexta-feira (16), das 8h às 12h, no bairro do Castelo Branco. A estrutura será montada na Rua Adolfo Maia, nº 43, em frente à Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Clara.

A iniciativa tem como objetivo descentralizar e facilitar o acesso da população a diversos serviços públicos, promovendo cidadania e cuidado com a comunidade. Durante a ação, os moradores poderão contar com atendimento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e dos programas Acessuas Trabalho e Criança Feliz.

Além de serviços de saúde, como atendimentos no Odontomóvel, emissão do Cartão SUS e orientações de profissionais da área, vacinação, atendimento médico e orientações com uma nutricionista. A população também poderá usufruir de serviços de embelezamento, promovendo cuidado e bem-estar.

O Procon-JP também estará presente, assim como a Defensoria Pública Móvel, que prestará assistência jurídica gratuita; a feirinha cultural com produtos de artesanato e alimentação; o programa para empreendedores ‘Eu Posso’; a Junta de Serviço Militar; e o agendamento de castração de animais por meio da unidade CastraMóvel.

Suspeito de estelionato é baleado ao tentar fugir da polícia, em bairro de João Pessoa

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Um homem suspeito de tentar aplicar um golpe em uma loja de eletrodomésticos no bairro de Geisel, em João Pessoa, foi baleado pela polícia nesta quarta-feira (14). De acordo com as autoridades, o disparo ocorreu durante a tentativa de fuga, após a chegada dos agentes ao estabelecimento.

O suspeito usava documentos falsos para realizar compras online por meio do crediário e se dirigia à loja física apenas para retirar os produtos. Ao perceber que se tratava de uma fraude, os funcionários da loja ligaram para a Polícia Militar, que foi ao local acompanhada por agentes da Polícia Civil.

Durante a abordagem policial, o homem tentou fugir correndo pelas ruas do bairro. Durante a perseguição, segundo a PM, ele fez um movimento brusco, como se fosse sacar uma arma da cintura, o que levou um dos agentes a atirar.

O disparo atingiu as costas do homem, que foi socorrido pelo Samu e levado ao Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Ele passou por atendimento médico e seu estado de saúde é estável.

Após receber alta hospitalar, o suspeito será conduzido à Cidade da Polícia Civil, onde será ouvido. Ele deverá responder pelos crimes de falsa identidade e estelionato.

João Azevêdo entrega reforma de escola em Pedro Régis, inaugura obras e participa do ODE em Mamanguape

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O governador João Azevêdo estará, nesta quinta-feira (15), nas cidades de Pedro Régis e Mamanguape para entregar obras nas áreas da educação, habitação e saúde, a exemplo da ampliação da Unidade para Implantação da Hemodiálise e da sala do Tomógrafo do Hospital Geral de Mamanguape. O chefe do Executivo estadual também vai participar da plenária do Orçamento Democrático Estadual (ODE) da 14ª Região, em Mamanguape.

Às 14h30, em Pedro Régis, João Azevêdo entrega a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Margarida Dias, localizada na Avenida Senador Ruy Carneiro, 193, no Centro da cidade.

Logo em seguida, o gestor vai para Mamanguape, onde entrega, às 16h, a ampliação da Unidade para Implantação da Hemodiálise e também a sala do Tomógrafo do Hospital Geral do município. Já às 16h30, ele inspeciona as obras do Anel Viário de Mamanguape, na BR-101, próximo a Usina Monte Alegre.

A partir das 17h, também em Mamanguape, o governador vai entregar o Residencial Cidade Madura, composto por 40 unidades habitacionais, núcleos de vivência e de assistência à saúde, guarita, horta, redários e infraestrutura de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O Cidade Madura representa um investimento de quase R$ 9 milhões e busca dar acesso à moradia digna e adequada para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

João Azevêdo encerra a agenda administrativa participando da Plenária do Orçamento Democrático Estadual que reúne a população dos municípios da 14ª Região. A audiência acontece às 19h, na Escola Cidadã Integral Técnica João da Mata Cavalcanti Albuquerque, em Mamanguape.

Orçamento Democrático – O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e da Secretaria Executiva do Orçamento Democrático Estadual, realiza nesta quinta-feira (15), na cidade de Mamanguape, e na sexta-feira (16), em Ingá, o segundo bloco de audiências públicas regionais de escuta popular para subsidiar o Projeto de  Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano. Deve participar dessas audiências a população dos 18 municípios que integram a 14ª e a 12ª Regiões Geoadministrativas.

A audiência na cidade de Mamanguape, acontece a partir das 19h, no ginásio da ECIT João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, e a de Ingá, também às 19h, no ginásio da ECI Luiz Gonzaga Burity.

Integram a região de Mamanguape as cidades de Baia da Traição, Capim, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Itapororoca, Jacaraú, Lagoa de Dentro, Marcação, Mataraca, Pedro Régis e Rio Tinto.

A audiência na cidade de Ingá deve envolver a participação da população dos municípios de Gurinhém, Juarez Távora, Serra Redonda, Riachão do Bacamarte, Mogeiro e Itatuba.

Já está disponível para votação o link votacaoode.pb.gov.br, onde a população pode eleger três prioridades de investimentos para as regiões que representam. Para votar, a pessoa deve inserir o CPF, escolher a região que representa e detalhar as prioridades de investimentos.

Cidadania Democrática – Durante todo o dia onde serão realizadas as audiências do ODE, serão disponibilizados serviços do Governo do Estado e de instituições públicas parceiras, a exemplo de vacinação, consultas médicas, emissão de documentos, castramóvel, consultoria da Defensoria Pública, entre outros.

Participam desta ação as Secretarias de Estado da Saúde, da Educação, da Agricultura Familiar, do Desenvolvimento Humano, da Mulher e Diversidade Humana, Cehap, Empaer, EPC, Fundac, Bombeiros, PMPB, Lotep, Detran, Sudema, IPC, Defensoria Pública, Energisa, Cagepa e Sejel/Sejuv.

O Cidadania Democrática em Mamanguape e Ingá acontecerá nos mesmos locais das audiências, com horário de funcionamento das 9h às 14h.