30.1 C
João Pessoa
Início Site Página 11

Presidente da CMJP se pronuncia sobre decisão do TRE-PB

0

Na sessão ordinária desta terça-feira (19), o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley (PSD), se pronunciou sobre decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) revogando medidas cauteladores impostas ao parlamentar durante o pleito de 2024. O vereador chegou a ser afastado do cargo, mas essa determinação também foi revertida.

“A decisão de ontem, do TRE, foi importante, porque se fez justiça. Eu confio na justiça, eu confio nos valores democráticos e na solidez das nossas instituições. Tudo o que aconteceu me deixou mais forte para enfrentar os reais problemas do dia a dia e de quem mais importa, o povo de João Pessoa”, declarou.

O presidente se mostrou disposto a continuar exercendo seu trabalho e dando as respostas que, segundo ele, a população espera: “Esta Casa, nos últimos quatro anos, enfrentou tempos turbulentos e deu as respostas que a população esperava. Na pandemia, quando muitos amigos e parentes morriam, projetamos mensagens nos prédios alertando para os cuidados necessários. Fizemos campanha, ajudamos na testagem e na convocação das pessoas para a vacinação. Compramos a briga da revitalização do Centro Histórico, votamos projetos importantes como o Plano Diretor, a Lei do Uso do Solo e demos conhecimento à população sobre seus direitos. Na parte administrativa, arrumamos a casa, saneamos as contas e isso tornou possível a construção de uma nova sede, ainda em obras. Estamos prontos, portanto, para dar as respostas que a população espera também nos próximos quatro anos. E neste ponto, meus amigos, eu, Dinho, estarei sempre à disposição de todos vocês”.

Dinho concluiu: “João Pessoa caminha para chegar a um milhão de habitantes e isso exigirá muito de todos nós, vereadores. E a esse chamado eu digo e repito: estamos prontos”.

No Dia do Empreendedorismo Feminino, Grupo Boticário muda fachadas de lojas

0

No Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, comemorado em 19 de novembro, o Grupo Boticário cria uma campanha potente e inédita para dar luz às mulheres brasileiras que encaram os desafios diários de ter seu próprio negócio. A empresa prestará uma homenagem a todas as empreendedoras por meio de um reconhecimento às que integram seu ecossistema de beleza e que seguem construindo seus negócios com protagonismo.

Para conscientizar consumidores e sociedade como um todo sobre a relevância do empreendedorismo feminino, o Grupo leva as histórias dessas mulheres para a mídia com o conceito “Elas movem negócios, elas movem o Grupo Boticário” e, com um gesto ousado e inovador, mudará as fachadas das lojas de O Boticário espalhadas por todo o país.

A ação terá foco principal nas franqueadas do Grupo Boticário, que têm seus nomes estampados no exterior da loja junto à marca. Assim, as fachadas de 5 unidades, nas cinco regiões do país, se transformam em uma homenagem: “O Boticário da Tiza”, por exemplo, que é franqueada do Grupo Boticário em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Ela sucedeu sua mãe, Regina Cordeiro, que na década de 1980 recebeu uma caixa de produtos da marca como presente e, incentivada pela irmã, passou a vendê-los. Com o sucesso na empreitada, Regina conseguiu realizar a abertura da primeira loja. Anos depois, a filha Tiza começou a trabalhar na loja e assumiu o negócio da família ainda jovem, e com dedicação, estudos e superação de desafios, ela expandiu o negócio. Hoje, Tiza celebra o sucesso da parceria com o Grupo Boticário, com a terceira geração, também de mulheres, com as filhas Camila e Florença, já atuando na gestão das 16 lojas da família.

Todo este movimento tem o objetivo de mostrar ao consumidor que ali, naquela loja, há uma mulher que é a líder e proprietária do empreendimento. Já as revendedoras, responsáveis pelos canais de venda direta de marcas da companhia, donas de salões de beleza e empreendedoras que estão iniciando sua jornada, representadas pelas mulheres que passaram pelo Empreendedoras da Beleza, programa de formação e capacitação promovido pelo Grupo Boticário, também serão celebradas ganhando voz, abrilhantando espaços midiáticos, nas redes sociais e em conteúdos patrocinados pela empresa, mostrando que elas são as protagonistas de suas próprias histórias.

Renata Gomide, Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário, ressalta que impulsionar o empreendedorismo feminino é uma missão essencial na busca por uma sociedade mais inclusiva e justa. “Enquanto empresa, nosso maior propósito é criar oportunidades para que a beleza possa transformar vidas e impactar a sociedade de maneira duradoura. No Brasil, sabemos que as empreendedoras enfrentam desafios significativos, como a dificuldade de acesso ao crédito, a sobrecarga de trabalho e a falta de apoio para conciliar carreira e família. Com esta campanha, queremos homenagear a força e a resiliência dessas mulheres, reconhecendo o protagonismo de suas próprias histórias e oferecendo o suporte necessário para que possam prosperar, superando obstáculos e contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades. Para nós, isso é crescimento compartilhado”, afirma Renata.

Vera Lucia Marcelino, proprietária de um salão de beleza em Pinhais, região metropolitana de Curitiba (PR), que empreendeu no ramo durante a pandemia, exemplifica sua trajetória percorrida com muita coragem e resiliência. “Não tinha muita noção de gestão. Comecei com a cara e com coragem. Depois dei uma guinada, comecei a acreditar mais em mim e no que eu poderia alcançar e o que eu merecia”, declara ela. “Hoje só tenho motivo pra agradecer, tenho orgulho. Me tornei a mulher que eu admirava. Se eu cheguei aqui sozinha foi porque acreditei muito no meu potencial, agora, com o apoio do Grupo Boticário por meio da marca Truss, eu vou longe”, complementa a empreendedora, que participa de eventos, treinamentos e outras atividades em parceria com a marca, a fim de aprimorar a capacitação e oferta de serviços para as suas clientes

Mais do que homenagear, a campanha celebra e reconhece a força do empreendedorismo feminino que tem o Grupo Boticário como grande apoiador e fomentador, afinal empreender está na essência e no DNA do Grupo, desde a fundação da sua primeira marca, O Boticário. Atualmente, essas mulheres representam uma parte essencial do ecossistema de beleza da empresa, sendo um pilar estratégico para todo o negócio e gerando valor às marcas de consumo. Atualmente, as marcas do Grupo Boticário compõem a maior rede de franquias de beleza do Brasil, na qual 63% das franquias são lideradas por mulheres, com mais de 4 mil pontos de lojas físicas presentes em 1.780 cidades e nos 26 estados brasileiros. Além disso, a base de revendedoras de venda direta é formada em 86% por mulheres.

A nova campanha alinha-se aos Compromissos para o Futuro e metas ESG do Grupo Boticário, que está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A empresa vê na comunicação e no marketing uma oportunidade de mostrar o impacto do empreendedorismo feminino, inspirando outras mulheres a empreender. Essa ação destaca o propósito de reconhecer as mulheres como protagonistas de suas histórias, representando um marco no setor de beleza ao fortalecer uma rede de empreendedoras e reafirmar o compromisso do Grupo em dar voz a cada uma delas.

Jornada ESG: Iniciativa com propósito, transformação e impacto 

Atento às necessidades e aos desafios das empreendedoras, o Grupo Boticário promove iniciativas sólidas de suporte e qualificação ao empreendedorismo que já impactaram mais de 17 milhões de pessoas. Conduzidas pelo Instituto Grupo Boticário, que completa 20 anos esse mês, elas promovem a capacitação e o empoderamento das mulheres, fortalecendo conexões e impulsionando o desenvolvimento feminino no seu ecossistema de beleza.

Tal movimento se faz muito necessário e essencial, já que aproximadamente ¼ das mulheres empreendedoras já sofreram preconceito por serem mulheres em seus negócios, de acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2023. Além disso, 76% das mulheres sentem-se sobrecargas ao tentar equilibrar os cuidados com a família e a empresa, em comparação com 55% dos homens. Reconhecendo a relevância desse cenário, o Grupo Boticário se dedica a fortalecer a presença feminina no setor, posicionando-se como um parceiro essencial para essas mulheres.

Com uma atuação genuína e consistente em impacto social, incluindo compromissos publicamente assumidos até 2030, a empresa se destaca como referência no mercado ao investir na capacitação e aceleração do empreendedorismo feminino, que é um importante aliado na redução das desigualdades de gênero e na promoção da independência financeira.

Entre as principais ações, destaca-se o programa Empreendedoras da Beleza, que capacita mulheres em situação de vulnerabilidade social, que de 2021 a 2023 já criou mais de 200 mil oportunidades para mulheres em todo o país. Em continuidade, o EB Day é uma versão condensada deste programa, com 8 horas de aulas práticas sobre técnicas de maquiagem, atuando como uma porta de entrada para outras formações e já implementado em São Paulo e Curitiba.

Conheça mais sobre as histórias inspiradoras das empreendedoras e dos projetos e ações do Grupo Boticário em apoio ao empreendedorismo feminino. Acesse https://www.grupoboticario.com.br/

Sobre Grupo Boticário 

Um dos maiores grupos de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira presente em mais de 40 países. É dono das marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Vult, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS, Tô.que.tô, Au.migos Pets e do marketplace Beleza na Web, além de atuar com produtos licenciados como Australian Gold, Bio Oil, Nuxe e Pampers e sua divisão para o mercado B2B. Essa interação entre diferentes marcas, ativos, plataformas, rede de franqueados, representantes, distribuidores, varejistas, sellers e fornecedores formam o ecossistema de beleza do Grupo Boticário que oferece, ainda, soluções digitais de gestão de negócio para o varejo brasileiro por meio das suas marcas Mooz, Casa Magalhães e GAVB. São mais de 20 mil colaboradores diretos, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem o ESG embutido em seu modelo de negócios. Até 2030, o Grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da sua jornada ESG pautada em fazer o certo e pela Beleza de Crescer Juntos, que reúne compromissos voltados para as dimensões humanas, ambientais e nossos processos produtivos.

A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 110 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais e conta também com atuação da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário. Conheça mais em www.grupoboticario.com.br

Helio de La Peña destaca vivência no Cariri paraibano em coluna no UOL

0

O humorista e colunista Helio de La Peña compartilhou uma experiência transformadora, em sua coluna para o Splash do UOL, vivida durante sua visita ao Cariri paraibano. Com o título “Sertão do Cariri repatria filhos esquecidos de um ‘Sul maravilha’ em crise”. O humorista revela uma região vibrante e rica em cultura, onde a seca, embora presente, é apenas um dos elementos do cenário.

O que realmente se destaca são as histórias de superação, criatividade e talento do povo local, além das belezas naturais. “Resolvi tirar uns dias para conhecer o Sertão do Cariri paraibano e me deparei com minha ignorância sobre o Brasil profundo”, confessou.

Entre os locais visitados, Helio comenta sobre o Lajedo do Marinho e o Lajedo do Pai Mateus, mas ressalta que o Cariri vai muito além da paisagem. “A viagem não se limita a visitar lugares e conhecer belas paisagens. O Sertão também tem sua Roliúde”, escreve De La Peña, referindo-se à cidade de Cabaceiras, que serviu como cenário para produções renomadas como o filme Auto da Compadecida e a série Cangaço Novo.

Além disso, durante sua visita, De La Peña teve a oportunidade de saborear a gastronomia local. Uma das paradas foi no Memorial do Cuscuz da Dona Lia, em Ingá, onde experimentou não apenas o famoso cuscuz, mas também carne de sol com macaxeira, feijão-de-corda e sucos típicos. O humorista também conheceu de perto o trabalho das crocheteiras do Lajedo do Marinho e testemunhou o impacto positivo do renda renascença na cidade de Monteiro. “O Cariri é um mundo de oportunidades”, escreve De La Peña, destacando como essas práticas culturais, aliadas ao turismo, têm movimentado a economia local e atraído turistas, criando um ciclo de prosperidade e desenvolvimento.

Para Ferdinando Lucena, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), relatos como o de De La Peña são um convite para que mais turistas conheçam a Paraíba além do seu litoral. “O Cariri Paraibano se firma cada vez mais como um lugar único para aqueles que buscam vivenciar a cultura e conhecer de perto as histórias de vida, a gastronomia e o artesanato local”, afirma.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, também reforça a importância da região. “O Cariri Paraibano é um tesouro que oferece uma experiência cultural transformadora. Temos trabalhado para divulgar e valorizar essa região, que é sinônimo de autenticidade, talento e resistência”, afirma Rosália Lucas.

A visita de De La Peña ao Cariri Paraibano reforça a relevância do turismo e da cultura como motor de desenvolvimento e identidade.

Frutas cristalizadas têm maior variação de preço entre os produtos da ceia natalina

0

O Procon-JP visitou 16 estabelecimentos comerciais na Capital paraibana, nesta segunda-feira (18), para elaborar pesquisa dos produtos que compõem a ceia natalina. Frutas cristalizadas (124%), panettone (116%) e cereja em caldas (113%) foram os itens que apresentaram maior variação de preço. Clique aqui e confira a pesquisa completa.

A pesquisa traz uma lista com 166 itens, divididos por categorias: queijo do reino, panettones/chocottones, frutas natalinas, enlatados e variados.

Maior variação – O preço das frutas cristalizadas da marca ‘Reserva G’, com 150g, variou 124%. No Bemais – Bancários, o produto foi encontrado por R$ 5,49. Já no Pão de Açúcar – Miramar, por R$ 12,29.

Outro item que apresentou uma variação de preço considerável foi o panettone de frutas da marca ‘Santa Edwiges’, com 400g. No Rede Compras – Aeroclube, o produto custa R$ 17,99. E no Atacadão – Geisel é vendido por R$ 38,90.

Menor variação – Os produtos que quase não variaram de preço entre estabelecimentos foram: chocottone mousse (2%), lentilha (2%) e figo em calda (3%).

O chocottone mousse da marca ‘Bauducco’, com 450g, está custando R$ 30,99, no Supermercado Manaíra; e R$ 31,49, no Pão de Açúcar – Miramar. A lentilha da marca ‘Kicaldo’, com 500g, está sendo comercializada por R$ 13,69, no Rede Compras – Aeroclube. E por R$ 13,99, no Supermercado Manaíra e Menor Preço (Bairro dos Estados).

Queijo do reino – A pesquisa do Procon-JP traz 13 marcas diferentes de queijo do reino (kg). O mais barato é o da marca ‘Piracanjuba’, que está sendo comercializado por R$ 86,90, no Assaí – Avenida Epitácio Pessoa.

O produto da marca ‘Milano’ apresentou a maior variação de preço entre estabelecimentos (55%). Está sendo comercializado por R$ 109,90, no Rede Compras – Aeroclube, e por R$ 169,90 no Pão de Açúcar, no Miramar.

Frutas natalinas – Os produtos que compõem a categoria de frutas natalinas apresentaram variações de preço significativas – vale a pena o consumidor pesquisar entre estabelecimentos antes de sair às compras. A diferença do quilo da maçã verde chega a R$ 14,40 entre estabelecimentos. O kiwi, R$ 18,20; e o pêssego fresco, R$ 15,97.

Para conferir a pesquisa completa acesse o portal da Prefeitura de João Pessoa – www.joaopessoa.pb.gov.br e do Procon-JP – www.proconjp.pb.gov.br.

Prejuízo: Decoração natalina do Parque Solon de Lucena é alvo de vandalismo

0

A depredação aconteceu na decoração do Parque Solon de Lucena, no túnel iluminado dançante, que tem 25 metros de extensão, e teve os fios cortados. A Seinfra foi acionada ainda na noite de segunda-feira e já está tomando as providências para resolver o problema. “Esse túnel tem uma programação, um sistema tecnológico para funcionar e cortaram os fios desse equipamento prejudica seu funcionamento”, explicou a diretora de Iluminação da Seinfra, Joyce Alves. “Estamos calculando o prejuízo e começaremos os reparos assim que possível”, informou.

De acordo com a diretora de Iluminação da Seinfra, já foi feito um Boletim de Ocorrência para que a polícia possa tomar as medidas cabíveis e o pedido da Secretaria é que a população denuncie esse tipo de depredação, caso observe alguma movimentação estranha, ligando para Polícia Militar, através do número 190 ou para a Guarda Civil Metropolitana pelo 153.

A iluminação natalina de João Pessoa traz diversos elementos e está instalada em pontos turísticos da cidade, como Parque Solon de Lucena, Avenida Getúlio Vargas, Praça da Independência, Avenida Beira Rio, Epitácio Pessoa, Busto de Tamandaré e no Parque das Três Ruas, nos Bancários.

Cícero Lucena faz vistoria em obras e projeta entrega da nova Feira Livre do Colinas do Sul para abril

0

O prefeito Cícero Lucena inspecionou, nesta terça-feira (19), as obras de construção da nova Feira Livre do Colinas do Sul e projetou a inauguração para o mês de abril. O equipamento vai contar com 240 boxes, iluminação em LED e ainda uma quadra poliesportiva em anexo para contemplar a comunidade com a prática esportiva.

“Superamos o processo das empresas que haviam abandonado essa obra anteriormente, e essa terceira está correndo para, se Deus quiser, a gente entregar em abril para trazer mais um benefício para essa comunidade. Mais cedo eu autorizei a pavimentação de oito ruas em Gramame e seguimos avançando com obras na cidade”, afirmou o prefeito.

Planejamento dos mercados e feiras – A nova Feira Livre do Colinas do Sul faz parte de um planejamento para construção e reconstrução de equipamentos públicos em vários bairros da Capital, que estão sendo transformados em áreas de convivência. A Prefeitura de João Pessoa está investindo R$ 80 milhões para obras nos seguintes locais:

Entregues:
Mercado do Bessa
1ª etapa do Mercado Público do Castelo Branco

Obras em andamento:
Mercado de Cruz das Armas
Mercado do Rangel
Mercado do Bairro dos Estados
Mercado do Valentina
Mercado de Oitizeiro

Em fase de licitação:
Mercado Central

Projetos em andamento:
Tambaú
Jaguaribe
Mangabeira
2ª etapa do Mercado do Castelo Branco

Veja as intervenções na nova Feira do Colinas do Sul, com investimento de R$ 1,7 milhão:

Estacionamento com 67 vagas, sendo 06 vagas acessíveis;

Total de 240 boxes, sendo 20 laticínios, 5 carnes, 10 frangos e 10 peixes, estes, por sua vez, com bancadas dispondo de pontos hidráulicos;

Bloco de apoio com 54,72m2;

Banheiros para público masculino e feminino;

Banheiros PCD masculino e feminino;

Depósito e administração;

Área para ampliação de cerca de 48 boxes;

Iluminação em LED.

Municípios podem ser punidos e perder recursos se ‘esconderem’ dados sobre acidentes de trabalho

0

Procurador do Trabalho dá 10 dias para gestores de ‘municípios silenciosos’ regularizarem situação e apresentar relatório. Ele fará audiência em Patos na próxima sexta, às 9h30. Objetivo é reduzir subnotificação de acidentes e adoecimentos na Paraíba

 

19/11/2024 – O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) está alertando que municípios que ‘escondem’ ou ‘omitem’ acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho serão punidos e poderão perder recursos públicos da Saúde. O procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida deu um prazo de 10 dias para gestores de ‘municípios silenciosos’ regularizarem a situação e apresentarem ao MPT um relatório comprovando a inclusão dos dados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

 

O alerta foi feito pelo procurador do Trabalho Marcos Almeida após uma audiência com representantes de 16 ‘municípios silenciosos’ da 1ª Macrorregião de Saúde, que não notificaram ao Sinan nenhum acidente ou agravo relacionado ao trabalho em 2024. Segundo o procurador, a Paraíba tem ao todo 40 ‘municípios silenciosos’ que, por algum motivo, não estão notificando ao Ministério da Saúde os casos de acidentes de trabalho e adoecimentos.

 

A audiência aconteceu na última terça-feira (12), no Auditório do Edifício-Sede do MPT-PB, em João Pessoa, com a presença de representantes do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest Estadual e Cerest Macro João Pessoa. O objetivo é acompanhar as ações locais para redução da subnotificação de acidentes de trabalho e adoecimentos de trabalhadores na Paraíba.

 

“Na 1ª Macrorregião de Saúde da Paraíba, há 16 ‘municípios silenciosos’, ou seja, que não estão notificando ao Sinan os casos de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Reiteramos a necessidade desses municípios saírem dessa lista, inclusive porque eles podem perder recursos públicos na área de saúde. Concedemos um prazo de 10 dias para fazerem as notificações. Eles terão até o dia 22 de novembro para apresentarem a comprovação. O MPT está vigilante e vai cobrar dos gestores”, informou o procurador do Trabalho Marcos Antonio Ferreira Almeida, coordenador Regional da Codemat/MPT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho).

 

A coordenadora do Cerest Estadual, Celeida Barros, participou da audiência no MPT e reforçou a importância das notificações de acidentes e adoecimentos relacionados ao trabalho porque ajudam a mapear, reconhecer os agravos e, com isso, traçar estratégias de prevenção e combate.

 

MPT fará audiência dia 22 com municípios da 3ª Macro

 

Na próxima sexta-feira (22), às 9h30, o procurador Marcos Almeida realizará outra audiência, desta vez com gestores de 24 ‘municípios silenciosos’ da 3ª Macrorregião de Saúde da Paraíba que não notificaram acidentes de trabalho e agravos ao Sinan. A audiência acontecerá na 6ª Gerência Regional de Saúde (Rua Horácio Nóbrega, 949, Belo Horizonte), município de Patos, no Sertão paraibano, com a participação do Cerest.

 

“A audiência será com os municípios silenciosos da região do Sertão que continuam sem notificar em 2024, ou seja, que não realizaram nenhum registro dos acidentes e doenças do trabalho que ocorreram no seu território. A ideia é que esses municípios realizem as notificações no Sinan para que saiam dessa lista dos ‘municípios silenciosos’ e possamos reduzir o percentual de subnotificação de acidentes no Estado da Paraíba”, enfatizou Marcos Almeida.

 

Segundo o procurador, os dados preocupam o MPT, pois sem informações precisas, não é possível traçar estratégias e políticas públicas para reduzir o alto índice de acidentes de trabalho, adoecimentos e mortes de trabalhadores no Estado. Ele reforçou que, a ausência de casos de acidentes não significa a inexistência deles, mas reflete a necessidade de aprimorar as ações de Vigilância Epidemiológica, para um melhor monitoramento dos casos.

 

“Houve um avanço significativo na Paraíba. Na 2ª Macrorregião de Saúde, já temos 100% dos municípios notificantes, mas ainda estamos com 40 ‘municípios silenciosos, dos quais 16 na 1ª Macrorregião de Saúde e 24 na 3ª Macrorregião’. Então, é preciso avançar mais e o MPT vai continuar vigilante”, concluiu o procurador Marcos Almeida.

 

‘MUNICÍPIOS SILENCIOSOS’ 1ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE DA PB

Belém

Casserengue

Cruz do Espírito Santo

Cuitegi

Duas Estradas

Logradouro

Mari

Pedro Régis

Pilões

Pirpirituba

Rio Tinto

Serra da Raiz

Serraria

Sertãozinho

Sobrado

Solânea

(Fonte: Cerest Estadual PB/Outubro2024)

 

‘MUNICÍPIOS SILENCIOSOS’ 3ª MACRORREGIÃO DE SAÚDE DA PB

Areia de Baraúnas

Cacimba de Areia

Cacimbas

Cajazeirinhas

Carrapateira

Desterro

Diamante

Emas

Igaracy

Lagoa

Mãe D’Água

Olho D’Água

Paulista

Salgadinho

Joca Claudino

São Domingos

São Francisco

São José de Caiana

São José do Bonfim

São José do Brejo do Cruz

São José do Sabugi

São Mamede

Serra Grande

Vieirópolis

(Fonte: Cerest Estadual PB/Outubro2024)

 

O que deve ser notificado?

1. Acidente de trabalho, independentemente de sua gravidade;

2. Acidente de trabalho com exposição a material biológico;

3. Transtornos mentais relacionados ao trabalho;

4. Câncer relacionado ao trabalho;

5. Dermatoses ocupacionais;

6. Pneumoconioses;

7. Perda auditiva induzida por ruído (PAIR);

8. Lesão por esforço repetitivo/Distúrbios Osteomusculares relacionados ao trabalho (LER/DORT);

9. Intoxicação exógena, por substâncias químicas, incluindo agrotóxicos, gases tóxicos e metais pesados;

10. Violência doméstica e/ou outras violências, incluindo trabalho infantil, assédio moral.

 

O que é considerado acidente de trabalho?

Todo caso de acidente de trabalho por causas não naturais compreendidas por acidentes e violências (Capítulo XX da CID-10 V01 a Y98), que ocorrem no ambiente de trabalho ou durante o exercício do trabalho quando o trabalhador estiver realizando atividades relacionadas à sua função, ou a serviço do empregador ou representando os interesses do mesmo (Típico) ou no percurso entre a residência e o trabalho (Trajeto) que provoca lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar a perda ou redução temporária ou permanente da capacidade para o trabalho e morte.

Ascom MPT-PB

Assembleia aprova resolução e marca data para eleição do segundo biênio da Mesa Diretora

0

A Assembleia Legislativa do Estado, (ALPB), aprovou, no final da manhã desta terça-feira, (19), uma resolução marcando para o próxima terça-feira, (26), a eleição para  o segundo biênio da Mesa Diretora.

Esta semana o Supremo Tribunal Federal Federal (STF)  declarou a inconstitucionalidade das eleições antecipadas para as mesas diretoras das Assembleias Legislativas.  Em todas as situações, os juízes concordaram com os relatores que as eleições antecipadas violam a Constituição.

Mais informações em instantes.

Paraiba.com.br

Aluna denuncia caso de racismo em escola privada de JP durante apresentação de trabalho

0

No último dia 6 de novembro de 2024, em uma escola privada no bairro de mangabeira, em João Pessoa, uma aluna relatou ter sido vítima de racismo por parte de sua professora de história durante a apresentação de um trabalho escolar. O episódio ocorreu na sala de aula, e gerou indignação entre alunos e profissionais da instituição.

A estudante menor que fez a denúncia, explicou que, enquanto lia o texto de sua apresentação no celular, foi interrompida pela professora de história, que pediu que ela deixasse o aparelho. Diante da justificativa da aluna sobre a necessidade do dispositivo para a apresentação, a professora teria dito:

“Você sabe, né, [nome da aluna], por você ser uma mulher negra, você tem que ser 10 vezes melhor que os outros. Eu nem queria fazer a comparação com você, mas olha para a colega do seu lado (uma aluna branca). Quem você acha que teria mais chances de entrar em uma faculdade? Você ou ela? Quem você acha que eles aceitariam? Por você ser uma mulher negra, você tem que dar exemplo e tem que ser 10 vezes melhor!”

Após essas declarações, a professora não permitiu que a aluna continuasse a apresentação, além de impedi-la de retornar ao seu lugar. Segundo a estudante, ao final da atividade, a docente tentou justificar suas palavras, afirmando que apenas queria motivá-la a superar a “preguiça”.

A estudante relatou que, após o ocorrido, começou a chorar e sofreu uma crise de falta de ar devido à humilhação que sentiu diante de seus colegas. Ao perceber o estado emocional da adolescente, alguns alunos acionaram a psicóloga da escola, que retirou a jovem da sala e ofereceu apoio.

Além desse episódio, a estudante revelou que, na semana anterior, a mesma professora fez outro comentário racista durante a aula. Na ocasião, comparou situações hipotéticas em uma loja, afirmando: “Se eu entrasse em uma loja, não iria me sentir constrangida. Agora, se [nome da aluna] entrasse, por ser negra, iria se sentir constrangida.”

As advogadas, Dra. Raissa Helena e Dra. Mirela Cristina, que assumiram o caso, destacaram a gravidade da situação e afirmaram que medidas legais estão sendo tomadas.

A escola ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, contudo, o relato gerou repercussão e indignação entre os outros alunos. As advogadas do caso,

Operação da PF investiga falsificação e distribuição de cédulas no Sertão da Paraíba

0

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (19) a Operação Arcano X. O foco da investigação são crimes de falsificação e distribuição de cédulas falsas no município de Barra de Santana, no Sertão da Paraíba. A operação é resultado de uma série de investigações iniciadas após a interceptação de uma encomenda contendo 20 cédulas falsas de R$ 50,00, enviada de Brasília com destino a um endereço na zona rural de Barra de Santana.

Como parte das ações da operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, autorizado pelo Juízo da 16ª Vara Federal de João Pessoa. Além disso, foi determinada a quebra do sigilo telemático do suspeito, o que permitirá o acesso a informações digitais relacionadas ao caso.

Se os indícios de autoria e materialidade do crime forem confirmados, o suspeito poderá responder pelo crime de aquisição de moeda falsa, conforme previsto no artigo 289, parágrafo 1º, do Código Penal. A pena para esse tipo de crime pode chegar a 12 anos de reclusão, além de possíveis outras acusações que possam surgir após a análise do material apreendido durante a operação.

T5