29.1 C
João Pessoa
Início Site

MPPB requer na Justiça que STTP renove credenciais de estacionamento de pessoas com TEA, em CG

0

O Ministério Público da Paraíba ajuizou uma ação civil pública com pedido liminar para obrigar a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande renovar e manter a credencial de estacionamento de todos os usuários que apresentarem laudo médico comprobatório de transtorno do espectro autista (TEA). A ação foi ajuizada pelo promotor de Justiça Márcio Gondim do Nascimento, que atua na defesa da cidadania e direitos fundamentais de Campina Grande.

Segundo o promotor de Justiça Márcio Gondim, o ajuizamento da ação civil pública busca assegurar que pessoas com Transtorno do Espectro Autista tenham garantido o direito ao uso de vagas especiais de estacionamento, coibindo interpretações restritivas que desconsideram suas limitações reais. Ele destacou que a iniciativa vai além de um caso individual, tendo como objetivo promover inclusão, segurança e respeito à dignidade das pessoas com deficiência.

Conforme a ação, uma notícia de fato foi instaurada para apurar denúncia de indeferimento administrativo do pedido de renovação da credencial de estacionamento para vagas exclusivas (PcD) pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) de Campina Grande. A negativa da autarquia municipal fundamentou-se em uma interpretação restritiva da Resolução Contran nº 965/2022, sob a alegação genérica de ausência de comprometimento de mobilidade.

Na ação, o promotor destaca que a resolução do Contran não limita o benefício a quem possui limitações biomecânicas de locomoção e que a dificuldade de locomoção no TEA não é motora, mas decorre da hipersensibilidade a estímulos externos e da ausência de percepção de riscos, o que torna o trajeto em estacionamentos comuns perigoso e desestabilizador.

Além disso, a decisão da STTP contraria a Lei Estadual nº 12.248/2022, que reforça que, no território paraibano, o autismo deve ser compreendido em toda a sua complexidade, exigindo que a Administração Pública adeque seus procedimentos — incluindo a concessão de credenciais de estacionamento — para eliminar as barreiras que impedem o direito de ir e vir com dignidade e segurança.

A ação pede ainda que a superintendência adeque seus protocolos de avaliação, abstendo-se de indeferir pedidos de pessoas com TEA, baseando-se apenas na ausência de comprometimento motor, em respeito ao modelo biopsicossocial da Lei nº 13.146/2015.

 

Polícia Civil prende três suspeitos com carga de drogas avaliada em quase R$ 1 milhão

0

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com apoio da UNINTELPOL, da Delegacia de Repressão à Entorpecentes e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), efetuou, na manhã desta quinta-feira (23), a prisão de três indivíduos que transportavam entorpecentes avaliados em aproximadamente R$ 1 milhão, durante deslocamento no trecho entre os municípios de João Pessoa e Campina Grande, na BR-230. A ação foi resultado de trabalho investigativo e monitoramento, que possibilitou às equipes identificarem e localizarem os dois veículos utilizados na prática criminosa. Os indivíduos são oriundos de Campina Grande.

Durante a abordagem, os investigados tentaram empreender fuga, sendo prontamente contidos pela rápida e eficaz intervenção dos policiais civis. Os suspeitos foram conduzidos à unidade policial, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

As ações fazem parte das estratégias permanentes de enfrentamento ao crime organizado, reforçando o compromisso da Polícia Civil da Paraíba com a repressão qualificada ao tráfico de drogas e à atuação de organizações criminosas no estado.

Durante Feira da Cidadania, Leo Bezerra celebra parcerias da Prefeitura com o Governo Federal

0

Durante a edição da Feira da Cidadania, realizada nesta quinta-feira (23), o prefeito Leo Bezerra destacou as parcerias entre a Prefeitura de João Pessoa e o Governo Federal. A ocasião contou com a presença dos ministros Guilherme Boulos (Secretaria Geral da Presidência) e Gustavo Feliciano (Turismo), além do senador Veneziano Vital, que estiveram na Capital para participar do evento. A ação levou diversos serviços à população de Mangabeira e integrou a programação alusiva aos 43 anos do bairro.

Na Habitação, por exemplo, todos os projetos para construção de novos residências apresentados pela gestão municipal foram aprovados junto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As 10 novas Unidades de Saúde da Família, oito das já entregues também receberam recursos federais, assim como escolas em construção com investimento do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

De acordo com Leo Bezerra, essa parceria se consolida e terá mais benefícios para a Capital. “Buscaremos o apoio dos ministérios, dos deputados federais e estaduais, e de todos os parceiros que desejam contribuir. A parceria será estabelecida não apenas na área de Habitação e Infraestrutura, mas em todas as áreas relevantes. A Prefeitura está preparada para receber e operacionalizar quaisquer ações do Governo Federal, visando o bem-estar da população”, frisou o prefeito.

Entre os serviços, a população de Mangabeira contou com atendimentos do INSS, vacinação para todas as idades, microchipagem de cães e gatos e serviços de saúde, entrega de carteira para o artesão, ID Jovem, entre outros serviços. Esta é a 13ª edição do Governo do Brasil na Rua, ação interministerial coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que reúne órgãos federais e parceiros locais para ampliar o acesso da população a políticas públicas.

“Na área de atendimento do INSS, onde se concentram os cidadãos que necessitam de avaliação pericial, identificamos um atraso no agendamento. As perícias, que estavam pendentes, serão realizadas hoje. Os beneficiários receberão seus direitos assegurados, pois a garantia é fundamental. Para facilitar o acesso ao crédito do programa ‘Minha Casa, Minha Vida – Reforma’, trouxemos a Caixa Econômica Federal, que assegurará o repasse dos recursos aos cidadãos de Mangabeira. Além disso, programas como o ‘Pé de Meia’ e o ‘Gás do Povo’, juntamente com outras iniciativas do Governo Federal, serão disponibilizados à população”, afirmou o ministro Guilherme Boulos.

A escolha de Mangabeira para esta ação não foi aleatória e não apenas pelo aniversário do bairro, segundo o ministro do Turismo. É o território com maior adensamento populacional e que a cobertura de serviços do Governo Federal tem maior impacto. “As políticas públicas implementadas, que impulsionam o governo do presidente Lula têm demonstrado resultados positivos em diversas áreas. A redução da fila de espera por atendimento médico, graças ao empenho dos profissionais da saúde. Atingimos o menor índice de desemprego da história do Brasil”, celebrou o ministro Gustavo Feliciano.

Entre as pessoas beneficiadas com a Feira da Cidadania, Maristela dos Santos destacou a descentralização dos serviços para ter atendimento perto de casa. “Queria resolver um agendamento do INSS fazia muito tempo – e consegui sem burocracia aqui. Muita gente daqui de Mangabeira aproveitando essa oportunidade para resolver horas coisas. Uma ótima oportunidade”, celebrou.

O evento ainda contou com a participação do governador da Paraíba, deputados estaduais e vereadores da Capital.

Governador Lucas Ribeiro e ministro Guilherme Boulos abrem feira da cidadania

0

O governador Lucas Ribeiro e o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, abriram, na manhã desta quinta-feira (23), a 13ª edição da feira da cidadania Governo do Brasil na Rua. A iniciativa realizada em parceria com o Governo da Paraíba disponibiliza, até as 17h de hoje, na ECIT Mestre Sivuca, no Bairro Mangabeira VIII, em João Pessoa, uma série de serviços públicos gratuitos para a população, ampliando o acesso a direitos e à cidadania — não há necessidade de agendamento. Lucas participou, ainda, da reunião com representantes dos Fóruns de Participação Social, oportunidade em que, com o ministro Boulos, ouviu representantes de diversos segmentos sociais, como quilombolas, feministas e indígenas, reafirmando o compromisso do Governo da Paraíba com os direitos da população.

Na ocasião, Lucas Ribeiro destacou que a realização da feira da cidadania reafirma o compromisso do Governo da Paraíba e do Governo Federal com a população. “É muito importante essa parceria com o Governo Federal, com o presidente Lula, nesse trabalho conjunto de levar serviços e acesso rápido como esses que estão sendo oferecidos hoje aqui. E nossas parcerias vão muito além, com obras e investimentos que a Paraíba tem recebido, como os do PAC, onde estamos construindo o Hospital de Trauma do Sertão, uma obra histórica que será entregue, resultado dessas parcerias entre o nosso Governo e o Governo do presidente Lula”, afirmou, ao parabenizar o bairro de Mangabeira pelo aniversário de 43 anos, comemorado nessa quarta-feira (22).

O ministro Guilherme Boulos evidenciou a importância do Brasil na Rua no fortalecimento da cidadania. “Quando o presidente Lula pediu para a gente fazer o Governo do Brasil na Rua, o propósito foi levar as políticas e os programas do Governo até as pessoas. Por isso, gostaria de agradecer a parceria com o governador Lucas Ribeiro, que também colocou o Governo da Paraíba nesta grande ação de hoje. Aqui estão presentes 11 ministérios, a Caixa Econômica, o Sesi e o Sebrae para poder levar as políticas do Governo Lula até as pessoas. Pegue como exemplo o INSS: hoje estamos como peritos, em consultórios móveis, e a nossa perspectiva é poder zerar a fila por perícias do INSS aqui nessa região”, destacou.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, também ressaltou a importância da feira na promoção da cidadania da população paraibana. “É uma alegria estar hoje aqui — eu estava comentando com o governador Lucas e com o ministro Boulos que Mangabeira é maior que muitos municípios paraibanos. E que bom no dia de hoje estar participando dessa ação, que aproxima o Governo do presidente Lula das pessoas”, completou.

A solenidade teve a participação de representantes de diversos movimentos sociais e lideranças políticas, a exemplo dos deputados federais Damião Feliciano, Wilson Santiago e Luiz Couto, assim como o deputado estadual João Gonçalves, que representou a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Auxiliares da Gestão estadual também estiveram presentes, a exemplo de Neide Nunes, secretária de Estado do Desenvolvimento Humano.

O governador Lucas Ribeiro ainda participou, ao lado do ministro Guilherme Boulos, da inauguração da Cozinha Solidária, na Costa do Sol.

Garantindo cidadania — A feira da cidadania Governo do Brasil na Rua — etapa João Pessoa — é uma ação interministerial coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, que reúne órgãos federais e parceiros locais, como o Governo da Paraíba, para ampliar o acesso da população a políticas públicas.

Há cinco anos, José Airton Pereira, de 57 anos, estava sem o Registro Geral (RG), que havia sido molhado por uma goteira. Nesta quinta, ele viu na feira da cidadania a oportunidade de ficar em dia com a cidadania. “Eu achei essa iniciativa muito boa, a gente vive na correria e há cinco anos estava sem identidade —a sorte é que faço uns bicos, não trabalho de carteira assinada e não precisei muito do meu RG. Hoje, graças a Deus, vou resolver essa situação”, disse.

Já a técnica de enfermagem Andréa Souza, de 50 anos, veio em busca do serviço de perícia do INSS — um dos mais procurados. “Há dois anos, eu sofri um acidente e só tinha cinco dias para enviar mais um atestado. Por isso, achei o máximo essa iniciativa, porque eu trouxe os documentos e vou apresentar de maneira presencial — pela Internet, eu acho mais complicado. Estou muito satisfeita”, celebrou.

Ao longo da feira, a população tem acesso a diversos serviços públicos gratuitos, sem necessidade de agendamento, com a possibilidade de sair do local com demandas resolvidas. Entre os atendimentos disponíveis estão perícias do INSS, vacinação para todas as idades, microchipagem de cães e gatos e serviços de saúde, entrega de carteira para o artesão, ID Jovem, entre outros serviços.

Busto de Tamandaré recebe nova edição do projeto Feira Móvel a partir deste sábado

0

O projeto Feira Móvel, promovido pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), retorna ao Busto de Tamandaré entre os dias 25 e 28 de abril, das 16h30 às 22h. O evento contará com a participação de mais de 60 expositores, de vários segmentos: moda, artesanato, costura criativa, cosméticos, confeitaria, gastronomia, papelaria, brinquedos educativos e agricultura familiar.

Neste mês de abril, a Feira Móvel acontece em sete bairros de João Pessoa: Centro, Bairro dos Estados, Bessa, Altiplano, Bancários, Brisamar e Tambaú. Todavia, a edição no Busto de Tamandaré é sempre esperada com grande expectativa pelos comerciantes, devido a intensa circulação de moradores e turistas no local, resultando em aumento das vendas.

Participantes – No momento, são 292 expositores ativos na Feira Móvel. Entre eles, participam mensalmente das edições cerca de 170 comerciantes, e mais 147 estão na lista de espera. Números que revelam a dimensão e o sucesso do projeto. “Até o fim deste mês será concluído o nosso recadastramento. Em seguida, terá início o processo de curadoria e análise de produtos a serem comercializados por aqueles empreendedores que estão na lista de espera”, disse a coordenadora do projeto, Thayara Ferreira.

Ao longo dos últimos seis anos, a Feira Móvel tornou-se um espaço que fortalece o pequeno produtor, o empreendedorismo criativo, e tem contribuído para transformar a vida de centenas de pessoas e famílias. Um trabalho que fortalece a economia local, oferecendo produtos de qualidade e preços acessíveis ao consumidor. Em 2025, o projeto teve um faturamento anual superior a R$ 2 milhões.

Corrida Paraibana pelo Autismo tem mais de 1,5 mil inscritos e entrega de kits será nesta sexta e sábado

0

As pessoas que irão participar da 3ª edição da Corrida Paraibana pelo Autismo, neste domingo (26), devem ficar atentas para a entrega dos kits que será realizada nesta sexta-feira (24) e sábado (25). A retirada será na loja SportLife, localizada na avenida Edson Ramalho, no bairro de Manaíra.

Mais de 1.500 corredores participam do evento — com inscrições esgotadas — reforçando a proposta de promover inclusão e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As provas de 5km, 10km e Family Run terão concentração às 5h e largada às 6h, no Busto de Tamandaré.

“A Corrida Paraibana pelo Autismo une esporte e cidadania. Mais do que correr, a gente promove inclusão, dá visibilidade à causa e fortalece políticas públicas que transformam vidas”, destacou o secretário de Juventude, Esporte e Recreação, Joãozinho Neto.

A realização da Corrida Paraibana pelo Autismo é da Associação Paraibana de Autismo (APA), com apoio da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), fortalecendo as ações voltadas à inclusão social na Capital.

A presidente da Associação Paraibana de Autismo, Hosana Carneiro, ressaltou a importância do evento. “A corrida é um momento de celebração e pertencimento. É gratificante ver famílias, crianças e jovens autistas inseridos no esporte e na sociedade, mostrando que estamos avançando cada vez mais”, afirmou.

Um dos destaques desta edição é a camisa oficial do evento, que traz a arte criada por Beatriz, uma jovem autista e artistas. Além disso, ela realizará uma exposição das obras durante a programação.

Conscientização – Consolidada no calendário esportivo e social da capital paraibana, a Corrida Paraibana pelo Autismo vai além da prática esportiva e se destaca como um importante momento de conscientização sobre a inclusão e o respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Mesmo quem não conseguiu se inscrever na corrida poderá participar da programação, que contará com atividades culturais e momentos de interação social. A expectativa é de mais uma edição marcada pela emoção,engajamento e fortalecimento da luta por uma sociedade mais inclusiva e consciente

Para retirar o kit é necessário apresentar o comprovante de inscrição, além de um documento oficial com foto, como RG ou CNH. Em caso de retirada por terceiros, será exigido o comprovante de inscrição, além de foto ou cópia do documento do participante.

Entrega de kits

Local: Loja SportLife
Endereço: Av. Edson Ramalho, Manaíra
Horários:
Sexta-feira (24) – das 10h às 19h
Sábado (25) – das 9h às 14h

Serviço

3ª Corrida Paraibana pelo Autismo

Local: Busto de Tamandaré

Data: 26 de abril

Horário: 6h

Percursos: 5km e 10km

Family Run: modalidade participativa para crianças e responsáveis
Site: www.race83.com.br

Estudantes e professores da Rede Municipal de JP de Ensino embarcam para intercâmbio no Canadá

0

Um grupo formado por 52 alunos e professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa embarcaram, nesta quinta-feira (23), para uma experiência internacional de intercâmbio em Toronto, no Canadá. A iniciativa é custeada pela Prefeitura da Capital, por meio da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), e faz parte do programa ‘João Pessoa no Mundo’, cujo objetivo é ampliar os horizontes educacionais e culturais dos participantes.

O embarque dos estudantes e professores aconteceu no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, localizado na Região Metropolitana de João Pessoa, e foi acompanhado pela secretária América Castro e pela secretária executiva Luciana Dias, além dos familiares dos estudantes.

“O intercâmbio representa uma oportunidade única de imersão cultural e aprimoramento do idioma inglês, além de promover autonomia, responsabilidade e troca de experiências entre os participantes. A expectativa é que os alunos retornem com uma bagagem enriquecida, tanto no aspecto acadêmico quanto pessoal”, ressaltou América Castro.

João Pessoa no Mundo‘ – O programa da Prefeitura da Capital tem como objetivo oferecer experiências formativas internacionais para estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino, promovendo a proficiência em línguas adicionais, acesso a práticas pedagógicas inovadoras e vivências interculturais. A iniciativa também estimula o desenvolvimento de habilidades como comunicação, criatividade, protagonismo, colaboração e pensamento crítico.

O programa ‘João Pessoa no Mundo’ faz parte de uma das ações da 8ª edição do ‘Programa Prefeitos e Prefeitas Amigos da Criança’ (PPAC), da Fundação Abrinq, pelos recursos investidos no desenvolvimento intelectual dos adolescentes que passam por um processo contínuo de aquisição de conhecimentos.

Adaptação – Ao chegarem ao destino, os participantes terão um cronograma de três semanas já estruturado, pensado para facilitar a adaptação à nova rotina e ao ambiente internacional, equilibrando atividades acadêmicas, culturais e de integração.

No sábado, ao chegarem, será o momento de socialização com as famílias anfitriãs, além do reconhecimento da área onde estarão hospedados, favorecendo a ambientação inicial dos estudantes.

No domingo, o grupo realizará uma visita ao centro de Toronto, com ida ao Eaton Centre, um dos principais pontos comerciais e turísticos da cidade, proporcionando uma primeira imersão cultural no ambiente urbano canadense.

O estudante Marcos Vinicius, da Escola Municipal Anayde Beiriz, falou sobre a expectativa para a experiência. “Estou muito animado com essa oportunidade. Sei que vai ser um desafio estar em outro país, falando outra língua, mas também é uma chance de crescer, aprender coisas novas e voltar com mais conhecimento para compartilhar com meus colegas e minha escola”, afirmou o aluno.

Início das aulas – A segunda-feira (27) marcará o início oficial das atividades educacionais. Os alunos deverão estar na escola pontualmente às 08h20 para participar de uma programação especial de boas-vindas, que inclui avaliações e integração.

A estudante Marisol Oliveira, da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, destacou a importância do momento. “É uma oportunidade única na minha vida. Estou muito feliz em poder representar minha escola e minha cidade. Quero aproveitar cada aprendizado, melhorar meu inglês e conhecer uma nova cultura que vai contribuir muito para o meu futuro”, ressaltou.

No turno da manhã, das 08h40 às 09h30, os estudantes realizarão um teste de conversação. Em seguida, entre 9h30 às 10h30, terão orientações em geral. Já entre 10h30 às 11h30, um teste de gramática. O último compromisso da manhã será a sessão de fotos e walking tour nos arredores da escola, entre 11h30 às 12h30.

No turno da tarde, após o almoço, os estudantes irão visitar a CN Tower (Torre CN), que é uma torre de comunicação e observação de 553,3 metros de altura localizada em Toronto, Canadá.

Thiago Mentor, professor de Língua Inglesa, ressaltou o impacto educacional da iniciativa. “Esse intercâmbio proporciona uma aprendizagem significativa, que vai além da sala de aula. Os estudantes vivenciam o idioma na prática, desenvolvem autonomia e ampliam sua visão de mundo. É uma experiência transformadora, tanto para eles quanto para nós, educadores”, destacou o professor.

Esta viagem representa um marco na política educacional de João Pessoa, investindo no potencial dos seus alunos e projetando a capital paraibana no cenário da educação internacional.

O coordenador-geral do Programa, Jonathan Vieira, destacou a importância da iniciativa como política pública educacional. “O programa ‘João Pessoa no Mundo’ representa, sobretudo, a garantia de um direito: o de preparar nossos estudantes para atuar em um mundo globalizado, dinâmico e repleto de relações internacionais. Estamos formando cidadãos mais conscientes, preparados e conectados com as demandas do presente e do futuro”, afirmou o coordenador-geral.

Sedap-PB participa da 2ª Expo Patos com programas e ações a partir desta quinta-feira

0

A 2ª Exposição e Feira Agropecuária de Patos começa nesta quinta-feira (23) e prossegue até sábado (25), no Terreiro do Forró, em Patos, no Sertão paraibano, com exposição de animais e de produtos artesanais, concurso de raças e de produtos lácteos, torneio leiteiro, curso de produção de queijo e palestras.  O evento integra o Circuito Paraíba Agronegócios e é uma realização em parceria da Prefeitura de Patos e Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB).

O secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo Vieira, destaca que “a Expo Patos é um exemplo da força do agronegócio paraibano e da importância das exposições como vitrine para o produtor rural ao movimentar a economia, gerando emprego e renda também para outros setores como o comércio, o turismo, além de contribuir no desenvolvimento da cultura”.

Ele lembra que até o final do ano serão 70 eventos ligados ao agronegócio dentro do Circuito Paraíba Agronegócio, quando há pouco mais de dois anos eram apenas três exposições: “Esse número confirma a importância dos eventos do agro para o setor, porque funcionam como espaços para a realização de negócios, melhoramento genético e troca de experiências entre os produtos”.

Durante a programação, a Sedap-PB participará com vários de seus programas. Nesta sexta-feira (24), por volta das 8h, o Programa de Expansão e Desenvolvimento da Aquicultura em Águas Interiores do Estado da Paraíba, conhecido como Programa de Piscicultura, fará a entrega de 170 mil alevinos para associações de produtores rurais e colônias de pescadores de Patos e municípios da região, como Água Branca, Juru, São Mamede, São José do Bonfim e Maturéia. O objetivo é promover o peixamento de açudes da região, gerando alimento e renda para as famílias da região.

Já às 14h, no auditório principal da 2ª Expo Patos, será realizada palestra do Projeto “Encontro de Mulheres do Agro”, também desenvolvido pela Sedap-PB. Na ocasião, a assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do projeto, Márcia Dornelles, abordará o tema “Mulheres do Agro: O Protagonismo das Mulheres em Espaço de Poder e Decisão”.

Entre as atrações culturais, estão programados para a abertura nesta quinta-feira (23), a partir das 18h, a apresentação da Filarmônica 26 de Julho e apresentação da Quadrilha Junina “Pé de Moleque”. Na sexta-feira (24), serão realizados shows dos Irmãos Pereira, Vanessa Souto e Hudy Show. No último dia do evento, sábado, dia 25, os Irmãos Pereira voltam ao palco, além de Sanara Show e Gustavinho Sanfoneiro.

A 2ª Expo Patos, realizada pela Prefeitura Municipal de Patos e pelo Governo da Paraíba, por da Sedap-PB, também tem como parceiros o Governo Federal, o Sebrae Paraíba, Banco do Nordeste, Associação Paraibana de Criadores de Caprinos, Ovinos e Bovinos (Appaco+Bov).

João Azevêdo destaca legado de gestão, aprovação recorde e diz estar preparado para representar a Paraíba no Senado

0

O pré-candidato ao Senado Federal, João Azevêdo (PSB), afirmou, em entrevista ao programa Meio-Dia Paraíba, da Rádio Pop FM, que sua trajetória à frente do Governo do Estado, marcada por resultados concretos e alta aprovação popular, credencia seu nome para representar os paraibanos no Senado Federal. Ele deixou o cargo como o gestor mais bem avaliado do Nordeste com 70%, e o sexto do país, segundo levantamento nacional recente.

Durante a entrevista, João atribuiu diretamente esse desempenho ao modelo de gestão baseado em entregas. “O nosso governo tem a aprovação que tem por conta das entregas que nós fizemos. Não tenha dúvida nenhuma”, afirmou ao evidenciar que avanços em áreas como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública foram determinantes para esse reconhecimento.

João Azevêdo ressaltou que a Paraíba vive hoje um novo patamar de desenvolvimento, resultado de políticas públicas estruturantes implementadas ao longo de sua gestão. Entre os indicadores, destacou que o estado é o que mais cresce no Nordeste, lidera o crescimento do PIB na região, possui o melhor nível de competitividade regional, registra a menor taxa de desemprego, apresenta a melhor qualidade de vida do Norte e Nordeste e é o único da região com saldo migratório positivo.

Para João, esses resultados não são apenas números, mas refletem uma mudança concreta na vida das pessoas. Ele citou como exemplo programas que reduziram filas históricas na saúde, investimentos em educação e obras estruturantes em todas as regiões do estado. “Política se faz com resultado. Política que não entrega, essa precisa ser esquecida”, declarou.

Ao defender sua pré-candidatura ao Senado, João Azevêdo destacou o desejo de continuar contribuindo com a Paraíba em um novo espaço institucional. “O Senado é a grande casa de representação do estado e as grandes decisões têm saído dali do Senado. Então, estar ali eu vou tentar contribuir da melhor maneira possível”, afirmou

Ao final, João destacou que o principal legado de sua gestão foi ter melhorado, de forma concreta, a realidade do estado. “Se fizer uma análise sem paixão política, a Paraíba de hoje é muito melhor do que a de 2019. Avançou na saúde, na educação, na infraestrutura e no cuidado com as pessoas”, concluiu.

Nota Cidadã divulga os 31 ganhadores do sorteio do mês de abril; Confira

0

OPrograma Nota Cidadã realizou, nesta quarta-feira (22), o sorteio do mês de abril, que contemplou mais 31 ganhadores de oito cidades do Estado da Paraíba: João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Cajazeiras, Santa Rita, Caturité, Pocinhos e São Miguel de Taipu. Os ganhadores vão receber um total de R$ 100 mil em prêmios em dinheiro, sendo 30 deles uma premiação de R$ 2,5 mil, enquanto o 31º ganhador – do município de João Pessoa – receberá o prêmio especial de R$ 25 mil.

Concorreu ao 76º sorteio do Nota Cidadã um total de 254.870 paraibanos inscritos no Nota Cidadã e que emitiram 725.841 notas fiscais com o CPF. Eles exigiram a nota fiscal com CPF no ato da compra, no período de 1º a 31 de março, nos estabelecimentos comerciais do Estado da Paraíba.

O sorteio do Nota Cidadã, que foi realizado no Espaço Lotep, na sede da Rádio Tabajara, foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube e no perfil do Instagram da Lotep (@lotep.pb) e rádio Tabajara, que também fazem a transmissão.

COMO RECEBER OS PRÊMIOS – A Lotep-PB entrará em contato com todos os ganhadores deste mês. Os contemplados devem providenciar a documentação necessária, como um documento oficial com foto e CPF (RG ou habilitação), um comprovante de residência (água, luz, celular) e os dados da conta bancária (nome do banco, agência, conta e dígito – número da operação, se for poupança). A Lotep ressalta a importância de enviar documentos legíveis, garantindo uma rápida efetivação do pagamento.

Os ganhadores devem encaminhar os documentos exigidos para o e-mail [email protected]. Além disso, podem entrar em contato pelo telefone (83) 3241-4376 no horário de expediente, ou pelo direct do Instagram @lotep.pb, ou ainda pelo WhatsApp (83) 99826-0020. Importante destacar que o pagamento é realizado exclusivamente pela Lotep, não sendo necessário que o ganhador efetue qualquer pagamento de taxa para receber o prêmio, seja por depósito ou PIX.

COMO CONCORRER AOS SORTEIOS – Para participar dos prêmios mensais, basta realizar um cadastro único no portal digital do governo no link https://notacidada.pb.gov.br/ . O cadastro requer apenas o nome completo, número do CPF, data de nascimento, e-mail e a criação de uma senha. Após feito o cadastro, é necessário exigir a inclusão do CPF na nota fiscal em todas as compras realizadas no comércio paraibano.

EXERCÍCIO DA CIDADANIA FISCAL – O Programa Nota Cidadã, uma iniciativa do Governo da Paraíba em colaboração com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Codata e a Lotep, promove o engajamento do paraibano no exercício da cidadania fiscal. Essa prática é estimulada ao solicitar a emissão da nota fiscal e incluir o CPF na Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) durante suas compras, contribuindo para o fortalecimento do comércio local no estado da Paraíba. 

Participaram do 76º Sorteio do Nota Cidadã no auditório da Lotep-PB, o assessor de Planejamento, Arrecadação e Cobrança, Glauco Menezes Borges, a gerente Operacional de Educação Fiscal da Sefaz-PB, Vanedja Cândido Barbosa, a secretária da Lotep, Nathalia Andrade, e a apresentação do sorteio do Nota Cidadã foi de Laura Moura.

LISTA DOS 31 GANHADORES DO MÊS DE ABRIL DE 2026 DO NOTA CIDADÃ

NOME DO GANHADOR

CIDADE

VALOR 

1 – CARLOS DANIEL PORTO MOURA

POCINHOS

 R$ 2.500,00

2 – VALMIR DE ALMEIDA RAMALHO

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

3 – SARAH LEANDRO DA SILVA SOUZA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

4 – DANIELLY SOARES MAMEDE

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

5 – JOSÉ LEONARDO DE BRITO MOREIRA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

6 – CARLOS EDUARDO DE FARIAS

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

7 – LAIZA ALVES PEREIRA MONTEIRO

CAJAZEIRAS

 R$ 2.500,00

8 – JOSE EDUARDO CABRAL DE ARAUJO

CATURITÉ

 R$ 2.500,00

9 – LUCIANO SIMPLICIO DA ROCHA

CAMPINA GRANDE

 R$ 2.500,00

10 – EUNILDE PORTO DE FREITAS

SANTA RITA

 R$ 2.500,00

11 – AURIENE MARIA DA SILVA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

12 – WAGNE DOS SANTOS NUNES

S. MIGUEL DE TAIPU

 R$ 2.500,00

13 -MARISLEY LAYRTHA SANTOS

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

14 -ERIVANIA MARIA RIBEIRO DE ANDRADE SOUZA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

15 -MAGDA MARIA VIDAL MOREIRA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

16 -LARYSSA LORENA BARBOSA ARCOVERDE

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

17 -ARTHUR LUCAS DA SILVA

CABEDELO

 R$ 2.500,00

18 -VANESSA COSTA DOS SANTOS

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

19 -MARIA DA GUIA FELIPE DA SILVA

CAMPINA GRANDE

 R$ 2.500,00

20 -EDSON LUCAS DOS SANTOS

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

21 – THIAGO RAMON DE ALBUQUERQUE RAMOS

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

22 – MONICA LUCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE DUARTE MARIZ NOBREGA

CABEDELO

 R$ 2.500,00

23 – GILBERTO HOLANDA DE LIMA FILHO

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

24 -AMANDA DAYS RAMOS NOVO

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

25 -MICHELLE EVELYNE MUNIZ CORDEIRO

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

26 -FRANCINEIDE PEREIRA DOS SANTOS BARBOSA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

27 -LADJANE DE FÁTIMA RAIMUNDO GOUVEIA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

28 – ANGELICA APARECIDA RODRIGUES DA SILVA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

29 -ALAN MORAES ANHAIA

JOÃO PESSOA

 R$ 2.500,00

30 -SEVERINO ARLYSON DE SOUTO LIMA

CABEDELO

 R$ 2.500,00

31 -ARISTEU CASIMIRO DE OLIVEIRA

JOÃO PESSOA

 R$ 25.000,00