22.1 C
João Pessoa
Início Site

PF deflagra operação contra abuso sexual infantojuvenil e cumpre mandados na Capital

0

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (4), a Operação DISCOVERY 29, em João Pessoa (PB), para investigar crimes de abuso sexual infantojuvenil praticados pela internet. A ação cumpriu mandado de busca e apreensão na capital paraibana.

Segundo a PF, o investigado poderá responder pelo crime de armazenamento de material de abuso sexual infantojuvenil, previsto no Artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Além disso, a análise do material apreendido pode revelar outros crimes mais graves, ampliando a responsabilização penal.

O nome DISCOVERY (“descoberta”, em inglês) faz referência à atuação incessante dos policiais federais na busca e identificação de autores desses crimes. O abuso sexual de crianças e adolescentes causa graves prejuízos à sociedade, justificando a prioridade nas ações de combate.

Operações contínuas
A PF destacou que a DISCOVERY 29 integra um conjunto de operações permanentes de combate ao abuso sexual infantojuvenil realizadas no estado da Paraíba. Essas ações visam tanto identificar criminosos quanto interromper redes de exploração online.

Polícia Militar prende suspeito por tráfico de drogas durante operação na região metropolitana da Capital

0

Na noite desta quarta-feira (03), policiais do 7º BPM prenderam um homem por tráfico de drogas durante operação na cidade de Santa Rita. Com o preso foram apreendidas drogas e uma arma de fogo.

As equipes policiais realizavam rondas na comunidade do Torto, em Odilândia, quando visualizaram um indivíduo em frente a uma residência que, ao perceber a presença dos policiais, tentou fugir abandonando uma sacola e entrando em uma residência vizinha.

O suspeito foi capturado e com ele foi apreendida uma pistola, calibre 380, com dois carregadores e 45 munições. Na sacola abandonada foram encontradas diversas drogas, como maconha e cocaína, além de uma balança de precisão e R$ 2.049,00 reais, em espécie.

O suspeito e todo o material apreendido foram conduzidos à 6ª Delegacia Distrital da cidade para os procedimentos cabíveis.

Ação conjunta prende na PB criminosos que faziam ataques em cidades de Pernambuco

0

Três criminosos que promoviam ataques em duas cidades pernambucanas foram presos em Pitimbu, na Paraíba. A ação foi resultado de uma operação conjunta entre as Polícias Militar da Paraíba e a Civil de Pernambuco, na tarde desta quarta-feira (3).

De acordo com as unidades policiais, os acusados fazem parte de uma facção, e promoviam ataques em Goiana e Condado, no estado pernambucano. Alguns desses crimes foram registrados em vídeos e repercutiram naquela região.

Nesta quarta os criminosos foram localizados e presos em Acaú. Eles estava com duas pistolas, um revólver, munições, porções de drogas, além do veículo utilizado nos ataques.

A operação que desarticulou o grupo envolveu policiais da 1a Companhia Independente, DENARC/PE e do Núcleo de Homicídios da Delegacia Seccional de Goiana.

Cícero Lucena confirma saída do PP e revela conversas para nova sigla

0

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, anunciou nesta quarta-feira (3) que deixará o Progressistas (PP). Durante a inauguração da Praça de Iemanjá, na Orla do Cabo Branco, ele afirmou que não vê espaço na legenda para viabilizar sua candidatura ao Governo da Paraíba em 2026.

“Não posso permanecer em um partido onde não tenho a possibilidade de ser candidato. Estou deixando claro qual é a minha posição”, declarou o gestor.

Cícero revelou que mantém conversas sobre sua nova filiação partidária e citou diálogo com o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com quem já discute a possibilidade de ingressar na sigla.

Nos bastidores, a movimentação é atribuída ao fortalecimento do nome do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) como candidato “natural” do partido para a sucessão estadual, o que deixou Lucena sem espaço interno.

No início de agosto, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP), afirmou que a legenda definiria sua candidatura ao governo apenas no fim do mês, mas o prefeito antecipou sua decisão e comunicará pessoalmente aos vereadores da Capital.

Prefeito Cícero inaugura nova Praça de Iemanjá e destaca valorização cultural, religiosa e turística

0

Em um dos cartões postais mais bonitos e visitados de João Pessoa, no final da Avenida Cabo Branco, a Prefeitura de João Pessoa reconstruiu a Praça de Mãe Iemanjá, entregue nesta quarta-feira (3) pelo prefeito Cícero Lucena. Durante solenidade, marcada pela presença de entidades de representação das religiões de matriz africana, o gestor da Capital destacou o equipamento como espaço para resgate cultural, de tradição religiosa e de fortalecimento do turismo.

Cícero Lucena também reafirmou o respeito a todas as religiões, condenou atos de intolerância praticados contra a imagem de Iemanjá em um passado recente e destacou que a Prefeitura devolve a cidade este espaço renovado, agora com infraestrutura completa. “Este ambiente, projetado para realçar nossas belezas e preservar nossa herança cultural, estará à disposição de todos os que desejam visitar e vivenciar a riqueza de nossa fé. A população é a maior beneficiada por esta iniciativa”, iniciou o prefeito.

 

“A imagem, agora protegida por um vidro, visa resguardá-la de possíveis atos de vandalismo. Contudo, a proteção vai além da barreira física, reside também na conscientização da comunidade. É fundamental que todos compreendam a importância de preservar este patrimônio, demonstrando respeito e responsabilidade em suas atitudes”, finalizou o prefeito.

Praça de Iemanjá – A reforma do espaço público recebeu investimento de R$ 655 mil e foi projetado para oferecer mais conforto, lazer, segurança e acessibilidade à população e aos turistas. Entre os serviços realizados, estão a construção de muro de arrimo com drenagem, a instalação de uma nova base para a imagem de Iemanjá, execução de 11 vagas de estacionamento, calçadas de passeio, bancos em concreto e ciclovia.

O projeto arquitetônico contemplou ainda o empraçamento, a recuperação de arquibancadas, muro de contenção, paisagismo com preservação de espécies arbóreas e plantio de grama, além da modernização da iluminação em LED e a garantia de acessibilidade. “Fizemos essa obra dialogando com as pessoas, pensando em cada item e buscando oferecer, ao mesmo tempo, bem-estar e resgate cultural e religioso”, afirmou o vice-prefeito Leo Bezerra.

Representatividade – A solenidade ainda contou com a presença de secretários da gestão municipal; da secretária da Mulher e Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura; e representantes de entidades ligadas à religião de matriz africana.

Carla Uedler Moreira, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa, ressaltou que essa conquista é fruto do diálogo da atual gestão municipal, lideranças religiosas e movimentos sociais. “Hoje celebramos muito mais do que a inauguração de um espaço físico, mas anos de luta e resistência dos povos de terreiro. É um momento de reparação histórica, valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da fé dos povos de terreiro. A nova imagem, restaurada e protegida, vem como símbolo da resistência e superação de um episódio de intolerância religiosa, bem como de reafirmação do direito à liberdade religiosa e o respeito às tradições afro-brasileiras”, comemorou.

Carla Uedler ainda destacou que a partir de hoje, a nova Praça de Iemanjá vai se tornar um espaço de convivência, de memória e fé. “Neste dia, celebramos um território sagrado, onde fé, memória e ancestralidade se unem. O nosso desejo é que ela inspire respeito, acolhimento e diálogo entre todas as crenças, para que a gente possa seguir firme no combate à intolerância religiosa, para garantir o direito de cada pessoa expressar sua própria fé, espiritualidade e religiosidade, e fortalecer também a democracia e a dignidade humana”, acrescentou.

Elialdo de Iemanjá, vice-presidente da Federação Paraibana de Traduções Afrodescendentes, exaltou a obra e disse que o espaço é de todos, mas que será muito cultuado pelas religiões afro. “A festa de Iemanjá é o maior símbolo, mas a praça é o segundo maior símbolo. Creio que o povo de Santo se beneficiou, após anos de lutas, sofrimentos e dificuldades. Prefeituras entraram e saíram, e o problema persistiu. A atual gestão, com Cícero Lucena e toda sua equipe, concretizou esta obra, sem apagar a história dos 30 anos da Praça Iemanjá”, afirmou.

Avanço do programa de praças – Com essa entrega, a Prefeitura reforça o compromisso de revitalizar os espaços públicos da cidade. Agora são 21 praças concluídas e outras 11 seguem em andamento, integrando o amplo programa de investimentos em infraestrutura urbana.

A nova Praça de Iemanjá simboliza não apenas a preservação da tradição cultural e religiosa, mas também a valorização do espaço urbano, proporcionando mais qualidade de vida para quem mora e visita a cidade.

TJ anula aumento de salários de prefeito e vereadores de Campina Grande

0

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarou inconstitucional a emenda à Lei Orgânica de Campina Grande que reajustava os salários do prefeito, vice, secretários e vereadores. A decisão foi unânime e atendeu a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade movida pela Federação PSOL-REDE e pela Rede Sustentabilidade.

A norma vinculava os vencimentos do Executivo municipal a 90,25% da remuneração dos ministros do STF e os dos vereadores a percentuais dos subsídios dos deputados estaduais. O Tribunal também derrubou a previsão de 13º subsídio para parlamentares, por ausência de lei específica aprovada na legislatura anterior.

O relator, desembargador Aluizio Bezerra Filho, destacou que a medida feria a Constituição Federal e Estadual, comprometendo a autonomia do município. A decisão tem efeito retroativo e geral, mas os valores já pagos de boa-fé não precisarão ser devolvidos.

A Procuradoria de Campina Grande informou que avalia recorrer.

Raoni se antecipa e anuncia voto para governador: “vou votar em Cícero”

0

O vereador de João Pessoa, Raoni Mendes (Democracia Cristã), anunciou nesta quarta-feira (3) que apoiará o prefeito Cícero Lucena (PP) em uma eventual candidatura ao Governo da Paraíba nas eleições de 2026. Raoni destacou que já havia manifestado sua posição em discurso na Câmara Municipal e reforçou sua convicção de que o prefeito reúne condições para disputar o comando do Estado.

“Eu vou tratar de uma forma mais ponderada, mas a minha percepção é clara: vou votar em Cícero Lucena para governador”, afirmou.

O parlamentar também confirmou presença no encontro articulado pelo vereador João Corujinha (PP), que acontece na noite desta quarta-feira (3), na sua residência, na Zona Sul da Capital. O encontro deve reunir nomes da base governista e servir como espaço para alinhar estratégias da transição de Cícero para o cenário estadual.

Além disso, há expectativa de que o prefeito anuncie a saída do Progressistas (PP) e inicie diálogo com uma nova legenda, movimento que poderá redefinir a correlação de forças na disputa de 2026.

Eliza Virgínia celebra saída da federação União-Progressistas do governo Lula

0

A vereadora de João Pessoa, Eliza Virgínia (PP), comemorou nesta quarta-feira (3) a decisão da federação União Brasil/Progressistas de deixar a base do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista ao programa Meio-dia Paraíba, da Rádio Pop FM, a parlamentar não poupou críticas à aliança que havia sido firmada entre os partidos e o Palácio do Planalto.

Aliada do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Eliza avaliou que o rompimento deveria ter acontecido bem antes. “Já vai tarde. Eles nunca deveriam nem ter entrado. Não sei o que Fufuca fazia no PT. Um governo que entrou com certas desconfianças, até eleitorais… Eu desconfio muito. Já que entraram, era para ter saído há muito tempo”, declarou.

A declaração de Eliza reflete a insatisfação de setores bolsonaristas que viam a participação de figuras do União Brasil e do PP em cargos ministeriais como uma contradição em relação ao posicionamento ideológico dessas siglas. Para a vereadora, a saída representa uma correção de rota política e aproxima ainda mais as legendas do campo oposicionista ao governo federal.

Cícero avança para a instação de shopping social e cultural no Centro de João Pessoa

0

O prefeito Cícero Lucena se reuniu, nesta quarta-feira (3), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com Fábio Silva, idealizador da Casa Zero 81, projeto referência em Pernambuco que fomenta a economia criativa, o artesanato e a cultura local. A proposta apresentada prevê a instalação da Casa Zero 83, no Centro de João Pessoa, ampliando a rede que já conta com unidades no Recife.

O espaço funciona como um shopping social e cultural, reunindo café, loja de artesanato, cursos de capacitação e ações de valorização da economia criativa, mantidos por meio de parcerias com a iniciativa privada, doações e apoio institucional. O encontro contou ainda com a presença dos secretários de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), Thiago Lucena; e Desenvolvimento Social, Norma Gouveia; além do secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, João Bosco.

“Determinamos o início do processo de identificação de um imóvel no Centro da cidade para sediar o projeto. A Inovacentro já realizou visitas técnicas à Casa Zero 81, em Recife, e acompanha de perto o modelo para adaptá-lo à realidade de João Pessoa”, projetou o prefeito Cícero Lucena após a reunião.

De acordo com o secretário Thiago Lucena, o próximo passo será a formação de um grupo de trabalho para viabilizar a instalação da Casa Zero 83, que terá como missão promover inclusão produtiva, geração de renda e fortalecimento da cultura local, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa.

De acordo com Fábio Lima, o projeto Casa Zero tem potencial para transformar os territórios onde se instala, gerando impactos em diferentes dimensões. No aspecto urbano, promove a ativação de espaços ociosos com uso social relevante, contribuindo para a melhoria do ambiente e para a ocupação positiva do território.

Do ponto de vista social, amplia o acesso à cultura, à capacitação e ao empreendedorismo, favorecendo a inclusão de públicos diversos, o fortalecimento de redes de cuidado e a promoção da autoestima e do sentimento de pertencimento comunitário.

Já no campo econômico, fomenta a economia local e criativa, estimula a geração de renda, apoia negócios de impacto e atrai parcerias e investimentos privados. “Além disso, os impactos culturais e simbólicos se refletem na ressignificação do território, no combate a estigmas e na valorização da identidade, da memória e das tradições locais”, ressaltou Fábio Lima.

Tovar deve perder apoio de Rafafá para esposa de Bruno Cunha Lima

0

O vereador campinense Rafafá confirmou, nesta quarta-feira (3), que pretende apoiar a primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, caso ela decida disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista na Câmara Municipal.

Juliana, esposa do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), tem se destacado em ações voltadas para inclusão e saúde, especialmente no apoio a famílias de pessoas com autismo — área que Rafafá citou como determinante em sua escolha.

“Juliana tem um trabalho gigante na área do autismo. Naturalmente, ela sendo candidata, eu irei com ela. Já conversei com Tovar, ele está ciente”, afirmou o vereador, lembrando que apoiou o deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) no último pleito.

Apesar da relação de amizade com Tovar, Rafafá ressaltou que sua decisão segue uma lógica de alinhamento político com o grupo do prefeito Bruno Cunha Lima e de reconhecimento ao trabalho social desenvolvido pela primeira-dama.