24.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePIB da Paraíba terá 2º maior crescimento do Nordeste em 2026, revela...

PIB da Paraíba terá 2º maior crescimento do Nordeste em 2026, revela Banco do Brasil

Com projeção de alta mais uma vez bem acima da média regional e do País, o Produto Interno do Bruto (PIB) da Paraíba terá a 2ª maior taxa de crescimento do Nordeste e a 6ª entre os 26 Estados e o Distrito Federal, segundo apontou a primeira projeção do PIB, conforme o estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, publicado neste mês de fevereiro.

Segundo o estudo do Banco Brasil, o PIB da Paraíba vai expandir 3,5% neste ano, e deverá crescer mais uma vez acima da média do Nordeste (2,2%) e do Brasil (2%). A taxa da expansão fica atrás apenas do Ceará (3,8%) no Nordeste e figura no ranking dos seis Estados que mais vão crescer em 2026:  Rio Grande do Sul (4,6%), Roraima (4,5%), Amapá (4,5%), Ceará (3,8%), Rondônia (3,6%) e a Paraíba (3,5%).

CONSTRUÇÃO CIVIL E SERVIÇOS SERÃO PILARES – Segundo a análise do estudo do Banco do Brasil, os dados de atividade econômica mostram “destaque nos setores de comércio e serviços, tendência que deve continuar em 2026, ainda que em ritmo moderadamente inferior ao observado no ano anterior, mas os setores da construção civil e serviços deverão ser os pilares do crescimento da Paraíba, colocando o estado entre os dois maiores avanços do Nordeste no período”, destacou.

 

PIB DE SERVIÇOS É DESTAQUE NA PROJEÇÃO – O PIB do setor de Serviços da Paraíba, que engloba os segmentos do comércio, da administração pública, de todos segmentos de serviços, terá uma projeção de 3,7%; além de destaque terá a maior taxa de crescimento entre os três setores avaliados e crescendo acima da média do Nordeste (2,2%) e do País (2,1%).

DESEMPENHO DOS SETORES AGRO E INDUSTRIAL – O PIB do setor agropecuário paraibano que terá alta de 2,7%, enquanto o Nordeste na primeira projeção ficou sem crescimento (0%) e o País (1%). Já o PIB da Indústria terá a menor projeção de alta (2,3%).

TERCEIRO ANO CONSECUTIVO EM ALTA – O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, afirmou que o ano de 2026 é o terceiro ano seguido que a Paraíba se destaca no crescimento do PIB, o que aponta para a consistência da atividade econômica do Estado em permanecer entre os maiores crescimentos do País ano após ano.

“Em 2024, ficamos em primeiro lugar do Brasil com a expansão do PIB em 6,6%, enquanto em 2025, crescemos 5,5%. Agora, já nessa primeira projeção nos destacamos na Região Nordeste. Isso demonstra as ações assertivas da gestão João Azevêdo que, com a parceria do setor privado, tem gerado emprego e renda de forma contínua, melhorando assim a qualidade de vida do povo paraibano”, lembrou.

Para 2026, o secretário da Fazenda Estadual reitera que o estudo do Banco do Brasil aponta para os setores da construção civil e de serviços como os pilares do crescimento da atividade econômica da Paraíba, colocando o Estado ao lado do Ceará como os dois maiores avanços do Nordeste.

“O planejamento do governo é de continuar com os investimentos em políticas públicas e de desenvolvimento de forma assertiva, sejam nas áreas estruturantes, sejam na atração e prospecção de novos investimentos privados para que a Paraíba continue crescendo, fortalecendo a sua economia e, com isso, gerando mais emprego e renda para a população paraibana”, finalizou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas