29.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baCarnaval exige cuidado adicional com idosos e aumenta procura por cuidadores temporários

Carnaval exige cuidado adicional com idosos e aumenta procura por cuidadores temporários

Folia pode trazer benefícios à saúde da terceira idade, mas riscos como quedas, desidratação e aglomerações exigem atenção redobrada

Com a chegada do Carnaval, cresce também a atenção com a saúde e a segurança da população idosa. Seja para quem pretende aproveitar a folia em blocos e eventos ou para aqueles que permanecem em casa enquanto familiares viajam, o período exige cuidados específicos relacionados à mobilidade, hidratação, uso de medicamentos e exposição a ambientes com grande circulação de pessoas.

As quedas estão entre as principais causas de complicações de saúde em idosos e tendem a se tornar mais frequentes em períodos de maior movimentação, como o Carnaval. A redução da força muscular, alterações no equilíbrio e terrenos irregulares elevam o risco de acidentes, especialmente em aglomerações. Por isso, é importante que idosos priorizem locais com menos fluxo de pessoas, evitem longos períodos em pé e façam pausas regulares durante atividades externas.

A hidratação é outro ponto de atenção. Altas temperaturas e esforço físico aumentam a perda de líquidos, o que pode provocar tonturas, mal-estar e queda de pressão. A recomendação é manter a ingestão frequente de água ao longo do dia, além de utilizar protetor solar para proteger e hidratar a pele. Roupas leves, calçados confortáveis e adequados ao caminhar também contribuem para a segurança e o conforto durante a folia.

Além dos cuidados físicos, o Carnaval pode trazer benefícios importantes para a saúde emocional da população idosa. Como explica o médico geriatra e diretor da Acuidar, Dr. Vitor Hugo Oliveira, a participação em atividades coletivas favorece a socialização, estimula a memória, melhora a autoestima e contribui para a redução do isolamento e dos sintomas de ansiedade e depressão.

“Quando uma atividade é realizada em grupo, há um ganho significativo do ponto de vista social e emocional. A interação entre as pessoas influencia não apenas a parte física, mas também aspectos cognitivos e motores, o que é especialmente relevante para idosos, que fazem parte de um grupo mais vulnerável à depressão”, destaca o médico.

Carnaval apresenta aumento na demanda por cuidadores

Para muitas famílias, o período carnavalesco também coincide com viagens, o que aumenta a necessidade de acompanhamento profissional para idosos com mobilidade reduzida, doenças crônicas ou que demandam cuidados contínuos. O cuidador atua tanto na prevenção de riscos quanto no apoio à rotina diária, oferecendo segurança e tranquilidade para o idoso e seus familiares.

Atenta a esse cenário, a Acuidar registra aumento na procura por cuidadores durante o Carnaval. A presença desses profissionais permite que o idoso participe das comemorações de forma segura ou permaneça em casa com acompanhamento adequado, enquanto a família cumpre seus compromissos.

Oportunidades para cuidadores

A Acuidar, que conta com mais de 12 mil cuidadores ativos em todo o Brasil, está com vagas abertas com início imediato para cuidadores, com formação no curso de cuidador de idosos, crianças ou áreas correlacionadas, em João Pessoa e região. O processo seletivo acontece todas as terças e quintas-feiras, na sede do Grupo Acuidar, no bairro do Altiplano.

Os interessados devem comparecer nos dias de seleção com documento de identificação e currículo atualizado ou realizar cadastro pelo site www.acuidarbr.com.br/trabalhe-conosco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas