A Paraíba vive um momento histórico para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação. Ao participar do seminário Brasil-China, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o embaixador da China destacou a relevância de um projeto pioneiro que posiciona o estado como protagonista no cenário tecnológico nacional, reconhecendo o potencial da iniciativa para impulsionar o desenvolvimento científico e econômico do Brasil.
Na oportunidade, foram aprofundadas as tratativas sobre a cooperação internacional em tecnologia e inovação, dando continuidade ao diálogo iniciado no final do ano passado, quando o governador João Azevêdo recebeu o embaixador e avançou nas discussões estratégicas entre a Paraíba e o governo chinês. O entendimento reforça a confiança mútua e consolida a parceria internacional voltada à inovação de ponta.
O secretário executivo de Representação Institucional da Paraíba em Brasília, Adauto Fernandes, também participou do encontro nesta terça-feira (27), ao lado de representantes do governo brasileiro e de diversos empresários chineses do setor tecnológico, fortalecendo o diálogo institucional e as articulações para novos investimentos no estado.

Segundo Adauto, a Paraíba vive um novo patamar de projeção nacional e internacional. “Esse projeto coloca definitivamente o estado no mapa global da inovação. Estamos construindo pontes estratégicas que vão gerar desenvolvimento, conhecimento e oportunidades para os paraibanos”, afirmou.
O secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Paraíba, Cláudio Furtado, destacou que o Centro Internacional de Computação Quântica do Brasil (Ciquanta-PB) representa um dos maiores investimentos da história do estado na área de inovação.
“Estamos falando de um projeto estratégico, com investimento estimado em R$ 75 milhões, fruto de uma parceria entre o Governo da Paraíba, o Governo Federal, por meio do MCTI, e a empresa chinesa CETC-IQC, que vai posicionar a Paraíba na vanguarda da ciência e da tecnologia no país”, ressaltou.
Com implantação prevista para 2026, o Ciquanta-PB prevê a aquisição de um computador quântico e a criação de uma infraestrutura avançada de pesquisa, capaz de revolucionar áreas estratégicas como a indústria, a medicina, a segurança digital e o processamento de grandes volumes de dados, incluindo aqueles gerados pelo radiotelescópio Bingo.
Além do impacto tecnológico, o centro terá papel fundamental na transferência de tecnologia, na formação de profissionais altamente qualificados e na inserção da Paraíba em redes globais de pesquisa e inovação, consolidando o estado como um dos principais polos científicos do país e referência internacional em computação quântica.











