Mais dois dos 12 projetos do Programa das Eleições 2026 foram apresentados aos gestores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Em mais uma reunião preparatória para o pleito, foram detalhados os projetos de final do alistamento eleitoral e de auditoria de urnas eletrônicas.
As reuniões preparatórias são coordenadas pela Secretaria de Gestão Estratégica e Modernização do TRE-PB (SEGEM). De acordo com o secretário José Augusto de Oliveira Neto, o processo inclui a apresentação dos resultados a serem produzidos e das demandas internas a serem geradas nas áreas de tecnologia, recursos humanos, orçamento, autorização de horas extras, interação institucional do Tribunal com outros órgãos, entre outras. “Coberta essa primeira etapa das apresentações, a gente entra na fase de execução e monitoramento desses projetos”, completou, informando que haverá acompanhamento dessa execução passo a passo.
Alistamento Eleitoral
Um dos projetos que envolve mais demandas internas e logística é o do final do alistamento eleitoral. Ao apresentar o planejamento, o secretário da Corregedoria, André Vieira Queiroz, confirmou que o TRE-PB vai novamente montar toda uma estrutura no Espaço Cultural para a realização dos atendimentos na reta final do prazo de fechamento do cadastro, que é dia 6 de maio.
“O nosso projeto prevê o início dos trabalhos a partir de 6 de abril, estendendo-se até 6 de maio, com a prorrogação que é autorizada pela Portaria da Corregedoria-Geral Eleitoral. Então, paralelamente a essa questão pontual de João Pessoa, também estamos analisando a possibilidade de criar um espaço específico para as zonas eleitorais de Santa Rita, porque já identificamos uma demanda nesse sentido”, pontuou o secretário.
O cadastro eleitoral é encerrado sempre 150 dias antes do primeiro turno das Eleições Gerais de 2026, marcado para 4 de outubro, conforme previsto no art. 91 da Lei nº 9.504/1997. Até essa data-limite, eleitoras e eleitores podem solicitar alistamento, transferência ou revisão eleitoral em qualquer unidade da Justiça Eleitoral.
Segundo André Vieira, o projeto de final do alistamento do TRE-PB se refere a todas as zonas eleitorais paraibanas. “A partir de levantamento junto às zonas eleitorais, estamos fazendo o dimensionamento da quantidade de guichês, de pessoal e de equipamentos que precisamos ter disponíveis exatamente para dar vazão a toda a demanda do final do alistamento.”
Auditoria das Urnas
Já o projeto de Auditoria das Urnas foi apresentado pelo assessor de Segurança da Informação (ASI), Diógenes Paiva.
De acordo com a chefe da Seção de Eleição, Inovação e Modernização (SEIM), Maria Eridan Pimenta, o objetivo é organizar, de forma prévia e estruturada, a logística e a execução dos procedimentos de verificação da integridade e da autenticidade dos sistemas de votação. “A iniciativa contempla a definição de local adequado para a realização da auditoria, a disponibilização de infraestrutura técnica, a realização de filmagem contínua dos trabalhos e a observância dos protocolos estabelecidos pela Justiça Eleitoral.”
Os 12 projetos envolvidos no Programa Eleições 2026 são
Plano de Comunicação das Eleições
Logística e Apoio às Eleições
Final de Alistamento
Propaganda Eleitoral
Mesários e Auxiliares das Eleições
Registro de Candidaturas
Prestação de Contas
Preparação de Urnas
Suporte de TIC
Auditoria de Urnas
Segurança
Eleições na Zona











