26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueGrupo de Trabalho lança oficialmente a Operação Orla Limpa e apresenta canal...

Grupo de Trabalho lança oficialmente a Operação Orla Limpa e apresenta canal de denúncias

O grupo de trabalho integrado pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB); pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa); e pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, representada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), realizou, na manhã desta quinta-feira (15), na sede do MPPB, o lançamento oficial da Operação Orla Limpa.Local Guides e de cidades

Durante o evento, foi apresentado o site oficial da Operação Orla Limpa (www.orlalimpa.com.br), um canal destinado ao recebimento de denúncias relacionadas a irregularidades nos sistemas de esgotamento sanitário. Por meio da plataforma, a população poderá registrar ocorrências, que serão automaticamente encaminhadas aos órgãos competentes para análise e providências, contribuindo para o fortalecimento da fiscalização e a preservação ambiental da orla de João Pessoa.

Segundo a secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, a ferramenta foi desenvolvida com o propósito de integrar os canais de denúncia existentes e assegurar maior eficiência no encaminhamento das demandas. “O site da Operação Orla Limpa representa mais um instrumento de participação social, permitindo que a população registre ocorrências e tenha a garantia de que elas serão encaminhadas de forma ágil aos órgãos responsáveis”, destacou.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente do MPPB, promotora de Justiça Cláudia Cabral, falou sobre o acesso que a população terá com a nova ferramenta. “Hoje estamos fazendo esse lançamento com todo o material visual e o site institucional, onde as pessoas terão acesso a todos os dados, acesso direto à denúncia e a ter conhecimento do que está acontecendo. Então, estamos aqui, o Ministério Público, o Estado e o Município, todos juntos no combate a esse problema, a essa causa tão importante”, disse.

Além disso, será criado um perfil oficial da Operação Orla Limpa nas redes sociais, por meio do qual a população poderá acompanhar o andamento das ações, bem como acessar conteúdos educativos sobre boas práticas ambientais e cuidados com o litoral.

Grupo de Trabalho
A Operação Orla Limpa foi oficialmente instituída no dia 8 de janeiro, durante reunião realizada no Ministério Público da Paraíba, com a participação do MPPB, da Semas, da Cagepa, da Sudema e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura.

A iniciativa tem como objetivo coibir irregularidades nos sistemas de esgotamento sanitário e prevenir danos ambientais, especialmente na faixa litorânea da capital, fortalecendo a atuação integrada dos órgãos envolvidos na fiscalização e na proteção ambiental.

O trabalho já resultou em notificações de diversos empreendimentos localizados na orla marítima da Capital, nos últimos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas