24.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueSemob realiza mais de 360 ações educativas para prevenir sinistros de trânsito...

Semob realiza mais de 360 ações educativas para prevenir sinistros de trânsito na Capital

Com foco na promoção da segurança viária e na preservação de vidas, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), por meio da Divisão de Educação para o Trânsito (Died), realizou, ao longo de 2025, um total de 362 ações educativas voltadas à conscientização e à prevenção de sinistros de trânsito na Capital.

As atividades contemplaram diferentes públicos, alcançando a comunidade escolar, condutores, pedestres e o público geral. Entre as ações realizadas, destacam-se as atividades em escolas e universidades, com foco na formação cidadã e na educação para o trânsito. Como também ações em instituições públicas e privadas, orientando os usuários sobre segurança viária.

Também foram promovidas blitzes e comandos educativos em vias públicas, com abordagens de orientação e informação, cursos direcionados a motociclistas abordando temas como direção segura e legislação. As palestras educativas e as ações em faixas de pedestres reforçaram a importância do respeito à sinalização e de comportamentos seguros no trânsito.

Nesse conjunto de ações, temos também a campanha ‘Sinalizando a Sua Segurança’ voltada à orientação sobre sinalização, visibilidade e uso de equipamentos de segurança para ciclistas e pessoas que utilizam carroças e a utilização correta de vagas especiais, promovendo o respeito aos direitos de idosos e pessoas com deficiência (PCD). Além de parcerias com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que possibilitou o uso de estrutura itinerante, recursos didáticos e atuação em audiências públicas.

Segundo o superintendente Marcílio do HBE, as ações educativas desenvolvidas ao longo de 2025 reforçam o compromisso da gestão com a segurança viária na cidade. “As ações realizadas pela Semob-JP demonstram o empenho contínuo em levar conhecimento sobre o trânsito a diferentes públicos e espaços. Acreditamos que a educação é uma ferramenta essencial para a mudança de comportamento, contribuindo diretamente para uma mobilidade urbana mais segura e humanizada”, destacou.

De acordo com Gilmara Branquinho, chefe da Died, as atividades evidenciam a importância da educação para promover um trânsito mais seguro para todos. “Cada ação educativa é pensada para orientar e conscientizar, seja em instituições ou nas vias da cidade. Esse trabalho é diário de prevenção de sinistros de trânsito e para a formação de cidadãos mais atentos e comprometidos com a segurança viária”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas