A sétima edição do Raízes do Brejo se despede do público no município de Pilõezinhos, entre os dias 26 e 28 de dezembro, com uma programação que integra atividades culturais, esportivas, musicais e de lazer, reafirmando o compromisso com o turismo sustentável e a valorização das tradições locais.
O evento movimenta dez municípios, com programação totalmente gratuita e diversificada, reunindo manifestações culturais, esportivas, musicais e gastronômicas. A iniciativa é promovida pelas prefeituras municipais das cidades que compõem a rota, em parceria com o Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, com apoio do Governo do Estado da Paraíba, e tem impacto direto na economia local. De acordo com a organização, o Raízes do Brejo atrai, em média, dez mil pessoas por município, alcançando cerca de cem mil visitantes ao longo de toda a rota.
Além de impulsionar o turismo, o evento gera emprego e renda, fortalece o comércio, valoriza o artesanato e amplia a visibilidade dos artistas locais. Para o presidente do Fórum Regional de Turismo Sustentável do Brejo Paraibano, Josenildo Fernandes, a rota cultural cumpre um papel estratégico no desenvolvimento regional.
“A partir do momento que a gente divulga o município, leva turistas, pessoas para o município em busca desse evento, eles acabam divulgando o município como um todo. Então a rota é bem importante para a divulgação do turismo local, como também para aquecer a economia, com toda essa cadeia que se forma a partir dos pequenos negócios, dos artesãos, dos ambulantes, além de ativar pousadas, receptivos e guias de turismo”, destaca.
HISTÓRIA – Pilõezinhos tem origem indígena, com registros iniciais de ocupação pelos povos Aratus, que habitavam a região antes da colonização do Brasil e se destacavam pela produção de cerâmica e pelo cultivo agrícola. Posteriormente, o território também foi ocupado pelos Potiguaras, até a chegada dos portugueses, que a partir de meados do século XVIII instalaram engenhos de cana-de-açúcar e consolidaram o processo de colonização. O nome do município está associado a pequenos pilões de pedra de origem pré-cambriana, com cerca de 500 milhões de anos, presentes na região.
O Raízes do Brejo 2025 tem ainda o apoio institucional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e do Fecomércio PB, e recebe o patrocínio do Banco do Nordeste e do Sebrae, fortalecendo a conexão entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico sustentável.
PROGRAMAÇÃO – PILÕEZINHOS
26/12 – Sexta-feira
• 19h00 – Abertura Oficial do Raízes do Brejo.
• 22h00 – Apresentação com Artistas da Terra.
27/12 – Sábado
• 05h00 – I Treino Corrida de São Sebastião.
• 06h00 – Alvorada e hasteamento da bandeira em comemoração ao aniversário da cidade.
• 07h00 – Café da manhã.
• 08h00 – Rapel na Pedra do Juá, com música ao vivo (sax) e instrutor de rapel.
• 15h30 – Final do Campeonato Municipal de Futebol 2025.
• 21h00 – Show com Gui Vaqueiro.
• 23h00 – Show com Amazan.
28/12 – Domingo
• 07h00 – VI Pedal Raiz.
• 15h00 – Festival de Repente no Engenho da Cachaça Mariana.











