28.1 C
João Pessoa
InícioParaí­baReconhecimento: Fabíola Rezende recebe honraria da Câmara de Vereadores de Cuité

Reconhecimento: Fabíola Rezende recebe honraria da Câmara de Vereadores de Cuité

A protetora Fabíola Rezende, ativista da causa animal na Paraíba, está sendo homenageada pela Câmara Municipal de Cuité (CMC). Ela será agraciada com o Título de Cidadã Cuiteense, “pelos relevantes serviços prestados ao município” no que se refere às ações de defesa e promoção ao bem-estar dos animais. O Decreto Legislativo 11, que concede a honraria a Fabíola e que foi aprovado por unanimidade no último dia 7 de dezembro, é uma propositura do vereador Ivan Martins de Souto Filho (Ivanzinho de Joventino), do PDT.

Presidida pelo vereador Dagmando Lopes Araújo (PDT) e formada por onze parlamentares, a Câmara de Cuité ainda é composta pelos vereadores Alexandre de Joventino (MDB), Rafael Pimenta (PDT), Higor Lins (PT), Laelson Borges (MDB), Luandson da Serra (PDT), Marcela de Zé de Inhã (PDT), Marina Venâncio (MDB), Maurilhão (PDT) e Doutor Vinícius (MDB).

Sede da 4ª Região Geoadministrativa da Paraíba e localizada no norte do estado, na Região do Curimataú e na divisa com o Rio Grande do Norte, Cuité é um dos municípios mais antigos do estado (em julho deste ano completou 257 anos de fundação). Com pouco mais de 20,3 mil habitantes, a cidade está distante a 235 quilômetros da capital paraibana, João Pessoa.

“É uma honra receber este título. Me orgulha muito ser homenageada pelos vereadores de uma cidade tão importante e que tanto contribui para o desenvolvimento cultural e socioeconômico do estado da Paraíba. E o mais importante: constatamos hoje em Cuité gestores e legisladores voltados para a causa animal. Este título concedido a mim é um reconhecimento à causa animal, que hoje tem o governo do estado levando suas iniciativas e políticas públicas em prol da saúde dos animais e da população para todo o estado, do Litoral ao Sertão. Só tenho a agradecer”, afirma Fabíola Rezende, que responde pela Gerência Operacional de Políticas Públicas da Causa Animal, da Secretaria da Saúde do governo da Paraíba.

Fabíola Levi Meira nasceu em 23 de novembro de 1974, no município de Itabaiana, cidade conhecida como a “Rainha do Vale” e considerada um importante centro urbano da Região do Vale do Paraíba, distante a 80 quilômetros da capital paraibana.

Nascida em uma terra onde frutificaram personagens notáveis para a história da Paraíba e do Brasil, a exemplo do músico e instrumentista Sivuca; do cineasta e documentarista Wladimir de Carvalho; do artista plástico Otto Cavalcanti; do poeta Jessier Quirino; do jornalista, advogado, político e ministro Abelardo Jurema; do artista e humorista Severino Rangel de Carvalho, o Ratinho, da dupla Jararaca & Ratinho; e de Pedro Inácio de Araújo, o Pedro Fazendeiro, um sapateiro, camponês e sindicalista considerado o primeiro preso político desaparecido após o golpe militar de 1964, Fabíola há mais de 40 anos fixou residência e vive na cidade de João Pessoa.

Filha do casal Williams Pires Meira, já falecido, e Maria do Carmo Meira, Fabíola é casada com o jornalista Jorge Rezende e tem cinco irmãos – Elifas, Willians, José Levi, Elifânia e Elifábio – e três filhos: Rebecca Lannay, Raíssa Lannay e Jorge Antônio. Protetora e ativista da causa animal, atualmente é gerente Operacional das Políticas da Causa Animal.

Em sua luta contra os maus tratos aos animais, ela é fundadora e presidente da ong Ajude Anjos de Rua, criada em novembro de 2015, atuando prioritariamente na Região Metropolitana de João Pessoa, mas com ações pontuais em outros diversos municípios do interior paraibano.

Missionária evangélica, é considerada a primeira parlamentar paraibana eleita quase que exclusivamente com o voto da causa animal. Suplente na atual legislatura, Fabíola cumpriu um ano de mandato como vereadora na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), no período de abril de 2022 a abril de 2023.

Já concorreu a cargos eletivos em cinco eleições, sempre tendo como principal bandeira a causa animal. Disputou uma vaga de vereadora nos pleitos de 2016, 2020 e 2024. Em 2018 foi candidata a deputada estadual e em 2022 disputou uma cadeira de deputada federal.

Na área da comunicação, foi atendente comercial nos jornais Correio da Paraíba e O Norte, além da revista Resumo, de Mozart Montenegro. Na revista A Semana, de Neno Rabello, ocupou o cargo de gerente do Setor Administrativo e Financeiro, onde também atuou no segmento de publicidade e propaganda.

No setor de serviços e comércio na cidade de João Pessoa, foi gerente de uma casa de vidros e gerenciou uma empresa de refrigeração. Também foi funcionária da Energisa Paraíba (antiga Sociedade Anônima de Eletrificação da Paraíba – Saelpa), a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado da Paraíba.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas