O Governo do Estado celebrou termo de cessão de uso da Estação das Artes Luciano Agra para implantação do Centro Internacional de Computação Quântica da Paraíba (Ciquanta-PB). O documento foi assinado na tarde desta quinta-feira (4) pelo governador João Azevêdo e o prefeito Cícero Lucena, na Granja Santana, em João Pessoa, atendendo pedido feito pela gestão estadual em julho deste ano.
Também estiveram presentes o vice-governador Lucas Ribeiro e o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra; além do procurador-geral do estado, Fábio Brito, e o procurador do município de João Pessoa, Bruno Nóbrega.
Com investimentos de R$ 75 milhões, metade do Governo da Paraíba e os outros 50 por cento do Governo Federal, por meio da Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ciquanta vai revolucionar os processos computacionais em diversas áreas, como indústria e medicina, abrindo janelas de oportunidades no Estado, principalmente para os jovens que ingressam todos os anos no mercado de trabalho.
A iniciativa prevê a instalação de um computador quântico, com transferência de tecnologia e formação de pessoal especializado.
O Centro ainda trabalhará em colaboração com universidades, empresas e institutos de pesquisa para fomentar a inovação no setor produtivo.











