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Balcão Paraíba Digital completa um mês com mais de 2 mil atendimentos realizados

O 1º Balcão Paraíba Digital completa nesta quarta-feira (3) o primeiro mês de funcionamento. O projeto pioneiro desenvolvido pela Secretaria Executiva de Modernização e Transformação Digital (SEMTD), vinculada à Secretaria de Estado da Administração (Sead), é destinado ao apoio presencial para acesso aos serviços públicos digitais do Estado e do Gov.br.

Desde sua inauguração, na Casa da Cidadania do Shopping Tambiá, em João Pessoa, o Balcão contabilizou 2.060 atendimentos, com média diária de 103 atendimentos. Um dos serviços digitais que mais o cidadão procurou orientação no Balcão, neste primeiro mês, foi o agendamento da Carteira de Identidade Nacional (CIN). O projeto também tem o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh) e integra as diretrizes do Acordo de Cooperação Técnica firmado com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Ao completar um mês de funcionamento, o Balcão Paraíba Digital reafirma o compromisso do Governo do Estado com a modernização administrativa, a ampliação do acesso aos serviços públicos, o letramento digital e o fortalecimento da inclusão digital em todo o território paraibano.

O Balcão foi concebido para prestar atendimento presencial qualificado, garantindo orientação direta ao cidadão, com foco na promoção da inclusão digital e no acesso eficiente aos serviços públicos digitais. Entre os objetivos estratégicos do projeto destacam-se:

• Oferecer atendimento presencial para facilitar o uso dos serviços digitais do Governo da Paraíba;

• Apoiar a criação, recuperação e utilização de contas Gov.br;

• Ampliar a inclusão digital entre cidadãos com baixa familiaridade tecnológica ou em situação de vulnerabilidade;

• Reduzir a demanda por atendimentos presenciais tradicionais, estimulando o uso dos canais digitais com suporte especializado.

O público atendido pelo Balcão inclui cidadãos com dificuldade e dúvidas de como acessar os serviços digitais ou de suporte relacionado ao Gov.br, sem acesso à internet ou com limitações de alfabetização digital. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com dois atendentes por turno. No local, o cidadão pode receber auxílio para navegação pelo Portal do Governo Digital da Paraíba, criação ou recuperação de conta Gov.br, além de acesso aos serviços disponíveis no Portal Paraíba Digital.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

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