A cidade de Pirpirituba recebe mais uma edição da Rota Cultural Raízes do Brejo entre os dias 5 e 7 de dezembro, reunindo atividades culturais, gastronômicas, religiosas e artísticas. A programação, totalmente gratuita, contempla oficinas, apresentações, feiras e shows que evidenciam as tradições do Brejo paraibano.
Localizada na região do Brejo da Paraíba, Pirpirituba tem forte identidade cultural ligada ao artesanato, à agricultura familiar e às manifestações religiosas. Tanto que a programação do Raízes do Brejo 2025 apresenta logo na abertura, na sexta(05), a culminância do projeto Pirpirituba: Cultura, Memória e Identidade, às 08h, no Espaço Humberto Lucena. A partir das 18h, a Câmara Municipal recebe a exposição Janelas da Criação, seguida da abertura da Feira de Artesanato e Gastronomia na Praça da Cultura.
A partir das 19h, apresentações culturais recepcionam o público para a abertura oficial da Rota Cultural, que inclui o espetáculo “Um Canto de Fé”, dedicado às tradições religiosas da cidade. A noite se encerra com o show de Tinho Santos, às 22h.
Sábado (06/12): arte popular, gastronomia e pagode na praça
O segundo dia abre com Poesia e Viola na Feira Livre, às 7h, atividade que valoriza a oralidade e a música regional. A exposição Janelas da Criação permanece aberta durante a manhã.
No horário do almoço, o público tem o Sabor Rural, no Restaurante Família Chico, com pratos típicos da culinária brejeira.
A Feira de Artesanato e Gastronomia retorna às 18h, e a noite encerra com o evento “Pagodeando na Praça”, reunindo Pagode do Meu Agrado, Pagode do Brás e Q Pagode, às 22h.
Encerramento – O domingo(07) inicia com a Missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima, às 10h, seguida do almoço do Sabor Rural, no Restaurante Café na Fazenda.
À tarde, duas atividades movimentam a Praça da Cultura: Tardezinha no Asfalto, às 16h, com foco no lazer e na convivência; e o Show de Talentos, destacando artistas da própria comunidade.
A edição 2025 em Pirpirituba é uma realização da Prefeitura Municipal e do Fórum de Turismo do Brejo. A programação conta com correalização da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT-PB) e do Governo da Paraíba; e patrocínio do Banco do Nordeste e do Sebrae-PB. O evento também recebe apoio institucional da UFPB, do SENAR e da Fecomércio-PB.











