O governador João Azevêdo recebeu, no final da tarde desta segunda-feira (24), o embaixador da República Popular da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e discutiu novas parcerias nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na audiência realizada na Granja Santana, foram firmados compromissos mútuos para fortalecer ainda mais as relações diplomáticas e comerciais entre a Paraíba e a China.
Em 2023, o governador João Azevêdo e uma comitiva paraibana visitaram a China, onde conheceram indústrias e se reuniram com representantes do governo chinês. A iniciativa fortaleceu as parcerias em diversas áreas concretizadas em ações como o Radiotelescópio Bingo, que está sendo instalado em Aguiar, e o intercâmbio de 40 alunos paraibanos que foram estudar na China no ano passado no programa Conexão Mundo. “Estamos atuando em várias frentes e, com as novas parcerias firmadas hoje com a China, teremos ainda mais trabalho para trazer mais capacitação para nossos jovens, mais inovação e geração de emprego e renda para o povo paraibano”, avaliou Azevêdo.
O governador João Azevêdo destacou a importância das novas parcerias com a China, como o Centro Internacional de Computação Quântica, pioneiro no Brasil, que representará uma grande revolução tecnológica com reflexo em alguns anos para a população. Com implantação prevista para o primeiro semestre de 2026 e investimentos de R$ 75 milhões, em parceria como Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vai revolucionar a Paraíba em diversas áreas como indústria, e medicina.
O chefe do executivo também destacou a criação de um laboratório conjunto de inovação do Sistema Beidou na Paraíba, com o fortalecimento da capacidade industrial local em tecnologias de posicionamento, navegação e comunicação baseadas em satélites, colocando o Estado ainda mais em evidência e criando novas perspectivas e novos horizontes para a juventude.
O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, destacou a importância dos acordos celebrados entre o Governo da Paraíba e o Governo chinês no contexto e volta ainda mais animado com a sinergia das equipes de trabalho e com os avanços obtidos na missão oficial. “Existe uma forte sinergia entre os presidentes da China e do Brasil e atualmente trabalhamos em 50 projetos estratégicos abrindo novos horizontes para o futuro dos dois países e o Estado da Paraíba está inserido com projetos de geração de Energia Solar, Ciência e Tecnologia e Inovação”, destacou o embaixador.
O embaixador Zhu Qingqiao se comprometeu em buscar junto aos ministérios do governo chinês e brasileiro a inclusão de novos projetos nas áreas da indústria, agricultura e turismo que foram apresentados pelo Governo da Paraíba. “O Governo da Paraíba tem atuado de forma efetiva e inovadora e avançado significativamente nas áreas de turismo, educação, ciência e tecnologia”.
Novas parcerias – Novos acordos firmados entre o Governo da Paraíba e a China buscam promover o uso inovador de tecnologias Beidou em setores estratégicos, como Segurança Pública e Gestão Urbana, Sistemas Inteligentes de Transportes, Monitoramento Ambiental e Agricultura de Precisão, entre outros.
Outro acordo firmado nesta segunda-feira foi o lançamento de um laboratório conjunto de radioastronomia entre a China, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade de Campina Grande (UFCG).
Participaram da reunião entre o governador da Paraíba e o embaixador da China no Brasil, o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari; o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; o secretário executivo de Estado da Comunicação Institucional (Secom), Fábio Barros; o secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado; o procurador geral do Estado, Fábio Brito, além da secretária da Embaixada da República da China no Brasil, Wang Yiting, e a assessora do embaixador Zhang Wei.












