A Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad) promove, nesta quarta e quinta-feira (dias 26 e 27), a Mostra de Arte Inclusiva da Paraíba 2025. O evento é resultado do trabalho desenvolvido com os usuários, que usa a arte como instrumento de inserção social e faz parte do calendário anual da Instituição, em João Pessoa. A ideia é apresentar os frutos dos trabalhos das reabilitações realizadas durante todo o ano, dando visibilidade às aptidões, usando a arte e cultura como elementos transformadores e de inclusão.
A Mostra de Arte será aberta às 8h15, pela presidente da Fundação, Simone Jordão, no Auditório Jimmy Queiroga. Em seguida, haverá apresentação de dança, música e teatro. Durante os dois dias, a Funad promove cultura e arte, no movimento que já se solidificou como um dos mais importantes da Fundação.
A atividade vai ocorrer nos turnos da manhã e tarde e traz uma diversidade de apresentações artísticas dos usuários e profissionais, através da dança, teatro, música e exposição de artes visuais. As apresentações acontecerão nos dois auditórios e no pátio da Funad. Entre os espetáculos, destacamos a peça Quarto de Despejo, com usuários do Núcleo de Vivência e Arte (NVA), sob a coordenação do professor/reabilitador Joelton Barros e surgiu a partir das experiências vivenciadas pelas pessoas atendidas pelo núcleo. Também estão programadas exposições de artesanato, apresentação de coral e outras expressões artísticas, resultado do trabalho do Núcleo de Vivência e Arte e demais coordenações.
De acordo com a presidente da Funad, Simone Jordão, a utilização da arte como instrumento de inserção social, é fundamental para a qualidade de vida dos usuários. “Além do atendimento de reabilitação, os usuários são estimulados a desenvolver habilidades que nem imaginavam possuir, num processo que desperta talentos e garante uma vida mais plena, inclusiva e acessível, participando de forma ativa da sociedade e atividades diversas”, observou.











