A Fundação Campeões do Amanhã, da Prefeitura de João Pessoa, firmou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta segunda-feira (24), para os atletas de alto rendimento da instituição. Pelo acordo, os alunos passarão a ser avaliados regularmente no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), na Capital.


A reunião teve a participação do secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira, além de quatro integrantes da Fundação Campeões do Amanhã: Kaio Márcio (presidente), Rossini Freire (diretor de alto rendimento), Léo Arruda (assessor de desporto) e Haendel Targino (assessor jurídico). “A Secretaria Municipal de Saúde tem uma parceria onde o HU presta serviço à Prefeitura regularmente, então, esses atletas serão atendidos de várias formas e com o padrão de qualidade reconhecido que a unidade de saúde federal possui”, revelou Luis Ferreira.
“É um passo muito largo que estamos conseguindo dar para ajudar os atletas de alto rendimento. Sem dúvidas vai ajudar muito o desenvolvimento deles para melhor. Isso vai auxiliar na prevenção de lesões e também conseguir monitorar como está o desenvolvimento dos alunos, como eles vão evoluir daqui para frente e o que podemos fazer de intervenção para avançar cada vez mais”, disse o presidente da Fundação Campeões do Amanhã, Kaio Márcio.
Na parceria com o Hospital Universitário, os atletas da Fundação Campeões do Amanhã vão ser submetidos a exames cardiorrespiratórios, laboratoriais, como de sangue, e também avaliação de punho. Este último envolve medir a frequência (batimentos por minuto), ritmo, força e amplitude das pulsações em uma artéria.
“Para que a gente possa completar as nossas avaliações com os atletas que são promissores de João Pessoa, a gente precisava disso. Temos uma parceria com a Universidade Federal da Paraíba, que faz toda avaliação da parte de composição corporal, tem com o Unipê, que faz a avaliação física, e agora temos com a Secretaria de Saúde da Capital. Vamos ficar muito completos e isso é fundamental para promover atletas de alto rendimento”, finalizou o diretor de alto rendimento da FCA, Rossini Freire.
-
Texto: Lucas Barros











