A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) realiza diariamente várias ações com o objetivo de prevenir desastres naturais e garantir a segurança da população, a exemplo do monitoramento de barreiras e encostas, da limpeza e desassoreamento dos rios, além da vistoria de imóveis públicos e privados, que é o serviço mais solicitado pela população.
A vistoria de imóveis é realizada a partir da solicitação dos responsáveis, proprietário ou inquilino, ou de qualquer pessoa que perceba o risco de desabamento total ou parcial. As demandas para avaliar risco na estrutura de edificações, de infiltrações a rachaduras nas paredes, chegam pelo WhatsApp da Defesa Civil, pela Central de Operações, pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ e, algumas vezes, solicitadas presencialmente.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, não há demanda reprimida na Compdec-JP. As situações urgentes, aquelas que oferecem risco iminente, são atendidas no mesmo dia, inclusive aos sábados e domingos. Os casos menos graves são atendidos em até 48 horas, mas geralmente o tempo de resposta é menor.
“Nossa maior preocupação, sem dúvida, não poderia ser outra senão com o bem-estar da população, com a vida de cada pessoense, não importando o estado de normalidade ou anormalidade. Assistir, estar presente e cumprir com o nosso papel e competências nos revela a certeza de estarmos sempre tentando fazer o melhor pela cidade e por todos que nela vivem. O período é de tranquilidade, mas as ações preventivas e mitigadoras não param nunca”, destacou Kelson Chaves.


RVT – Durante as vistorias, os técnicos produzem um relatório de visita técnica (RVT), do qual constam informações sobre a situação do imóvel, quais os problemas encontrados e as medidas necessárias para a solução do problema. Essas medidas, seja reparo de fissura nas paredes, infiltração ou qualquer outra obra, são de responsabilidade dos proprietários.
Limpeza de rios – Os serviços de desassoreamento e limpeza dos rios da Capital são realizados durante todo o ano, segundo um cronograma estabelecido de acordo com a situação de cada trecho, assim como o monitoramento das barreiras. Esta é uma ação preventiva que visa a retirada do lixo e vegetação aquática para permitir a fluidez das águas e evitar transtornos para a população ribeirinha, principalmente no período chuvoso.
Monitoramento das barreiras – Já o acompanhamento da situação das barreiras e encostas é feito por meio de visitas técnicas e serve para prevenir acidentes, reduzir danos e permitir resposta rápida em caso de desastres naturais. As equipes da Defesa Civil percorrem os locais para verificar se existem alterações no terreno.
Como acionar – A Defesa Civil funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Em caso de necessidade, deve ser acionada pelos números 98831-6885 (WhatsApp) ou 199 e aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’, que pode ser baixado gratuitamente nas plataformas Play Store e AppStore.











