26.1 C
João Pessoa
InícioManchetePMJP coleta dados para elaboração do censo da população em situação de...

PMJP coleta dados para elaboração do censo da população em situação de rua

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), está realizando o Censo 2025 da população em situação de rua, na Capital. A ação vai até sexta-feira (24).

“Esse trabalho quer traçar um raio-x do perfil dessas pessoas, como o nome, idade, cidade de origem, o que as levou a estar na rua, se estudam ou têm vontade de estudar, se fazem uso de drogas, fazendo um grande mapeamento para conhecermos melhor esse público e orientar as políticas públicas de proteção e promoção social, em João Pessoa”, explicou Diego Tavares, secretário de Desenvolvimento Humano e Cidadania,

A iniciativa conta com a participação de equipes dos Serviços Socioassistenciais da Diretoria de Assistência Social, envolvendo profissionais das proteções sociais em seus diferentes níveis de complexidade (básica, média e alta). Nesta primeira etapa, as equipes realizam abordagens nas ruas, seguindo um mapeamento das áreas, cobrindo todos os territórios, com abordagem social. Durante as visitas, são aplicados questionários que ajudarão a traçar o perfil dessa população.

O trabalho de campo segue até quinta-feira (23) nas ruas da Capital. Na sexta-feira (24), o levantamento será realizado nas unidades de acolhimento do Município.

Capacitação – Antes de irem a campo, todos os profissionais envolvidos participaram de uma capacitação técnica, com o objetivo de apresentar os instrumentos de coleta, as rotas logísticas e as orientações sobre abordagem e diálogo com os entrevistados.

“A capacitação serviu para que cada entrevistador compreendesse a metodologia de trabalho, as rotas de atuação e a melhor forma de abordar as pessoas, garantindo um processo respeitoso e eficiente”, explicou Katiana Cavalcante, coordenação da vigilância socioassistencial do Município, que está à frente da ação.

A previsão para a apresentação dos resultados do Censo é para o primeiro semestre de 2026, quando os dados consolidados serão apresentados em um relatório que orientará novas estratégias de atuação da rede socioassistencial da Capital.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas