A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES) participou, nesta sexta-feira (17), do lançamento da Carreta “Agora Tem Especialistas”, realizado nos municípios de Patos e Campina Grande. A iniciativa, desenvolvida pelo Ministério da Saúde em parceria com o Governo da Paraíba, tem como objetivo fortalecer as ações de atenção à saúde da mulher no Estado.
Durante o mês de outubro, as duas carretas do Programa irão oferecer, cada uma, cerca de 500 atendimentos em Patos e Campina Grande, incluindo exames preventivos e de diagnóstico do câncer de mama e do colo do útero, beneficiando usuárias das cidades e regiões circunvizinhas. A ação integra as atividades do Agora Tem Especialistas dentro da Campanha Outubro Rosa, reforçando o compromisso dos Governos Federal e Estadual com a prevenção e o cuidado integral à saúde da mulher.
O ministro da Saúde em exercício, Adriano Massuda, destacou a importância da iniciativa e o papel do Sistema Único de Saúde (SUS) na descentralização do atendimento especializado. “Com o programa Agora Tem Especialistas, estamos levando atendimento especializado aos quatro cantos deste país. O Sistema Único de Saúde é uma das peças-chave para o desenvolvimento do Brasil, pois sabemos que onde tem serviço de saúde, tem profissionais, tem equipamentos, tem vacinas, e isso é o potencial em saúde sendo concretizado. O SUS é a garantia de que direitos que estão na Constituição possam ser, de fato, efetivados”, afirmou o ministro.
O secretário de Estado da Saúde, Ari Reis, ressaltou o caráter integrado da ação conjunta com o Ministério da Saúde e o impacto da iniciativa na rede estadual. “São 22 carretas em nível nacional. Aqui na Paraíba, estamos iniciando a atividade hoje com duas unidades, uma em Patos e outra em Campina Grande, para atender demandas reguladas. É muito bom ver o Ministério se aproximando cada vez mais dos estados e municípios, já que iniciativas como essa são essenciais para fortalecer ainda mais o Sistema Único de Saúde”, pontuou.
Para o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço, a ação fortalece e amplia o diagnóstico precoce e o acesso rápido ao tratamento de doenças que atingem o público feminino. “O objetivo é prevenir e fazer a detecção em tempo oportuno do câncer de mama e de colo do útero. São 30 dias de atividades, com acesso definido a partir da listagem disponibilizada pelos municípios. A previsão é realizar cerca de 500 exames durante este período, contribuindo para reduzir o tempo de espera e fortalecer o atendimento do SUS nos importantes polos como Patos e Campina Grande. Tudo isso para garantir o tratamento no momento certo, caso seja necessário”, destacou.
A ação integrada com o Ministério da Saúde, reforça a interiorização do acesso a serviços especializados e fortalecendo a rede de atenção à mulher.
Além do lançamento da carreta, as autoridades visitaram o Hospital do Bem, onde foram apresentados aos serviços de quimioterapia da unidade e às obras do acelerador linear, que deve ser entregue até o final de 2026. A agenda também incluiu visita às obras do Hospital de Trauma de Patos, que ampliará a capacidade de atendimento da rede estadual no Sertão.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta; o prefeito de Patos, Nabor Wanderley; o diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, Francisco Guedes; e o secretário de Saúde de Patos, Leônidas Medeiros.