A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), está com inscrições abertas até o dia 15 de novembro para acesso ao programa de microcrédito ‘Eu Posso Inclusivo’. A política pública oferece crédito orientado e capacitação para pessoas com deficiência e seus familiares empreenderem e desenvolverem seus negócios. O valor concedido é de até R$ 10 mil para pessoas físicas e de até R$ 20 mil para pessoas jurídicas. A partir desta segunda-feira (20), será possível solicitar o cadastro pelo 1Doc, no site da Prefeitura de João Pessoa.

A triagem para o acesso à linha de microcrédito é feita pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência – órgão vinculado à Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política (Seggov) e gestor das políticas públicas de pessoas com deficiência no município de João Pessoa. A Coordenadoria vai encaminhar os interessados à Sedest, nesta ação. O primeiro contato também pode ser feito pelo telefone exclusivo (83) 98762-0040.
Depois desta etapa, será agendado um atendimento presencial, onde haverá a conferência dos documentos originais, serão dadas as orientações sobre o programa e o encaminhamento para o processo de crédito e capacitação da Sedest.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital, Bruno Farias, a nova linha de crédito foi criada para fortalecer o empreendedorismo, gerar autonomia e promover mais cidadania e inclusão social. A linha de crédito também beneficia os parentes das pessoas com deficiência em até segundo grau, em linha reta (pais, filhos e avós) ou colateral (irmãos). Segundo o secretário, isto foi feito para contemplar quem faz sacrifícios no cuidado diário dos parentes com deficiência.
“Nosso objetivo é promover a inclusão social e o desenvolvimento econômico de pessoas com deficiência e seus familiares. Diante de questões como falta de acessibilidade, preconceito e a ausência de oportunidades suficientes no mercado de trabalho, o empreendedorismo surge como uma importante alternativa para a geração de renda, autonomia e dignidade”, afirmou.
Capacitação – Como etapa eliminatória e obrigatória, os interessados devem participar de quatro cursos preparatórios para o empreendedorismo, ofertados pela Sedest. Os participantes terão acesso por meio de aulas gravadas com recursos de acessibilidade — como legendas, tradução em libras e linguagem simples, com link disponibilizado no site: www.euposso.joaopessoa.pb.gov.br.
A linha de crédito promove o fortalecimento e longevidade dos negócios a partir de sua metodologia, que inclui capacitação, realização de plano de negócios, visita técnica no endereço comercial dos proponentes, análise de crédito, liberação de crédito e acompanhamento contínuo dos resultados na etapa de pós-crédito.