O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta terça-feira (14), a Unidade de Saúde da Família (USF) Altiplano I e II – o 82° equipamento de saúde requalificado pela gestão municipal desde 2021. Na ocasião, o gestor, ao lado do vice-prefeito Leo Bezerra, autorizou a reforma em outras sete unidades para completar a reestruturação de toda a Rede de Atenção Básica de João Pessoa, dotada de infraestrutura completa e espaços climatizados.
“O padrão desta unidade, implementado aqui no Altiplano, é o mesmo aplicado em todas as demais unidades, independentemente de sua localização. Isso se reflete nas escolas, creches e também na pavimentação das ruas e padronização das calçadas. Trata-se, portanto, de um programa de governo abrangente, que permeia todas as áreas da administração municipal. Nossas ações são concebidas com uma visão integral da cidade. Ao entregar a unidade 82 e emitir ordens de serviço para outras sete, visando a padronização, demonstramos o planejamento e a capacidade de execução desta gestão”, afirmou o prefeito.


Próximas USFs – As próximas unidades que vão receber as obras, autorizadas pelo prefeito, são Alto do Mateus VI, São José, Espaço Saúde, Bancários, Cidade Recreio, Mudança de Vida e Rosa de Fátima. O secretário Municipal de Saúde, Luis Ferreira, exaltou a marca que a Prefeitura atinge na Rede de Atenção Básica, destacando, também, o atendimento humanizado e o conforto que usuários e profissionais passam a receber após requalificação de uma Unidade de Saúde da Família.


“Algo que parecia distante, quase inatingível – a reestruturação e reforma completa da infraestrutura de saúde em João Pessoa. Mas está se concretizando. Graças ao trabalho árduo, à dedicação e, especialmente, ao forte apoio do prefeito Cícero Lucena, estamos alcançando o que antes parecia impossível. Esta unidade, a de número 82, é um exemplo disso, totalmente renovada e agora à disposição da população”, afirmou o secretário.





Atendimento – São duas equipes de saúde da família oferecendo serviços, como consultas com clínicos gerais, atendimento odontológico, enfermagem, vacinação, coleta de exames laboratoriais e farmácia com acesso facilitado. As enfermeiras realizam procedimentos como exames citopatológicos e testes rápidos, além de acompanhamento pré-natal e puericultura, que monitora o crescimento e o desenvolvimento infantil.


Melhorias – A USF Altiplano teve a substituição de esquadrias, a revisão da cobertura, a aplicação de revestimento cerâmico nas salas, a instalação de ar-condicionado, a revisão dos sistemas elétrico e hidráulico, e a pintura geral. O diferencial desta unidade foi a execução de todo o revestimento externo. Anteriormente, a fachada contava apenas com pintura, mas foi substituída por revestimento cerâmico, um material de qualidade superior que proporciona maior durabilidade. O investimento total foi de R$ 880 mil.



“Essa importante melhoria representa um grande avanço para a população, garantindo mais conforto e qualidade no atendimento aos usuários, além de melhores condições de trabalho para todos os profissionais que se dedicam diariamente ao cuidado com a saúde da comunidade”, afirmou Dayanne Hardman, gerente da USF Altiplano.
Cuidado – A aposentada Maria da Penha passou por consulta médica nesta terça-feira e, em seguida, recebeu medicação para pressão arterial. Ela agradeceu o cuidado, disse que a unidade oferece conforto e acolhimento humanizado. “Toda vez que eu chego aqui, as meninas me tratam muito bem. Em poucos minutos eu recebo atendimento e medicação, quando necessário. E a USF ficou maravilhosa, com todos os espaços reformados”, elogiou.