A região do Brejo vai ganhar na próxima segunda-feira (6) uma escola referência de hotelaria, onde o aluno vai conhecer todos os processos inerentes ao setor e vai sair apto para trabalhar em qualquer hotel do Brasil. Após mais de 15 anos fechado, o Governo da Paraíba reabre o antigo Hotel Bruxaxá, no município de Areia, depois de realizar obras de reforma e ampliação para implantação da escola de formação técnica em hotelaria e turismo – a Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Monsenhor Ruy Barreira Vieira – Hotel Escola Bruxaxá, que passará a ser administrado pelo Sesc e Senac Paraíba, em uma parceria de comodato.
Os visitantes do Hotel Escola Bruxaxá poderão conferir uma estrutura completa, que inclui recepção, auditório, restaurante, piscina aquecida, suítes com varandas, deck de madeira e áreas de convivência, além de ampla infraestrutura de apoio, como lavanderia, cozinha industrial e áreas administrativas.
No mesmo complexo, também será entregue a nova estrutura da Escola Estadual Monsenhor Ruy Barreira Vieira, que além do Ensino Regular já ofertado, o Senac – por meio de um acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Educação do Estado – disponibilizará o Ensino Técnico e Profissional com laboratórios modernos, como o de gastronomia, de informática e de camareira, salas de aula, restaurante com capacidade para 90 lugares e espaços planejados para acessibilidade e conforto, garantindo uma formação profissional de excelência.
O Hotel Escola Bruxaxá representa um avanço na formação de jovens e adultos em áreas estratégicas para o desenvolvimento regional, especialmente no setor de Turismo, Hospitalidade e Serviços. A unidade funcionará como uma Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT), aliando o ensino médio à formação profissional, com laboratórios equipados, salas de aula modernas e estrutura adequada para práticas pedagógicas inovadoras.
A obra recebeu um investimento de R$ 13,1 milhões aplicados na construção de uma estrutura completa que garante conforto, acessibilidade e inovação pedagógica. O espaço conta com salas de aula climatizadas, laboratórios técnicos, refeitórios, além de áreas administrativas e ambientes projetados para o funcionamento como hotel escola, permitindo que os estudantes vivenciem, na prática, as rotinas da área de hotelaria.
Ao todo, a área total de construção do hotel-escola chega a 5,5 mil m², sendo 3,85 mil m² da reforma do prédio mais 1,65 mil m² de ampliação. Foram contemplados o térreo, pavimento superior e o subsolo. No subsolo foi construído um restaurante, com capacidade para 90 pessoas, cozinha e higienização, depósito de material de limpeza, casa de gás, recepção de alimentos — conferência e higienização —, entre outros recintos.
No pavimento térreo, estão a diretoria administrativa e pedagógica, sala de reunião, três salas de aula, sala de convivência e de professores, entre outros.
No pavimento superior, estão duas salas de aula, laboratório de informática, apartamento tipos A e B, com varanda e banheiro, laboratório de criação (maker) e biblioteca, entre outros recintos.