29.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrefeitura de João Pessoa dá início ao programa de mentoria para mulheres...

Prefeitura de João Pessoa dá início ao programa de mentoria para mulheres empreendedoras – “Elas Lideram”

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), promoveu, nesta quarta-feira (1º), a aula inaugural do programa de mentoria para mulheres empreendedoras – “Elas Lideram”. A política pública está sendo desenvolvida em parceria com o Sebrae-PB, o Hub Casa Empreendedora e a Be.labs Aceleradora de Empreendimentos Femininos. O evento de abertura aconteceu no auditório do Sebrae-PB, localizado no Bairro dos Estados.

O programa “Elas Lideram” busca fortalecer o protagonismo feminino nos negócios por meio de mentorias especializadas, capacitação técnica e suporte psicossocial. A iniciativa visa promover autonomia econômica, inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo, além de oferecer acesso ao microcrédito social “Eu Posso”.

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, participou da aula inaugural do programa “Elas Lideram” e ressaltou que o empreendedorismo feminino é fundamental para o crescimento da cidade de João Pessoa. Segundo ele, o programa será uma ponte de transformação na vida de 80 mulheres que iniciam sua jornada de capacitação a partir de amanhã.

“O ‘Elas Lideram’ reforça o compromisso da atual administração com a população e com o fortalecimento da economia local, criando oportunidades para que mais mulheres possam se preparar, empreender e se consolidar como protagonistas no cenário econômico da cidade”, destacou Leo Bezerra.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Bruno Farias, revelou que a maioria do público atendido pelo programa de microcrédito social “Eu Posso” é formado por mulheres, principalmente, no segmento de microempreendedoras individuais e pequenas empresas.

Foi com base nestes dados que a Sedest desenvolveu o “Elas Lideram”, com uma programação extensa, com mentorias especializadas, soluções educacionais e metodologias exclusivas, visando impulsionar os negócios femininos. “A expectativa é que, com esse apoio, mais mulheres conquistem autonomia, se fortaleçam como protagonistas de suas próprias vidas e assumam um papel central na economia da cidade”, ressaltou o secretário.

Entre as participantes do projeto está Jaciara Ferreira, moradora do bairro do Timbó, que desde 2019 comanda a “Doce Sonho Caseiro”, voltada para a confeitaria regional. Ela ficou sabendo do “Elas Lideram” pelas redes sociais e viu a oportunidade de receber orientação profissional para alavancar seu negócio.

“Tenho certeza de que o “Elas Lideram” vai me trazer muito conhecimento. Estou empolgada para aprender sobre como divulgar meus doces. Hoje eu comercializo meus produtos em feiras na orla de João Pessoa, mas quero fortalecer a divulgação nas redes sociais, para chegar a mais gente”, explicou.

Já Regiane Cristina entrou para o “Elas Lideram” para desenvolver uma ideia de negócio. Ela pretende abrir uma assessoria pessoal remota para negócios femininos. A proposta é atuar como uma espécie de secretária online, cuidando de tarefas como organização de agenda, orçamentos e suporte digital, para aliviar a sobrecarga administrativa e acelerar o crescimento de pequenos negócios femininos.

“O programa “Elas Lideram” como um todo me despertou interesse, porque meu negócio ainda está na base de uma ideia. Ter a oportunidade de conversar com mentores sobre isso, mapear o que pode dar certo e o que pode dar errado, vai fazer toda diferença na construção desse novo negócio”, comentou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas