29.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueEscola do Legislativo prepara alunos do Ensino Fundamental para serem vereadores por...

Escola do Legislativo prepara alunos do Ensino Fundamental para serem vereadores por um dia

A ação ‘Parlamento Infantil’ foi pensada para celebrar o Dia das Crianças

Abrir o plenário e a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para 29 alunos de escolas da rede pública para que apresentem suas demandas e vivam um dia de vereador na Casa Napoleão Laureano. Esse é o principal objetivo do Parlamento Infantil, ação desenvolvida pela Escola do Legislativo Celso Furtado, em parceira com a Diretoria de Comunicação, para celebrar o Dia das Crianças. A primeira palestra preparatória para a atividade ocorreu nesta quarta-feira (1º), na Escola Municipal Professor João Medeiros, situada no Bairro dos Novais.

 

“Nesta ação, os alunos participam, inicialmente, de palestra ministrada por servidores da Câmara a respeito da história e das atribuições do Poder Legislativo, e recebem instruções de como atuar como representantes em suas escolas”, explicou Paulo Eduardo de Sá Barreto, diretor da Escola do Legislativo. “Temos que ter uma parte preparatória, tanto dos representantes, ou seja, os vereadores infantis, quanto dos representados, que são os colegas deles na escola, para que eles possam saber qual é o papel do vereador. Então, hoje eles estão vivendo essa experiência, uns como população, outros como vereadores”, acrescentou o diretor.

 

A diretora da escola, Aparecida Chaves, destacou que a unidade já trabalha com o protagonismo infantil e que ação veio reforçar essa diretriz.“Nós já trabalhamos com o protagonismo das crianças. Aqui, eles já são muito autônomos, muito independentes. Então, esse projeto veio implementar tudo o que a gente faz dentro do modelo da Escola Ativa Integral”, elogiou.

 

Maria do Carmo Torres, coordenadora pedagógica da unidade escolar, reforçou que a educação tem a função de entregar os saberes construídos para a comunidade, e o Parlamento Infantil possibilita essa troca. “É uma ação através da qual eles vão realmente praticar, exercer e ampliar os conhecimentos deles a respeito do que se passa no nosso município, na convivência com o Poder Legislativo. Isso é muito importante, porque vai desenvolver nesses estudantes a consciência política para que eles possam pensar nas demandas da comunidade, em uma forma de apresentá-las e de trazer soluções para a comunidade escolar, a comunidade onde eles moram. Então, nós estamos muito felizes com essa parceria, que só agrega conhecimento e identidade aos nossos estudantes”, relatou.

 

“A gente é de uma escola integral em que o princípio é o protagonismo. Então, esse é um momento muito importante, porque os estudantes vão exercitar esse protagonismo, vão debater, discutir e estar a par de tudo o que acontece na escola, no bairro, para promover uma sociedade melhor”, avaliou Josinaldo Ferreira, professor de Língua Inglesa e Protagonismo.

 

“Eu estou lisonjeado por ter uma experiência dessa, de poder ir lá na Câmara para descobrir, aprender coisas novas”, comemorou Davi Henrique, eleito representante da escola na Câmara Municipal. “Vou pedir uma pracinha aqui por perto, porque aqui no Bairro dos Novais não tem uma pracinha aqui perto, só tem lá longe”, adiantou o vereador infantil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas