25.1 C
João Pessoa
InícioMancheteCícero Lucena assina protocolo para restaurar o Pavilhão do Chá e valorizar...

Cícero Lucena assina protocolo para restaurar o Pavilhão do Chá e valorizar o Centro Histórico de JP

O prefeito Cícero Lucena assinou, nesta quinta-feira (25), protocolo de intenções que autoriza a cessão da Praça Venâncio Neiva e o Pavilhão do Chá ao Serviço Social do Comércio/Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Sesc/Senac). A medida tem como objetivo impulsionar a revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, gerando emprego, renda, atividades culturais e de lazer com a recuperação do equipamento. O ato aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, com presenças do vice-prefeito Leo Bezerra e do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowsley.

Com o novo termo, encaminhado à CMJP por meio de Projeto de Lei, o Sesc/Senac ficará responsável por promover a revitalização do espaço, implantando um restaurante e café no espaço do coreto, além de promover atividades culturais na Praça Venâncio Neiva. A iniciativa soma-se a outras ações que vêm fortalecendo a presença da população no Centro e ampliando as oportunidades de lazer, cultura e convivência.

“É gratificante acompanhar o progresso do projeto de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa, que se manifesta em cada etapa de sua execução. O programa ‘Viva o Centro’ demonstra o comprometimento do poder público, com a importante colaboração da iniciativa privada. Já a restauração do Pavilhão do Chá, fruto dessa parceria com a Fecomércio, reforça a convicção de que estamos trilhando o caminho adequado para a contínua valorização da Capital”, destacou Cícero Lucena.

O secretário municipal de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), Thiago Lucena, reforçou que o projeto alia responsabilidade social e inovação na gestão dos espaços públicos, devolvendo à sociedade um local histórico, mas também adaptado às demandas do presente.

“O modelo segue a lógica de parceria público-privada, garantindo economia de recursos públicos, já que não haverá investimento direto da Prefeitura, mas sim apoio institucional, como iluminação e segurança. Essa experiência marca o início de um projeto maior, que será expandido para outros espaços do Centro Histórico”, projetou.

Apreciação será urgente – O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, informou que o projeto será apreciado em caráter de urgência e que a expectativa é de que a aprovação aconteça já na próxima semana, garantindo agilidade na implantação do projeto. “Assim que a Câmara receber o projeto, ele será disponibilizado para leitura e encaminhado às comissões. Na semana seguinte, solicitaremos prioridade e urgência na votação, uma vez que o projeto trará benefícios ao Centro da cidade, ao comércio e a toda a Praça dos Três Poderes”, garantiu.

Proposta para o espaço – A diretora regional do Sesc, Juliana Fernandes, detalhou as propostas que serão implantadas no espaço. “O Senac atuará na área de gastronomia, com um restaurante e um café no Pavilhão do Chá. Já a praça será utilizada pelo Sesc para atividades culturais, de saúde e de educação, todas alinhadas aos objetivos do Sesc e do Senac, com foco no atendimento aos trabalhadores do comércio e, consequentemente, à sociedade em geral.

Dentro das normas – A iniciativa recebeu apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). A conselheira Afra Soares, que também preside o Comitê de Fomento do Centro Histórico, destacou a importância da parceria. “Manifestamos total apoio à iniciativa. Consideramos fundamental a revitalização do Centro da cidade, integrando conceitos contemporâneos ao respeito à legislação vigente. Propomos a restauração do Centro Histórico, conciliando o cumprimento das normas com uma abordagem inovadora e um olhar mais sensível, que promova a valorização do nosso patrimônio”, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas