28.1 C
João Pessoa
InícioManchete 2João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra a raiva animal no...

João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra a raiva animal no próximo sábado

O Dia D de vacinação contra a raiva animal será realizado, neste sábado (27), e a Prefeitura de João Pessoa chama atenção dos tutores de cães e gatos para a importância da imunização e convoca a população para a proteção dos seus pets. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta que, animais saudáveis, a partir de três meses de vida, devem ser vacinados todos os anos.

De acordo com a gerente de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, Pollyana Dantas, a meta para este ano é ultrapassar o número de animais vacinados em 2024, que chegou a 90 mil – o equivalente a 80% da população estimada de cães e gatos da cidade.

“Vamos disponibilizar aproximadamente 160 postos itinerantes espalhados por todos os bairros da cidade, visando facilitar o acesso da população. É importante que os tutores de cães e gatos compareçam levando o cartão de vacinação do seu animal de estimação. Mas, quem não tiver o documento, também poderá vacinar e receber o comprovante. Animais saudáveis, a partir de três meses de vida, devem ser vacinados todos os anos”, destacou.

Coordenada pela SMS-JP, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (GVAZ), a campanha de vacinação antirrábica segue até o dia 30 de setembro, com toda a mobilização voltada para este sábado, quando milhares de animais deverão ser imunizados em postos de vacinação espalhados pelos bairros da Capital.

Quem não puder vacinar seu cão ou gato neste Dia D, basta procurar o Centro de Zoonoses e imunizar seu pet. A vacina é aplicada no local como ponto fixo durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O Centro está localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão, nº 100, Bancários. O telefone de contato é (83) 3214-0357.

Importância da prevenção – A raiva animal é uma doença viral contagiosa, quase sempre fatal, que afeta mamíferos, incluindo humanos, e se transmite pela saliva de um animal infectado, através de mordidas, arranhões ou lambidas. Os animais infectados podem apresentar mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva e paralisia, levando à morte. A prevenção baseia-se na vacinação anual de cães e gatos e na busca por atendimento médico imediato após qualquer contato com animal suspeito, lavando a ferida com água e sabão e procurando um serviço de saúde.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas