26.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueVarejo da Paraíba mantém terceira maior taxa de crescimento no ano

Varejo da Paraíba mantém terceira maior taxa de crescimento no ano

Apesar da manutenção do juro da Selic em nível elevado e a desaceleração das vendas do comércio, o varejo da Paraíba manteve a terceira maior de crescimento do país no acumulado dos sete meses do ano, conforme dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Segundo a pesquisa, o volume de vendas no acumulado de janeiro a julho deste ano cresceu 5,7% sobre o mesmo período do ano passado, alcançando a terceira maior alta do País junto com Amapá (7,9%) e de Santa Catarina (6,3%), enquanto o País registra alta de 1,7% no ano.

 

Em julho, a taxa de crescimento apresentou alta de 2,9% na Paraíba sobre o mesmo mês do ano passado. Foi o sétimo mês consecutivo do ano que a Paraíba apresentou alta no varejo.

 

COMÉRCIO AMPLIADO – No indicador do comércio varejista ampliado –, que inclui atividades de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo –, a Paraíba manteve a segunda maior taxa de crescimento no acumulado dos sete meses do ano com 5,6%, enquanto o País registra queda de 0,2%. Em julho, a Paraíba cresceu 2,9% sobre o mesmo mês do ano passado, enquanto o País amargou queda de 2,5%.

 

SEGMENTOS QUE MAIS CRESCERAM – Na comparação com julho do ano anterior, seis das oito atividades tiveram resultados positivos. São elas: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, Livros, jornais, revistas e papelaria; Móveis e eletrodomésticos; Outros artigos de uso pessoal e doméstico; Combustíveis e lubrificantes; e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. Já as duas atividades em queda nesta comparação foram Tecidos, vestuário e calçados e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação.

 

IMPORTÂNCIA DE UMA GESTÃO FISCAL EQUILIBRADA – O secretário de Estado da Fazenda (SEFAZ-PB), Marialvo Laureano, revelou que “a Paraíba manter a terceira maior alta do País nos sete meses deste ano mostra a importância para o comércio do Governo do Estado fazer o seu dever de casa bem feito, ou seja, manter as contas equilibradas e ainda ter capacidade de investimento com recursos próprios para resistir ao cenário macroeconômico de juros altos que interfere no crédito e nas vendas do comércio”, destacou.

 

GOVERNO LANÇOU MEDIDAS DE APOIO AO COMÉRCIO – Segundo Marialvo, a gestão estadual de João Azevêdo tem lançado medidas importantes para melhorar o fluxo de caixa do varejo neste período de manutenção da alta da taxa de juro da Selic como, por exemplo, o Refis de ICMS realizado nos meses de julho e agosto, que teve desconto de até 99% nas multas e nos juros, o que se configurou o maior desconto de sua história da Fazenda Estadual. A gestão estadual também garantiu apoio este ano ao “Liquida Campina Grande” e ao “Liquida João Pessoa e Região Metropolitana”, com o parcelamento do ICMS do mês das vendas em duas vezes.

 

PROGRAMAS DE ESTÍMULO ÀS LOJAS FÍSICAS – “Mantemos pelo sexto ano seguido o Programa Nota Cidadã, que estimula compras presenciais no comércio varejista da Paraíba nos 223 municípios com R$ 100 mil em prêmios em dinheiro aos ganhadores todos os meses e também o aplicativo “Preço da Hora”, que mapeia as lojas físicas da Paraíba com os menores preços para o cidadão”, acrescentaram Marialvo.

 

MAIS SOBRE A PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Iniciada em 1995, a PMC traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e Unidades da Federação. Os resultados podem ser consultados no Sidra.
Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas