As etapas distritais da Conferência Municipal de Saúde de João Pessoa estão acontecendo durante toda essa semana. As reuniões estão sendo realizadas em locais específicos, contemplando cada Distrito Sanitário da Capital. Nesta quinta-feira (11), o Instituto dos Cegos da Paraíba, no Bairro dos Estados, abrigará a quarta etapa distrital das pré-conferências. Já na sexta-feira (12), a última etapa acontecerá no Centro Cultural Tenente Lucena, em Mangabeira.

Na segunda-feira (8), a etapa distrital foi realizada no Projeto Beira da Linha – Centro de Formação Diácono João Batista, no bairro Alto do Mateus. Na terça-feira (9), no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no bairro Castelo Branco. E nesta quarta-feira (10), a etapa foi realizada no Centro de Ciências Biológicas e Sociais Aplicadas da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no bairro do Cristo Redentor.
A Conferência Municipal de Saúde é um encontro onde toda a comunidade pode participar para falar sobre os cuidados com a saúde no município. Ela reúne usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores e prestadores de serviço. O objetivo principal é ouvir a população, identificar os problemas existentes e propor soluções para melhorar o atendimento e os serviços oferecidos. Dessa forma, a conferência ajuda a definir as prioridades que vão orientar a saúde local pelos próximos anos.
“Estamos realizando as pré-conferências de saúde, que têm como objetivo planejar o SUS nos territórios de João Pessoa. Nossa cidade possui cinco distritos sanitários e, em cada um deles, estamos promovendo encontros preparatórios que culminarão na Conferência Municipal de Saúde, programada para os dias 23 e 24 de setembro, na Escola de Formação em Mangabeira”, afirmou Mariah Marques, presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa.

Eixos temáticos – Os participantes destes eventos que antecedem à Conferência Municipal de Saúde estão divididos em grupos de trabalho, debatendo os cinco eixos temáticos.
O primeiro eixo está ligado à Promoção da Equidade e Atenção Integral na Saúde no município de João Pessoa: desafios e oportunidades para a construção de um SUS mais justo e inclusivo. O segundo se refere ao fortalecimento da gestão participativa e democrática por meio da descentralização do controle social nos territórios de João Pessoa: atuação efetiva dos Conselhos Locais de Saúde. O eixo número três é voltado ao fortalecimento do vínculo, da territorialização e da efetividade da Atenção Primária à Saúde como política de expansão para o cuidado integral nos territórios.
Já o quarto eixo contempla a saúde do idoso no município de João Pessoa: avanços e desafios para a promoção da saúde integral da pessoa idosa. O quinto e último eixo tem um olhar especial para a saúde da mulher: avanços e desafios para a promoção da saúde integral da mulher.
Estas pré-conferências estão sendo realizadas dentro dos territórios, aproximando o debate da comunidade, dos trabalhadores e da gestão, fortalecendo o diálogo democrático. É uma oportunidade para que a gestão ouça o usuário do SUS e construa, de forma coletiva, o Plano Municipal de Saúde 2026–2029.