28.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePrograma “Antes que Aconteça” é apresentado durante a 4ª Exposição Berro do...

Programa “Antes que Aconteça” é apresentado durante a 4ª Exposição Berro do Bode, em Esperança

O Programa “Antes que Aconteça” foi apresentado durante palestra do Projeto “Encontro de Mulheres do Agro”, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), na noite dessa sexta-feira (5), na Creche Portal, no município de Esperança, no Agreste paraibano, dentro da programação da 4ª Exposição Berro do Bode. A apresentação foi feita pela coordenadora estadual do programa e segunda dama do estado, Camila Mariz Ribeiro. O vice-governador Lucas Ribeiro e o prefeito de Esperança, Thiago Morais, estiveram presentes na palestra, após visitarem a exposição Berro do Bode.

A assessora de Gestão Social da Sedap-PB e idealizadora do “Encontro de Mulheres do Agro”, Márcia Dornelles, antecedeu a palestra de Camila Mariz abordando o tema violência contra a mulher. “A violência nunca será culpa da mulher. A violência é culpa de quem a pratica. A violência psicológica, por exemplo, acompanha a mulher pelo resto da vida”, alertou. Ela destacou que é “preciso desnaturalizar a violência contra a mulher” e que se deve ficar alerta para não se reproduzir, normalizar ou incentivar a violência contra a mulher.

Em seguida, Camila Mariz explicou durante sua palestra como foi criado o programa “Antes que Aconteça”, por meio da iniciativa da senadora paraibana Daniella Ribeiro. “O Antes que Aconteça é um programa preventivo e protetivo. Ele busca evitar o feminicídio e também visa o acolhimento das mulheres vítimas de violência”, frisou.

Camila Mariz ressaltou que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 73% das violências praticadas contra as mulheres ocorrem dentro de casa. Ela lembrou que a violência não é só a física, mas existem outras formas, como, por exemplo, a psicológica e a patrimonial. “Eu sei o que é a violência doméstica. O agressor coloca a mulher numa situação de medo constante”, disse.

A coordenadora estadual do “Antes que Aconteça” enfatizou que é preciso falar sobre a violência contra as mulheres e denunciar os agressores. “O silêncio mata as mulheres. Silenciar diante da violência contra uma mulher é a gente falhar como ser humano”, afirmou. E apontou: “Na maioria dos casos, o agressor está no núcleo familiar da mulher, seja o marido, companheiro, irmão”.

Sobre as ações desenvolvidas na Paraíba, Camilia Mariz lembrou que o Estado possui várias iniciativas de prevenção e combate à violência contra a mulher. Ela lembrou que o “Antes que Aconteça” já conta com duas Casa Lilás instaladas, uma em João Pessoa e outra em Campina Grande, sendo que estão previstas mais 50. E ressaltou que em cinco meses de funcionamento a Casa Lilás na capital já atendeu mais de 300 mulheres. Ela pontuou que a mulher vítima de violência na Casa Lilás é atendida por uma assistente social e um psicólogo capacitado para a acolher.

Camila Mariz também relatou que estão sendo realizadas ações preventivas, como palestras e capacitações buscando conscientizar tanto mulheres quanto homens sobre o problema. Ela citou, ainda, que a Patrulha Maria da Penha criada na Paraíba é atuante e que nenhuma mulher assistida pela iniciativa foi vítima de feminicídio.

Outro ponto destacado por Camila Mariz foi a necessidade de os pais investirem na educação dos filhos para que não se tornem homens adultos agressores: “A responsabilidade começa dentro de casa”. Ela lembrou que a cada seis horas uma mulher é vítima de feminicídio no Brasil.

Já a primeira-dama de Esperança, Angélica Almeida, falou sobre a importância de espaços como o “Encontro de Mulheres do Agro” para se debater temas importantes como é o caso da violência contra a mulher: “É de suma importância um momento como este onde várias mulheres expõem suas vivências, experiências, para que, a partir daí, se possa discutir e implementar novas políticas públicas voltadas às mulheres”, disse.

Angélica Almeida acrescentou que a troca de experiências das mulheres representa mais força na luta pelas bandeiras femininas. “Eu acho super importante, não só no Berro do Bode, mas em outros momentos, que a partir de iniciativas como esta mostrar a sociedade o poder da mulher. A mulher tem um papel importante, fundamental no desenvolvimento da sociedade”, frisou.

A mesa do “Encontro de Mulheres do Agro” durante a 4ª Exposição Berro do Bode foi formada pela advogada Camila Mariz; a assessora da Sedap-PB, Márcia Dornelles; a primeira-dama de Esperança, Angélica Almeida; a empreendedora rural e professora Daiane Monteiro; a secretária municipal de Comunicação e Eventos, Alanna Monteiro; e a vereadora de Esperança, Rafaela Nogueira.

Empreendedorismo feminino – Dentro da programação do “Encontro de Mulheres no Agro” durante a 4ª Exposição Berro do Bode, em Esperança, a professora e produtora rural Daiane Monteiro contou um pouco sobre a sua experiência. Ela atua na área da ovinocaprinocultura e mostrou que “é preciso fortalecer o movimento das mulheres e o empreendedorismo rural feminino”.

Daiane Monteiro enfatizou que “se a gente quiser, se olhar ao nosso redor, a gente consegue produzir”. Ela apontou que são necessárias mais políticas públicas para estimular as mulheres a aceitarem o desafio de serem produtoras rurais. “É possível sim mulheres criando seus animais, gerando renda com a venda do leite, do queijo, do iogurte”, relatou.

A produtora rural destacou o potencial da ovinocaprinocultura na Paraíba. E ressaltou que a realização de eventos como a 4ª Berro do Bode é um incentivo para os criadores. “Eu fico feliz de ver a retomada do evento, após 20 anos sem acontecer, marcando os 100 anos de fundação de Esperança”, afirmou, lembrando que antes o criador que desejasse visitar uma exposição de animais teria que se deslocar para outro município.

Daiane Monteiro enfatizou que a realização de feiras e exposições, de capacitações, por exemplo, incentiva os jovens a se fixarem no meio rural, porque nele se encontra emprego e renda. “A gente passa a ver o campo não como era antigamente, de pegar na enxada. Hoje, basta ter conhecido que você se destaca”, complementou.

Programação da exposição – A 4ª edição da Exposição Berro do Bode termina neste sábado (6). Estão sendo realizados torneio leiteiro, palestras, minicursos, apresentações culturais, competições, mostra de animais, entre outras atividades. A exposição é uma realização da Prefeitura de Esperança com apoio do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB). A Berro do Bode conta com 320 animais de 31 expositores da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

De acordo com o secretário da Sedap-PB, Joaquim Hugo, a exposição em Esperança é mais um evento da retomada e da força do calendário de eventos do agro para movimentar a economia e gerar emprego e renda. “São ambientes de negócio, de melhoramento genético, verdadeiras vitrines para o produtor rural. São ambientes, também, que contribuem para o desenvolvimento de outros setores como o turismo e o comércio”, disse.

Para o criador Felipe Rocha Souza, a Berro do Bode é uma oportunidade de adquirir conhecimentos para promover o melhoramento genético, assim como um espaço para apresentar os animais e fazer negócios. “A gente consegue trocar experiências, aprender sobre a genética animal, melhorar a criação”, disse. Ele é criador há 15 anos e levou para expor no evento nove animais.

O professor Bruno Almeida foi visitar a exposição de animais acompanhado da esposa e dos dois filhos. Ele já havia levado a turma de alunos para uma aula extra classe. “É um momento de lazer com a família. O que as crianças gostam mais aqui certamente são os animais. É uma oportunidade para se conhecer o ambiente rural, que a pessoa da cidade não tem muito contato, é muito enriquecedor”, completou.

Neste sábado, a 4ª Berro do Bode tem a realização de competições divertidas na Feira Berro do Bode, como quem toma mais rápido um litro de leite ou iogurte, e come um quilo de queijo. Outra disputa será a melhor imitação do berro do bode. Os vencedores do torneio leiteiro e do concurso de pista também serão conhecidos.

A 4ª Berro Bode conta ainda com o apoio do Governo Federal, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco), Federação de Agricultura da Paraíba (Faepa), Sebrae-PB e Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PB).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas