A gastronomia paraibana mais uma vez mostrou sua força e sabor ao público nacional. Durante a Avirrp, principal Feira Comercial de Turismo de Ribeirão Preto, os agentes de viagens que visitaram o estande da Paraíba tiveram a oportunidade de conhecer de perto uma das mais tradicionais iguarias do estado: o Rubacão.
A ação foi promovida pela Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, como uma ativação estratégica para aproximar o público do destino paraibano por meio da culinária regional.
O prato típico, preparado à base de arroz, feijão, carne de charque, nata e queijo coalho, encantou os visitantes pela combinação única de sabores. Para a chef Thayaná César, responsável pela imersão gastronômica durante o evento, o Rubacão representa muito mais do que uma receita: “É um prato de sabor único, que pode ser feito de várias formas, e carrega a essência da nossa cozinha afetiva”, destacou.
O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, reforçou a importância do ativo gastronômico como diferencial competitivo para o turismo da Paraíba. “Conquistar o público pela boca é uma estratégia que tem funcionado. A Paraíba é o quinto polo gastronômico do Brasil, e seguimos mostrando que temos uma culinária rica e diversificada, capaz de surpreender e encantar qualquer turista”, afirmou.
Para a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, a experiência gastronômica vai além do prato servido. “Uma boa comida, acompanhada das nossas premiadas cachaças artesanais, mostra a riqueza, a criatividade e a variedade de sabores que a Paraíba oferece. É uma forma de levar um pouco da nossa cultura para outros cantos do país”, ressaltou.
A participação da Paraíba na Avirrp conta com o apoio de hoteleiros da ABIH e Secretaria de Turismo de João Pessoa, integrando a estratégia de promoção turística do estado, buscando ampliar o número de visitantes por meio de experiências sensoriais que representem a identidade do povo paraibano.