23.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueJoão Azevêdo sanciona Lei que combate adultização de crianças

João Azevêdo sanciona Lei que combate adultização de crianças

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou a “Lei Felca”, que proíbe práticas de adultização de crianças de até 12 anos. A norma foi publicada nesta quarta-feira (3) no Diário Oficial do Estado e já está em vigor.

A legislação recebeu o nome do youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, que denunciou a exposição sexualizada de crianças em redes sociais.

A lei considera adultização situações que incentivem comportamentos, aparência ou responsabilidades próprias de adultos, como uso de roupas e maquiagens com conotação sexual, participação em conteúdos eróticos ou violentos e estímulo a padrões estéticos voltados ao público adulto.

Entre as medidas previstas estão campanhas permanentes, criação de políticas públicas e canais de denúncia. Também fica proibida a exploração da imagem de crianças em campanhas publicitárias, produções culturais, programas de TV e conteúdos digitais que configurem adultização.

Um artigo que previa regulamentação da lei pelo Executivo foi vetado pelo governador, sob alegação de vício de iniciativa.

O deputado Sargento Neto (PL), autor da proposta, afirmou que poderá apresentar emenda para incluir adolescentes entre 13 e 17 anos, mas destacou que o foco inicial é a proteção da infância.

Fábio Augusto
Fábio Augustohttps://pautapb.com.br
Formado pela Universidade Federal da Paraíba em Comunicação Social, atua desde 2007 no jornalismo político. Passou pelas TVs Arapuan, Correio e Miramar, Rede Paraíba de Comunicação (101 FM), pelas Rádios 101 FM, Miramar FM, Sucesso FM, Campina FM e Arapuan FM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas