A Paraíba segue demonstrando solidez fiscal e protagonismo no cenário econômico regional. Pelo segundo ano consecutivo, o estado conquistou o 1º lugar no Ranking de Competitividade dos Estados no Norte e Nordeste, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), e avançou para a 11ª posição no Brasil. O resultado reflete a gestão responsável das contas públicas, que vem garantindo superávits fiscais e criando um ambiente cada vez mais atrativo para investimentos.
Esse cenário foi reafirmado nesta segunda-feira (1º), em Campina Grande, durante o lançamento da “Chamada Nordeste BNDES”, que prevê R$ 10 bilhões em crédito para projetos de reindustrialização, inovação e desenvolvimento sustentável. A iniciativa foi apresentada na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB) e reuniu representantes do BNDES, Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil, Caixa, Finep, Sudene, Consórcio Nordeste e o Governo do Estado da Paraíba, na solenidade representado pela secretária do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas. O evento também reuniu empresários e representantes de setores da indústria e instituições financeiras.
Segundo o BNDES, o objetivo é selecionar planos de negócios de empresas e cooperativas em áreas estratégicas como bioeconomia, energias renováveis, hidrogênio verde, data centers verdes e indústria automotiva. A chamada pública é considerada um marco para a atração de investimentos produtivos e geração de emprego e renda no Nordeste.
“A ideia é que os empresários submetam seus planos de negócios, seus planos de investimento para que os recursos sirvam para alimentar estes planos, é um recurso destinado para gerar mais empregos e renda e dinamizar a economia local”, explicou Romero Albuquerque, coordenador de serviços no departamento de operações, área de operações e canais digitais do BNDES.
A secretária Rosália Lucas, destacou que o momento vivido pela Paraíba é resultado de políticas responsáveis que fortalecem a confiança dos investidores. “Nos últimos anos, no governo João Azevêdo e Lucas Ribeiro, a Paraíba tem registrado superávits importantes e se destacado nacionalmente pela qualidade da gestão fiscal. Isso se reflete em mais crédito, mais oportunidades e em um ambiente favorável para negócios. Só neste ano, já recebemos quase R$ 1 bilhão em investimentos do Banco do Nordeste, confirmando a confiança no estado”, afirmou.
O superintendente estadual do BNB, Rudrigo Araújo, também ressaltou a relevância da Paraíba no novo ciclo de desenvolvimento. “A gente percebe que a composição do PIB do estado da Paraíba está incorporado em setores como turismo e construção civil. Construção civil tem relação com a indústria, e este setor a gente precisa dinamizar. Em 2024 tivemos um ano muito marcante, em 2025 não vai ser diferente, a gente já aplicou mais de 500 milhões de reais na indústria paraibana e daqui para terminar o ano iremos aplicar mais 500 milhões de reais, uma marca histórica. Então, fica aqui nosso compromisso.”
A Paraíba, que ultrapassou o Amazonas e agora ocupa a 11ª posição entre os estados mais competitivos do Brasil, demonstra que equilíbrio fiscal e gestão estratégica são fatores determinantes para impulsionar o crescimento econômico. A liderança regional, aliada à chegada de novos aportes, fortalece ainda mais o papel do estado como polo de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento no Nordeste.
As inscrições para a chamada pública estão abertas até 15 de setembro de 2025 através do link: https://www.gov.br/forms/externo/ . Os projetos aprovados terão a fase de contratação em janeiro de 2026, com início imediato da execução.