A Prefeitura de João Pessoa foi premiada, pelo quarto ano seguido, com o prêmio ‘Selo de Mérito’, concedido pela Associação Brasileira de Companhias de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Este ano, os prêmios foram com dois projetos de interesse social: um pela construção do Residencial Dubai e o outro com o projeto de regularização fundiária com melhorias habitacionais.

A Secretaria de Habitação Social (Semhab) concorreu em três categorias e venceu em duas, disputando com projetos habitacionais realizados em outros estados e municípios brasileiros. As premiações serão entregues ao prefeito Cícero Lucena durante a realização do 72º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que vai acontecer de 17 a 19 de setembro, em Cabedelo. O evento vai reunir representantes de todo o Brasil.
A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, explicou que os prêmios são resultado do esforço e da atenção que a gestão tem dado ao setor habitacional, com ênfase para as moradias de interesse social. “Na categoria Habitação de Interesse Social, ganhamos o prêmio na produção de unidades habitacionais com a construção do Residencial Dubai, que vai atender 416 famílias retiradas de uma ocupação numa área de preservação ambiental permanente, insalubre e de risco. Essas famílias passaram a ser assistidas pela Prefeitura com o auxílio moradia. E também é preciso lembrar que o terreno foi doado pela Prefeitura com aprovação da Câmara de Vereadores. Dentro do empreendimento vai ter uma creche e o residencial fica a cerca de 400 metros de uma escola municipal para atender as crianças”, comentou.
Sobre o segundo prêmio, Socorro Gadelha informou que a Semhab venceu com o programa de regularização fundiária com melhorias habitacionais, projeto que já atendeu mais de três mil famílias em diversos bairros da cidade. A secretária lembrou que o programa é feito com recursos próprios da Prefeitura, sendo feita a recuperação do imóvel e, ao final, a família beneficiada recebe a escritura registrada em cartório sem ter nenhuma despesa.
Socorro Gadelha destacou que são quatro anos seguidos em que a Prefeitura de João Pessoa recebe o prêmio ‘Selo de Mérito’, a premiação mais importante do Brasil no reconhecimento a programas habitacionais de interesse social. “Nós já ganhamos o prêmios do Selo de Mérito com o Programa Cuidar do Lar, que hoje serve de modelo para programas semelhantes desenvolvidos em outros estados do Brasil; com a urbanização da Comunidade do S no baixo Roger; dois prêmios com o trabalho feito junto a comunidade Quilombola de Paratibe – um pela construção do Residencial Hélio Miguel e o outro pelo trabalho social; e também com novos projetos de habitação pelo programa Minha Casa, Minha Vida”, elencou.
Mais moradias – A Semhab, de acordo com a secretária, encaminhou 13 projetos habitacionais para apreciação do Governo Federal e da Caixa Econômica e todas as propostas foram aprovadas, representando a construção de mais de duas mil moradias nos próximos anos.