Dando continuidade às ações preventivas contra o sarampo, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) iniciou, nesta segunda-feira (1º), a vacinação dos trabalhadores de saúde que atuam em hospitais e nos atendimentos ambulatoriais de urgência e emergência da Capital. A mobilização contempla 22 estabelecimentos, garantindo a aplicação das vacinas tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e influenza para os profissionais que ainda não receberam as doses na campanha deste ano.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vacinação dos trabalhadores de saúde é fundamental porque, além de garantir a proteção dos profissionais, contribui também para evitar a transmissão do vírus a pacientes vulneráveis, como bebês e pessoas imunocomprometidas, e reduz o risco de propagação em ambientes hospitalares.
O Ministério da Saúde estabelece a obrigatoriedade de duas doses da tríplice viral para trabalhadores de saúde, independentemente da faixa etária. De acordo com o MS, no Brasil, em 2025, já foram confirmados 24 casos esporádicos de sarampo, distribuídos no Distrito Federal (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (19). No Tocantins, outros quatro casos estão em investigação.
Além dos hospitais, a campanha alcançará trabalhadores de unidades de saúde da família, policlínicas e outros serviços de assistência clínica. “Orientamos que todo trabalhador da saúde, seja da rede pública ou privada, confira seu cartão de vacina e se certifique de que está com a imunização em dia. Caso contrário, deve procurar a sala de vacina mais próxima de sua residência ou local de trabalho”, reforçou Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
Nos serviços de saúde da rede municipal, as ações educativas estão sendo realizadas nas salas de espera, com palestras e distribuição de materiais informativos sobre o sarampo, os sintomas da doença e formas de prevenção.
Educação e turismo – A mobilização ainda contempla outros segmentos estratégicos, como escolas públicas e privadas, onde alunos e profissionais da educação terão acesso à atualização da caderneta vacinal. Outro foco será o setor de turismo, envolvendo hotéis, agências de viagens, empresas de transporte, restaurantes, promotores de eventos e demais prestadores de serviços.
Esquema vacinal – O esquema de rotina contra o sarampo prevê duas doses da tríplice viral: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de vida. No entanto, a imunização não é restrita à infância e deve ser garantida em todas as fases da vida.
“O reforço vacinal deve ocorrer em todas as faixas etárias, incluindo adolescentes, adultos e, especialmente, os trabalhadores de saúde. Quem não tem registro das duas doses recomendadas, precisa procurar uma unidade de saúde para garantir essa proteção”, orienta Fernando Virgolino. Ainda, os trabalhadores de saúde, independentemente da idade, devem comprovar duas doses da vacina para serem considerados imunizados.
A Secretaria de Saúde reforça que manter a caderneta atualizada é uma das formas mais eficazes de prevenir surtos, proteger a saúde coletiva e evitar o retorno de doenças já controladas.
O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa, transmitida pelo ar por meio da tosse, fala, espirros ou até pela respiração. Uma única pessoa infectada pode transmitir o vírus para até 90% das pessoas não vacinadas com quem tiver contato próximo.
Programação da vacinação nos hospitais neste mês de setembro:
Dias: segunda (1º) e terça (2)
Locais: UPA Bancários e UPA Cruz das Armas
Dias: quarta (3) e quinta (4)
Locais: UPA Oceania e UPA Valentina
Dias: sexta (5) e segunda (8)
Locais: Amip e Hapvida
Dias: terça (9) e quarta (10)
Locais: Hospital Clementino Fraga e Memorial São Francisco
Dias: quinta (11) e sexta (12)
Locais: Hospital Municipal Santa Isabel e João Paulo II
Dias: segunda (15) e terça (16)
Locais: Hospital Nova Esperança e Hospital Nossa Senhora das Neves
Dias: quarta (17) e quinta (18)
Locais: Hospital São Luís e Hospital Geral do Câncer
Dias: sexta (19) e segunda (22)
Locais: Hospital Edson Ramalho e Hospital Infantil do Valentina
Dias: terça (23) e quarta (24)
Locais: Complexo Hospitalar Tarcísio de Miranda Burity e Hospital São Vicente de Paula
Dias: quinta (25) e sexta (26)
Locais: Hospital Unimed – Medical e Hospital Infantil Arlinda Marques
Dias: segunda (29) e terça (30)
Locais: Hospital Clinepa e Hospital Unimed (Moacir Dantas e Wanderley Urquiza)