28.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueParaíba lidera no Nordeste e conquista vice-liderança nacional em investimentos em Pesquisa...

Paraíba lidera no Nordeste e conquista vice-liderança nacional em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento

A Paraíba conquistou o 1º lugar do Nordeste e a vice-liderança do Brasil em investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de acordo com o levantamento do Ranking de Competitividade dos Estados, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Ao todo, o Estado subiu seis posições em nível nacional, e duas posições em nível regional, em comparação ao ano anterior, consolidando-se como referência em inovação.

De acordo com o ranking, a Paraíba atingiu a média de 80,9 em investimentos públicos em P&D. A pesquisa científica do Estado também foi destaque no levantamento, com uma média de 67,4, atingindo a 6ª posição no ranking do Brasil e a 3ª no Nordeste.

Esses indicativos fazem parte do pilar inovação, o responsável por levar a Paraíba a 11ª posição geral no ranking e a 1ª posição regional, com uma média de 69,3. Neste sentido, a Paraíba subiu cinco posições em nível nacional e duas em nível regional, em comparação com o ano anterior.

De acordo com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado, a pasta tem trabalhado de maneira assertiva no que diz respeito a priorizar a pesquisa na Paraíba. “São diversas startups incubadas no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, investimento em pesquisa, através de bolsas de mestrado e doutorado, mobilidade urbana para preparação de estudantes e professores, além de investimentos em ciência e tecnologia por meio do Complexo Científico do Sertão. A tendência é que esse número cresça ainda mais e a Paraíba se torne referência em inovação no país”, comentou o secretário.

Além dos investimentos públicos realizados em P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e pesquisa científica, o ranking avaliou parâmetros essenciais para chegar ao resultado do pilar de inovação, a exemplo de patentes; bolsa de mestrado e doutorado, estrutura de apoio à inovação, informação e comunicação; e empresas de alto crescimento.

Entenda o Ranking de Competitividade dos Estados

O Ranking de Competitividade dos Estados avalia as 27 unidades da federação a partir de 100 indicadores, reunidos em dez pilares temáticos: infraestrutura, sustentabilidade social e ambiental, segurança pública, educação, solidez fiscal, eficiência da máquina pública, capital humano, potencial de mercado e inovação. A iniciativa busca orientar gestores públicos na melhoria da competitividade e da gestão estadual, além de servir como referência para o setor privado em decisões de investimento.

 

Elaborado a partir de estudos acadêmicos e de experiências nacionais e internacionais, o ranking oferece uma visão comparativa entre os Estados, permitindo identificar pontos fortes e fragilidades em diferentes áreas estratégicas. Dessa forma, torna-se uma ferramenta prática tanto para o monitoramento de políticas públicas quanto para a atração de novos negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas