23.1 C
João Pessoa
InícioDestaquePotencial de Mercado da Paraíba avança 9 posições e ganha destaque

Potencial de Mercado da Paraíba avança 9 posições e ganha destaque

A Paraíba registrou o maior avanço no pilar Potencial de Mercado do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, divulgado na última quarta-feira (27) pelo Centro de Lideranças Públicas (CLP). O estado subiu nove posições em um ano, saindo da 16ª colocação em 2024 para a 7ª em 2025. No comparativo de 2019 a 2025, o salto chega a 17 posições, já que a Paraíba ocupava a 24ª colocação.

O pilar Potencial de Mercado mede a atratividade econômica dos estados, considerando a expansão do consumo, o ambiente de crédito e a saúde financeira de famílias e empresas. Para o presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari, ver a Paraíba se destacando na pauta econômica — área em que a Cinep atua — é motivo de orgulho e demonstra que o Governo do Estado está no caminho certo.

“Esse resultado do CLP mostra que indicadores de diversas fontes levam à mesma conclusão: a Paraíba vive um momento virtuoso de desenvolvimento econômico. Somos hoje um estado competitivo, que atrai investimentos, gera empregos e movimenta de forma consistente a economia local. Esse resultado é mais uma validação técnica irrefutável do atual momento que a Paraíba vive na área econômica, algo que não era tão comum” — enfatiza Rômulo.

No estudo, para ranquear os estados brasileiros no pilar Potencial de Mercado, o CLP considera sete indicadores: Tamanho de mercado – mede o nível do Produto Interno Bruto (PIB); Taxa de crescimento – acompanha a média móvel do crescimento real do PIB estadual nos últimos quatro anos; Crescimento potencial da força de trabalho – projeta a variação da população em idade ativa (15 a 64 anos) nos próximos 10 anos; Comprometimento de renda – avalia a proporção da renda comprometida com dívidas bancárias em relação à renda domiciliar total; Qualidade de crédito para pessoa física – relaciona a concessão de crédito com os índices de inadimplência da população; Volume de crédito – mede o saldo de crédito total (pessoas físicas e jurídicas) em relação ao PIB; e Inadimplência – verifica a proporção de consumidores inadimplentes em relação à população acima de 18 anos.

Entre esses indicadores, os maiores avanços da Paraíba ocorreram na Taxa de Crescimento, com salto de 14 posições no último ano, e no Crescimento Potencial da Força de Trabalho, que avançou 10 posições. Em ambos, o estado alcançou a liderança no Nordeste em 2025.

Segundo Rômulo Polari, o salto histórico da Paraíba no pilar Potencial de Mercado se deve à visão estratégica do Governo em pautas ligadas ao desenvolvimento econômico, o que tem permitido ao estado atrair empresas, gerar empregos e ampliar a qualidade de vida da população.

“O significativo incremento em apenas um ano nos dois indicadores que medem a performance da economia — PIB e emprego — representa a intensidade do desenvolvimento que está acontecendo aqui. Esse avanço valida que estamos no caminho certo e reflete a visão estratégica do Governo do Estado em promover crescimento econômico sustentável e geração de oportunidades para a população paraibana”, reforça Rômulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas