27.1 C
João Pessoa
InícioDestaqueConselheira Alanna Galdino representa o TCE-PB no II Encontro Nacional da Primeira...

Conselheira Alanna Galdino representa o TCE-PB no II Encontro Nacional da Primeira Infância em Belo Horizonte

Com cerca de 18,1 milhões de crianças de até seis anos de idade, segundo dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil enfrenta o desafio de consolidar políticas públicas eficazes para a primeira infância. Na Paraíba, o número chega a 373.222 crianças, conforme informações disponíveis no Portal da Primeira Infância do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB).

Com o objetivo de discutir soluções e fortalecer iniciativas voltadas a essa faixa etária, Belo Horizonte sedia, até sexta-feira (29), o II Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi), realizado no Minascentro. O Tribunal de Contas da Paraíba é representado no evento pela conselheira Alanna Camilla Santos Galdino Vieira.

Promovido pelo Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE-MG) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e de Tribunais de Contas de todo o país, o Enapi reúne cerca de mil participantes por dia. A primeira edição ocorreu em Manaus (AM).

Ao longo de três dias, gestores públicos, especialistas e representantes da sociedade civil debatem estratégias para o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos. Entre os convidados estão o ministro da Educação, Camilo Santana, e o teólogo Leonardo Boff.

Além dos painéis temáticos, o encontro marca a divulgação de auditorias coordenadas nacionalmente sobre políticas públicas voltadas à primeira infância, realizadas entre abril e junho de 2025, que buscam avaliar a efetividade das ações governamentais nesse campo.

Na Paraíba, o TCE-PB já desenvolveu quatro auditorias sobre o tema: Auditoria Temática da Primeira Infância, Auditoria Coordenada em Maternidades Públicas, Auditoria Coordenada na Educação Infantil e Auditoria Operacional em Políticas Públicas na Primeira Infância.

Também participam do Encontro os auditores de controle externo Adriana Rego, Marcus Felipe e Leonardo Silveira, além da professora Adelaide Alves, assistente especial da Presidência, e da servidora Camilla Lacerda Alves.

O II Enapi reforça a importância de integrar esforços entre diferentes esferas do poder público e da sociedade civil, para assegurar que os investimentos e as políticas voltadas à primeira infância ocupem lugar prioritário nos planejamentos municipais, estaduais e federais.

Ascom/TCE-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas