O Centro Pop de João Pessoa foi palco, nesta sexta-feira (22), do encerramento da Semana de Luta da População em Situação de Rua, com a presença especial da Caravana do Cuidar. A ação levou uma série de serviços gratuitos para quem frequenta o espaço, garantindo atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, cidadania e embelezamento. Ao todo, foram realizados 346 atendimentos.


Para a coordenadora do Centro Pop, Djailma Costa, o momento foi de reafirmar o compromisso com a garantia de direitos e com a visibilidade dessa população. “Essa luta não é só da população em situação de rua, é de todos nós da assistência social. Pensamos cada tema dessa semana com base nas demandas que eles nos trazem diariamente: saúde, cidadania, inclusão. E hoje encerramos com a Caravana, oferecendo serviços essenciais, como documentação, saúde e defensoria. É um fechamento que garante direitos básicos para quem mais precisa”, destacou.
A Caravana do Cuidar é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e conta com o apoio de diversas outras secretarias municipais e organizações da sociedade civil. Entre os parceiros, está o projeto Cordel Vida, que atua desde 2005 na defesa dos direitos humanos e na promoção da educação em saúde e cidadania.


O coordenador do Cordel Vida, Roberto Alves, reforçou a importância dessa união de esforços. “Essa parceria com o Centro Pop já vem de anos. Nosso trabalho envolve prevenção às ISTs, HIV, AIDS, tuberculose e também promoção da inclusão. Atendemos a população LGBTQIAPN+, trabalhamos com respeito à diversidade e realizamos oficinas e palestras. É fundamental fortalecer esses laços e manter o diálogo aberto com todos”, afirmou.
Assistência que transforma – O trabalho do Centro Pop vai muito além das ações pontuais. Diariamente, a equipe oferece encaminhamentos para serviços de saúde, emissão e renovação de documentos, acesso à moradia, benefícios do Governo Federal, educação, transporte para retorno à cidade de origem, quando necessário, além de promover o fortalecimento de vínculos familiares.


Um exemplo é a história de Carleana Faustino, que saiu de Remígio, no Brejo paraibano, com o marido e o filho, em busca de novas oportunidades na Capital. Ao chegar, enfrentou momentos difíceis e viveu nas ruas. “Passamos um mês em situação de rua até encontrar o Centro Pop. Fomos bem recebidos e, desde então, tenho contado com a assistência deles. Já conseguimos colocar meu filho na escola e estamos em busca de um emprego para mim e para o meu marido. Essa ajuda faz toda a diferença”, contou.
Atualmente, a família vive em uma moradia provisória cedida por uma amiga, após passar pelo acolhimento institucional. Embora ainda aguardem por uma oportunidade de trabalho, não estão mais em situação de risco, graças ao apoio recebido pela gestão municipal.



Atendimentos – A Caravana do Cuidar acontece todas as sextas-feiras, levando serviços itinerantes a diferentes pontos de João Pessoa. Nesta semana, a ação se somou à programação especial do Centro Pop, reforçando que o cuidado e a inclusão devem ser constantes.
Durante a atividade, foram registrados 346 atendimentos, sendo 30 no Cras, 20 no CadÚnico, 28 no serviço de dentista, 5 no Procon, 29 para emissão do Cartão SUS, 18 na Junta Militar, 53 em testes rápidos, 8 aplicações de vacina, 41 cortes de cabelo, 25 atendimentos de manicure, 15 avaliações odontológicas, 25 consultas médicas, 20 na Defensoria Pública, 4 cortes de barba e 25 aferições de pressão arterial.