28.1 C
João Pessoa
InícioManchete 2Cícero Lucena firma convênio com a UFPB e garante 60 vagas de...

Cícero Lucena firma convênio com a UFPB e garante 60 vagas de mestrado para professores da Rede Municipal de Ensino

O prefeito Cícero Lucena assinou, nesta segunda-feira (18), um termo de convênio com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que garante 60 vagas de mestrado para professores da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa. A solenidade aconteceu no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, onde o gestor destacou a iniciativa como um “dia histórico” para a educação da Capital.

“Demonstra que estamos no caminho certo para fortalecer a educação básica em nosso Município. Esperamos que esta ação sirva de modelo para outras prefeituras, incentivando parcerias com instituições de Ensino Superior a fim de promover a qualificação contínua dos professores e o aprimoramento do ensino”, afirmou o prefeito, que esteve acompanhado do vice-prefeito Leo Bezerra.

Edital e orientação – A secretária municipal de Educação e Cultura, América Castro, informou que ainda esta semana será publicado o edital para inscrição dos professores. Serão ofertadas 15 vagas já este ano, outras 15 no próximo, até que todas as 60 sejam preenchidas gradativamente. Ela acrescentou que a Sedec fará uma transmissão em suas redes sociais na próxima sexta-feira (22), com orientações sobre o processo, enquanto a seleção dos candidatos ficará sob responsabilidade da UFPB.

A vice-reitora da Universidade Federal da Paraíba, Mônica Nóbrega, explicou que a formalização do convênio foi fruto de um amplo diálogo entre a universidade e o Centro de Educação, voltado ao Ensino Fundamental. Segundo ela, o mestrado profissional é especialmente importante porque permite que o docente leve para a pesquisa problemas reais de sala de aula, analisando-os à luz da teoria acadêmica em busca de soluções.

Teoria e prática – Ainda de acordo com a vice-reitora, os trabalhos desenvolvidos pelos professores de João Pessoa também vão contribuir com a academia, em um processo de troca de saberes que gera novos conhecimentos e retorna em benefício da educação básica. “A teoria se beneficiará da prática, e a experiência adquirida nesta colaboração será, sem dúvida, uma via de mão dupla”, ressaltou.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais Lidas