A Prefeitura de João Pessoa participa, neste sábado (16), do Dia D Estadual de Multivacinação, uma mobilização em toda a rede municipal de saúde com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes e outros públicos prioritários. A ação começa a partir das 8h, nas Unidades de Saúde da Família, no Centro Municipal de Imunização e nas Policlínicas Municipais. Já os três pontos móveis funcionarão até as 16h.


A principal meta da campanha é reforçar a prevenção contra o sarampo, uma doença viral altamente contagiosa, cuja transmissão ocorre pelo ar, por meio de tosse, espirro, fala ou respiração. Uma única pessoa infectada pode contaminar até 90% das pessoas não vacinadas ao seu redor.


O sarampo, além de ser facilmente transmissível, pode provocar complicações graves, especialmente em crianças pequenas e pessoas com imunidade comprometida. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção e faz parte do Calendário Nacional de Vacinação. O retorno de surtos nos últimos anos, provocado pela queda nas taxas de imunização, tornou-se uma preocupação constante das autoridades de saúde.
A circulação do vírus voltou a ser registrada na América do Sul. Só na Bolívia, mais de 220 casos foram confirmados em 2025. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, 22 casos importados foram identificados, principalmente no estado do Tocantins. Diante desse cenário, estados e municípios seguem intensificando as ações preventivas.
Em João Pessoa, além da vacinação de rotina, a Secretaria Municipal de Saúde realiza busca ativa e convoca a população para manter a caderneta de vacinação em dia. É fundamental que todas as crianças menores de seis anos estejam com o esquema vacinal completo, especialmente com a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. O esquema preconizado inclui duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses.
“É essencial que pais e responsáveis estejam atentos ao calendário de vacinação e evitem atrasos nas doses. Vacinar é um ato de amor e de responsabilidade coletiva”, destaca Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. Ele ressalta que a dose de reforço é indispensável para garantir proteção duradoura contra o sarampo.
O coordenador de Imunização orienta ainda que, a atualização da caderneta vacinal deve ser feita não apenas em crianças, mas também em adolescentes e adultos que ainda não tenham recebido todas as doses recomendadas. Já os trabalhadores da saúde devem receber 2 doses de tríplice viral, a depender da situação vacinal encontrada, independentemente da idade. O profissional que comprovar duas doses da vacina tríplice viral é considerado vacinado.
Vacinação em dia – Durante o Dia D, os profissionais de saúde da Prefeitura de João Pessoa também estarão realizando a avaliação da caderneta vacinal, um documento essencial para acompanhar quais doses foram aplicadas ao longo da vida e quais ainda estão pendentes. Manter a caderneta atualizada é uma forma eficaz de garantir proteção contínua contra doenças evitáveis.
O cartão e a caderneta de vacinas são documentos importantes e precisam estar atualizados. O documento é exigido em diversas situações, incluindo matrículas escolares e viagens nacionais e internacionais.
Documentos para vacinação – O cartão e a caderneta de vacinas são documentos importantes e precisam estar atualizados. O documento é exigido em diversas situações, incluindo matrículas escolares e viagens nacionais e internacionais.
Onde se vacinar neste Dia D de Vacinação:
– Todas as vacinas do calendário de rotina
Vacinas de campanha:
– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos (Exceto nos pontos móveis);
– Influenza: Apenas grupos prioritários.
– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
– HPV: campanha de atualização para o público de 9 a 19 anos.
– Home Center Ferreira Costa
Horário: das 8h às 16h
– Shopping Sul
Horário: das 10h às 16h
– Shopping Tambiá
Horário: das 9h às 16h
– Policlínicas Municipais
Horário: 8h às 12h
– Centro Municipal de Imunização
Horário: 8h às 12h
– Unidades de Saúde da Família
Horário: 8h às 12h.