A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), divulgou nesta segunda-feira (11) o resultado final do Processo Seletivo Simplificado de cadastro de reserva, para Alfabetizador Social Voluntário. A lista completa pode ser acessada no Diário Oficial do Município pelo link
https://www.joaopessoa.pb.gov.
Os 100 primeiros classificados serão convocados de imediato respeitando a ordem de classificação por bairros, de forma a contemplar as unidades educacionais por bairros, distribuídas nos nove polos educacionais.
Os primeiros convocados irão passar por um processo de formação na Escola de Formação de Professores (antigo Cecapro), na Av. Ministro José Américo de Almeida.
O alfabetizador voluntário irá atuar junto ao Programa de Recuperação e Recomposição de Aprendizagem – Letrar+JP. Com esta iniciativa a Sedec que busca reforçar o quadro de profissionais aptos a atuar no combate às defasagens de ensino.
Os alfabetizadores selecionados terão a responsabilidade de atender grupos de estudantes, identificados pela equipe pedagógica da rede municipal de ensino, que necessitam de acompanhamento específico. O foco da ação será o planejamento e a execução de atividades voltadas para o aprimoramento da leitura, da escrita e do letramento matemático.
Além da atuação direta com os alunos, os alfabetizadores voluntários participarão de formações continuadas oferecidas pela Secretaria de Educação. O objetivo é garantir o alinhamento das práticas pedagógicas com as diretrizes do programa e promover o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores.
As bolsas para o cargo de Alfabetizador Social Voluntário variam entre R$ 860, para 20 horas semanais, e R$ 1.720, para 40 horas semanais.